Últimas

Portal Amigo Construtor oferece ferramenta para cálculo da quantidade de materiais em obras

Calculadora de materiais do Amigo Construtor, da InterCement, tem o objetivo de facilitar o dia a dia do profissional da construção e otimizar as compras de materiais

São Paulo, junho de 2022 – Tradicionalmente, o mercado da construção civil é conhecido por ser mais analógico e moroso no que diz respeito às inovações. No entanto, soluções tecnológicas vêm se mostrando muito eficientes no segmento, principalmente quando pensamos em redução de custos, gestão da obra e diminuição do desperdício de materiais.

Para apoiar do cliente ao profissional da construção na hora de fazer o cálculo de materiais para orçar uma obra, o Portal Amigo Construtor, da InterCement Brasil, disponibiliza gratuitamente, em sua plataforma, a Calculadora de Materiais, uma ferramenta digital, didática e intuitiva, que foi desenvolvida para colaborar com o profissional na gestão da quantidade de materiais que serão solicitados e/ou orçados para o contratante de seus serviços, no início de construções e reformas. O uso da calculadora é gratuito e tem fácil acesso, pelo link https://portal.amigoconstrutor.com.br/calculadora/.

“A ideia da calculadora é facilitar a vida do profissional, para fazer ou confirmar um cálculo de forma precisa, acerca da quantidade de materiais que serão utilizados em uma obra ou reforma. A ferramenta também proporciona maior segurança ao cliente, que consegue manter o controle de seu orçamento e pode monitorar, de forma precisa, gastos e quantidades solicitadas pelo profissional responsável por sua obra”, ressalta, Amanda Hernandes Soares, Gerente de Marketing da InterCement Brasil.  

Os benefícios de um cálculo preciso na obra

É muito comum ouvir histórias sobre obras ou reformas feitas em casa, em que houve algum tipo de sobra ou falta de materiais. Muitas vezes, o receio da falta de algum item acaba gerando uma compra além do necessário para a conclusão do serviço, o que gera o desperdício de insumos, um dos vilões do canteiro de obras, que afeta diretamente os custos no setor da construção civil. Trata-se de um problema que afeta não só o bolso de quem está construindo, mas também o  meio ambiente. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a Transparency Market Research, o desperdício de materiais na construção civil deve chegar a 2,2 bilhões de toneladas em todo o mundo, até 2025. Empresas como a InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do país, estão constantemente aprimorando seus processos produtivos para reduzir desperdícios e otimizar o uso de matéria-prima, em linha com os conceitos de Indústria 4.0 e Sustentabilidade.

“Entendemos que o desperdício afeta não somente os grandes canteiros de obras, mas, principalmente, os pequenos. É necessário levar ao pequeno construtor e ao profissional autônomo ferramentas que possam ajudá-los a evitar o desperdício e conscientizá-los da importância de seguir e replicar as boas práticas”, reforça Amanda.

O desperdício de materiais na construção impacta diretamente no valor final da obra. Materiais perdidos terão de ser comprados novamente para a execução de uma mesma tarefa. Já a falta de algum item pode atrasar o andamento da construção e, consequentemente, o prazo de entrega do projeto. “Esses são alguns dos problemas que mostram quão fundamental é o cálculo do material que será comprado. Uma obra que desperdiça recursos não é sustentável, é ineficiente e fica mais cara para o contratante”, destaca.

Como funciona a Calculadora de Materiais do Ecossistema Amigo Construtor

O passo a passo para a utilização da calculadora é simples e intuitivo. Ao acessar o portal https://portal.amigoconstrutor.com.br/, o usuário encontra, no canto superior direito, o ícone referente à Calculadora de Materiais. Não é necessário fazer nenhum login ou ser cadastrado na plataforma para acessar o serviço.

Ao clicar em “Calculadora de Materiais”, o usuário será direcionado a uma nova aba, com uma série de opções de materiais que podem ser calculados: assentamento, chapisco, contrapiso, fundação e laje, entre outros. Basta, então, selecionar o item, incluir as informações solicitadas e clicar no botão “Calcular”. O resultado será apresentado logo abaixo, com as quantidades exatas de cada material.

Mais informações também podem ser acessadas pelo tutorial de uso da calculadora digital https://www.youtube.com/watch?v=z9mYc2B_jD0.


Sobre o Amigo Construtor

O Portal Amigo Construtor nasceu em 2014, como um programa de relacionamento. Em 2017, o portal entrou no ar, como um canal de ligação e comunicação com os profissionais da construção civil. A plataforma foi criada para tornar-se uma referência do setor, oferecendo, por meio de conteúdo especializado, cursos e materiais educativos, a possibilidade de os profissionais manterem-se atualizados sobre diferentes temas e técnicas. Também é um espaço para tirar dúvidas e trocar informações, além de vitrine profissional para clientes e parceiros cadastrados.

Ao longo dos anos, o portal se consolidou no mercado e, em 2022, diante da necessidade de digitalização do setor da construção civil, impulsionada, principalmente, pela pandemia, a InterCement iniciou o projeto do Ecossistema Amigo Construtor. A ideia é ampliar ainda mais as possibilidades e oferecer, a todo o mercado da construção civil, uma plataforma com soluções físicas e digitais, para que todos possam vender mais e melhor, por meio de experiência descomplicada e vantajosa. O objetivo é que o Amigo Construtor, em seu ecossistema de soluções, seja reconhecido como um e-commerce especializado em oferecer a melhor experiência na jornada de compra e venda de materiais de construção civil, e que possa se consolidar como um facilitador e conector para  clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

Sobre a InterCement

A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.

A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.

Nenhum comentário