Santo Santo Santo entra para o mercado de franquias com itens religiosos, acessórios de fé e positividade
Com o mercado religioso aquecido, marca busca expansão através do franchising com investimento a partir de R$ 198.400
A falta de dinheiro é um dos principais obstáculos
para quem busca abrir um novo negócio. Mas na verdade, é necessário muito mais
que isso! Especialistas afirmam que para fazer o negócio acontecer de verdade
não é necessário ter somente capital para criar um empreendimento de sucesso.
Saber criar estratégias é um ingrediente necessário para fazer pouco
investimento render muito.
É o que fez a rio-pretense Ana Paula Ribeiro Cury. Ela
ganhou de presente da irmã, Ana Cristina, uma pulseira de silicone de São
Bento. Devota do santo, além da praticidade do acessório no dia a dia, o
presente fez sucesso, inclusive, entre amigos e parentes. Foi quando surgiu a
ideia de revender as peças.
Ana Paula usou os R$ 2.700 que tinha guardado na
poupança para comprar uma boa remessa de pulseiras de silicone com o emblema da
cruz sagrada de São Bento. A princípio começou vendendo da própria casa, porém
o negócio decolou rápido e foi necessário alugar, após um ano, uma pequena sala
de 9 m2 para receber os clientes.
“Coisas do alto”
Uma pulseira de silicone de São Bento se transformou
na “semente” da loja Santo Santo Santo, e essa semente frutificou em uma
filosofia: oferecer peças que tenham sintonia com a positividade e que tragam
para perto as “coisas do alto”. De 2016, quando a marca surgiu, para os dias
atuais, o mix de produtos mudou: saiu daquela primeira representação para mais
de um mil itens, entre as próprias pulseiras, chaveiros, adornos para carros,
terços, acessórios masculinos e femininos, itens de decoração, incensos
litúrgicos, velas aromáticas, luminárias, imagens de Santos, adesivos, livros,
entre outros produtos. Com o crescimento do empreendimento foi necessário
migrar para um espaço maior.
A escolha do nome da empresa é uma passagem bíblica
muito importante para Ana Paula: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do
Universo!”, Isaías 6,3.
Ao longo dos primeiros três anos de operação, a
empresa passou por um crescimento significativo e o negócio, que havia iniciado
suas atividades por meio da revenda de pulseiras, evoluiu para uma loja
especializada no comércio de artigos religiosos e na evangelização por meio
desses artigos. Foi nesse contexto de expansão que Ana Paula convidou sua irmã
Ana Cristina para se unirem na condução das atividades. A nova parceira agregou
conhecimentos em diversas áreas, mas, em especial, na área comercial.
Transformando em franquia
Devido ao sucesso ao longo dos anos, a empresa se
preparou para um passo mais audacioso: a expansão dos seus negócios, de forma
estruturada e rápida, por meio da operação no sistema de franquias em nível
nacional. Em apenas seis anos de negócio, a marca Santo Santo Santo acaba de
chegar ao mercado de franchising.
“A Santo Santo Santo sempre teve como prioridade
o acolhimento e o atendimento humanizado. Nossos produtos transmitem fé, amor e
positividade com uma roupagem moderna, refinada e digamos “fashion” nos
acessórios pessoais e artigos religiosos. Percebemos que ao entrar na loja procurando
um presente, por exemplo, o cliente já vem pensando com carinho em quem vai
recebê-lo. Então eu digo que nossas peças levam um sentido especial com elas…o
afeto”, avalia a fundadora e sócia, Ana Paula Cury.
A empresa oferece peças para crianças, jovens, adultos
e terceira idade com artigos pessoais, presentes e para a casa, com
valores a partir de R$ 19.
Modelo de negócio
O negócio da Santo Santo Santo é ideal para cidades a
partir de 50 mil habitantes. Exclusivamente modelo loja física, o investimento
necessário gira em torno de R$ 198.400,00 incluso taxa de franquia de R$ 40 mil
(condição especial para as 5 primeiras unidades) sendo este o único valor a ser
pago diretamente à franqueadora. O restante do investimento que inclui capital
de giro de R$ 10 mil e R$ 148.400,00 de instalações (estoque e equipamentos)
serão pagos diretamente aos fornecedores homologados.
