Operadora Telxe contrata QoS para estruturar sua operação, expande atuação para outros Estados e registra faturamento acima de R$ 1 milhão em menos de um ano
QoS foi responsável pela consultoria e implementação de toda a infraestrutura da rede (backbone), que atende cerca de 100 ISPs e mais de 200 mil clientes FTTx
A Telxe, operadora de
telecomunicações com sede em Curitiba (PR), apostou na expertise da QoS -
empresa de serviços do Grupo Binário – para estruturar sua operação no mercado
de Telecom. A consultoria realizada pela QoS foi contratada em maio de 2021,
levou 60 dias para ser concluída e contou com o apoio de uma equipe de oito
pessoas, entre profissionais da Telxe e da QoS.
A Telxe foi criada em 2020 a
partir do investimento gerado pela venda da OBA Telecom pelo Grupo Amorim, maior
empresa de segurança patrimonial do Estado do Paraná, com 29 anos de mercado,
tendo como desafio ser uma startup com modelo de atuação diferenciada para
prover conectividade IP aos provedores de internet (ISPs), localizados em
regiões remotas do país. O trabalho de concepção e estruturação da companhia
ficou a cargo de um dos três sócios, o executivo Dario Prado Jr., profissional
de larga experiência no setor de Telecomunicações, com mais de 30 anos de
atuação em consultoria e atualmente responsável pela diretoria de Negócios da
Telxe.
De acordo com Prado Jr., a
Telxe chegou ao mercado com um propósito inovador de atender os provedores de
internet localizados em regiões distantes onde o sinal de internet não chega ou
quando chega tem uma qualidade comprometida. “O modelo disruptivo levou a
empresa ao sucesso em menos de um ano de operação, oferecendo para seus
clientes links IP e trânsito”, diz.
Na avaliação do diretor, “após
um ano de operação da Telxe com o suporte técnico e consultivo da QoS, cuja expertise
na área de telecomunicações ajuda a entender e impulsionar serviços que possam
agregar valor ao cliente, a operadora apresentou uma evolução rápida com
resultados expressivos, com destaque para o desempenho financeiro, cujo
faturamento partiu do zero para R$ 1 milhão em menos de 1 ano”. E acrescenta,
“no momento a operadora já comercializa produtos próprios com preços
competitivos e expandiu sua cobertura para 15 capitais e mais de 50 cidades”. A
Telxe conta com mais de 100 ISPs trafegando em sua rede e acima de 200 mil
clientes de varejo usando a estrutura dos provedores (ISPs), além de possuir
capilaridade para atingir 3.123 cidades por meio de 200 PoPs (pontos de
presença) instalados nas capitais.
O
Assessment da QoS
Leandro Bastos, diretor de Engenharia
da QoS, explica que o serviço de Assessment da QoS tem como objetivo ajudar
empresas no processo de implantação e melhorias da sua infraestrutura,
traduzindo todas as necessidades do negócio em recomendações de arquitetura e
soluções. “Com o nosso cliente Telxe atuamos como um braço da empresa nas
áreas de Engenharia, Planejamento, Implantação, Manutenção e Atendimento”,
destaca.
De acordo com Prado Jr. “os
principais fatores que motivaram a contratação da QoS foram a experiência
robusta de 25 anos do Grupo Binário no segmento de Telecom, seu grande know-how
de tecnologia aplicada advindo de parcerias de longo prazo com players líder de
mercado dos setores de redes, conectividade e segurança de TI, assegurando o
desenvolvimento sustentável do projeto”.
A QoS foi responsável pela
ativação do primeiro cliente da Telxe, que por se tratar de uma startup,
representou um grande desafio e aprendizado de mão dupla para as duas empresas,
contribuiu para posicionar a operadora no mercado, como também monitorar a
infraestrutura e ser a interface de atendimento com os clientes por meio de um
serviço de NOC, operando 24x7 com SLA agressivo. Auxiliou também na
instalação de PoPs (pontos de presença), que consolidaram a expansão da
cobertura da Telxe nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, que desde o início
da operação eram consideradas prioritárias devido à alta demanda não atendida
pelas grandes operadoras. O investimento inicial foi de R$ 20 milhões para
cobrir todas as fases e parceiros envolvidos no projeto, pelo período de um
ano.
Vale também destacar que a
estrutura comprovadamente robusta da rede abriu um leque de oportunidades que
permitiu à operadora partir para a diversificação de seus clientes-alvo,
conquistando e fechando contratos para atender o governo e universidades e
também adquiriu recentemente uma rede própria em Brasília (DF) para trabalhar
com o mercado B2B. Além disso, seguindo sua meta agressiva de crescimento, a
Telxe firmou parcerias internacionais com produtores de conteúdo nos Estados
Unidos, Europa e África para eliminar etapas de conexão que permite à operadora
entregar aos ISPs acesso aos conteúdos com baixa latência, um diferencial
tecnológico de grande valor no mercado, principalmente em tempos de aumento de
demanda de internet.
Prado Jr. conclui que a QoS em
um ano de parceria, contribuiu para a Telxe “quebrar barreiras”, assumir um
posicionamento inovador no mercado e levar novos serviços a mais 3.000 cidades
com o que existe de mais atual em tecnologia. “A parceria com a QoS fortaleceu
o propósito da operadora de ser uma empresa voltada para o futuro e aberta à
adoção de tecnologias disruptivas que possam impulsionar os negócios de nossos
clientes”.
Sobre a QoS
Criada em 2005 em São Paulo, a QoS atua nas áreas de integração e serviços profissionais em todo território nacional, atendendo os mercados de service provider, enterprise, governo, utilities e telecomunicações. Para mais informações, acesse: www.binarionet.com.br/serviços/
Nenhum comentário