O que é OKR, quando utilizar e qual o impacto da metodologia na empresa?
Para que empresas alcancem o sucesso desejado, se consolidando no mercado e sendo relevante para seu público-alvo, é preciso traçar e adotar diversas estratégias, focadas nas diferentes frentes que são importantes para qualquer empresa, como marketing, estratégias de crescimento e expansão e organizacional.
Entre essas
estratégias, existe uma metodologia conhecida por OKR (Objectives and Key Results)
em português, Objetivos e Resultados-Chave, capaz de traçar um planejamento
estratégico e eficiente que envolva toda a organização com o objetivo de dar
foco em ações que vão levar a organização na direção desejada. O OKR é muito
utilizado em empresas de tecnologia, do Vale do Silício, já que ele é
responsável por determinar quais são os planejamentos estratégicos do ano para
que a empresa alcance sua meta.
“É a partir dessa metodologia que
empresas definem sua missão e visão e todos os objetivos e indicadores que elas
precisam adotar para chegar aonde desejam. O planejamento é feito para focar em
poucos objetivos para ajudar a empresa a trilhar um caminho claro do que quer
alcançar”, explica Eduardo Santinoni, especialista em implantação
OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias.
O OKR é recomendado
para organizações de qualquer porte que pretendam gerir seu negócio de maneira
profissional e baseado em indicadores, com foco em objetivos e para que a
equipe seja envolvida diretamente no planejamento e execução. O ideal é que o
planejamento seja traçado por uma consultoria especializada, que facilitará com
que o projeto saia do papel e tenha o impacto necessário.
“É muito comum que empresas esbocem toda
a estratégia e não coloquem em prática. A consultoria, além de determinar
indicadores que façam sentido com o momento do negócio, também é responsável
por impulsionar a equipe para que as atividades sejam desenvolvidas de maneira
que a empresa caminhe em direção ao seu sonho”, completa Eduardo.
Assim, a consultoria
desenvolve o papel de garantir que o planejamento seja implantado e monitorar
os indicadores, constatando que o caminho está correto para que a empresa
cresça e conquiste o mercado que deseja.
Sobre Eduardo Santinoni
Sócio fundador da Y
Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento
de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.
Administrador e
contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15
anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e
Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado
de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.
É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
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