Novo Ensino Médio completa seu primeiro semestre
Especialista do colégio Luminova conta como foi
dada a implementação do novo modelo de ensino nas escolas da franquia
Com o intuito de promover a melhora no
nível de ensino e de obter resultados mais satisfatórios no índice de
desempenho dos estudantes brasileiros, o Novo Ensino Médio começou a ser
implementado de forma gradativa no país desde o início deste ano. Segundo uma
pesquisa realizada recentemente pela Rede Escola Pública e Universidade (REPU),
São Paulo foi o primeiro estado a implementar este novo modelo de ensino,
sendo, portanto, o lugar onde mais foram observados avanços e eventuais reveses
para serem corrigidos, como a escassez de professores e a assombrosa
desigualdade social explicitada nas escolas públicas.
Já nas redes privadas, o novo modelo de
ensino tem sido aproveitado da melhor forma possível. Nas franquias do colégio
Luminova, rede de escolas do grupo SEB - Sistema Educacional Brasileiro, os
alunos contaram com a oferta dos novos itinerários formativos desde o início do
ano letivo. A nova grade curricular compõe uma estrutura de maneira a abranger
as áreas de Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática,
atendendo a uma nova arquitetura do currículo e expectativa dos estudantes.
Além da adoção de uma outra base
curricular e a opção de escolha dos alunos pelo itinerários de sua preferência,
outra mudança advinda do Novo Ensino Médio está na ampliação da carga horária.
“A implantação do itinerário formativo ampliou a jornada do aluno. Além das
aulas que ocorrem no período matutino, passamos a oferecer opções no
contraturno. Todas as quintas-feiras, os alunos têm a oportunidade de trocar
experiências com estudantes das unidades Luminova, ampliando, além das questões
pedagógicas, a interação com pessoas de outros locais’’, pontua Écia Maria
Rubini Sales, especialista pedagógica da rede.
Entre as opções curriculares
disponibilizadas pelos colégios Luminova estão Food and Health, Business e Real Math. Segundo Écia, os
estudantes optaram pelo programa que mais tem aderência às suas áreas de
interesse e a maior adesão foi pela competência de Business – Administração e
Negócios. ‘’Neste itinerário, os alunos têm a oportunidade de conhecer a base
teórica de Administração de Empresas, passando pela gestão de pessoas,
marketing, processos, legislação e até mesmo a realização de estudos de caso’’,
destaca a especialista.
Por ter sido posto em prática apenas a
poucos meses, o Novo Ensino Médio ainda apresenta resultados tímidos, principalmente
porque a conclusão de sua implementação se dará em 2024, quando os estudantes
que estão no 1º ano em 2022 estarão concluindo o Ensino Médio. Nos colégios da
rede Luminova, o maior desafio encontrado até o momento, esteve relacionado
exclusivamente a qual itinerário os jovens escolheriam. “É muito comum a
indecisão nesta faixa-etária e não seria diferente com a escolha dos cursos. A
Luminova ofereceu suporte aos alunos durante as aulas de Projeto de Vida e
permitiu que eles optassem pelo itinerário somente no 2º trimestre, assim, foi
possível conversar e discutir a respeito para que a decisão fosse tomada de
maneira mais consciente’’, finaliza Écia.
Sobre a Luminova
Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost de baixo custo, é possível devido à alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física. Para saber mais, acesse o site através deste link.
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