O ponto interessante é a margem de faturamento bruto
médio mensal de R$ 90 mil no primeiro ano de operação, podendo chegar a R$ 110
mil no segundo ano, além de lucro líquido entre R$ 24 mil a R$ 28 mil. O prazo
de retorno do investimento é estimado entre 18 e 22 meses.
Predominante de religião católica, porém o caráter de
espiritualidade e positividade da loja atrai pessoas de diversas religiões,
como evangélicos, entre outros.
Mercado religioso no Brasil
A pandemia refletiu a busca pelo fortalecimento da fé
e acolhimento em forma de presentes religiosos, colocando o amor a Deus à
frente de todos os obstáculos. Os clientes encontram nos acessórios uma forma
de ter sua devoção junto deles.
Pesquisa de 2019 constatou que o Brasil é o terceiro
país do mundo onde mais se acredita na existência de Deus. O que ajuda a
explicar o motivo pelo qual o mercado de artigos religiosos vem crescendo
significativamente no país nos últimos anos.
“O público é fiel. É assim que podemos definir os
consumidores de artigos religiosos. Por serem negócios de nicho, os
empreendimentos religiosos tendem a ter públicos engajados e comunidades em
torno das marcas. E com a digitalização no contexto da pandemia, este setor se
manteve ativo, inclusive por seu caráter de bem-estar por meio da fé”, enfatiza
Ana Paula.
Inclusive, a Santo Santo Santo sentiu o reflexo das vendas
por meio do e-commerce da loja. Somente no ano passado, 20% das vendas vieram
oriundas deste canal.
Perfil do franqueado
Ana Paula enfatiza que para empreender nessa área é
necessário que o franqueado, primeiramente, goste e se identifique com o
segmento. Em seguida, a franqueadora analisa o perfil do relacionamento com
cliente, e gestão para conduzir a equipe.
É necessário que o franqueado saiba gerir seus
colaboradores e clientes de forma acolhedora para que sintam a verdadeira
essência da Santo Santo Santo, que é espalhar o amor, a fé e a positividade.
Além disso, cabe a ele conduzir a gestão financeira do negócio.
Transferência de know-how
A equipe de implantação da Santo Santo Santo auxilia o
investidor desde a escolha do ponto comercial até a inauguração. O projeto
arquitetônico será feito por um profissional homologado da empresa e no momento
pré-inaugural receberá a visita de um visual merchandising que fará a montagem
e distribuição dos produtos na loja, seguindo o padrão oficial.
A marca conta ainda com treinamento através da
universidade corporativa, e presencial para compra, gestão e vendas. Além do
acompanhamento da evolução do franqueado no dia a dia da gestão. “No EAD temos
um ponto alto que será uma introdução ao que aqui chamamos de catequese para
equipe de vendas. Esse profissional será homologado e o franqueado pode vir a
contratá-lo para aulas online. O mesmo pode acontecer com o profissional do
setor financeiro que também será homologado”, diz Ana Paula.
A rede conta com um dos melhores softwares de gestão
do mercado, para maior segurança para os franqueados, em um sistema ágil e
dinâmico.
Expansão
A franqueadora Santo Santo Santo está localizada na
cidade de São José do Rio Preto (SP), conhecida popularmente como o berço de
novas franquias. No mês de julho inaugura a primeira unidade franqueada da
marca em Santa Fé do Sul, também interior de São Paulo.
A rede busca franqueados em todo território
nacional. A franquia projeta comercializar 10 unidades ainda este ano e
alcançar faturamento acima de R$ 2 milhões.
“Eu acredito que é um mercado sempre em ascensão pelo
fato de que as pessoas estão sempre buscando o amor, a fé, a esperança e a
positividade”, finaliza a empresária e fundadora da franquia, Ana Paula Cury.
Sobre a Santo Santo Santo
Criada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Santo Santo Santo possui um mix de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Em 2022 iniciou a expansão por meio do franchising com modelo de negócio loja física que solicita investimento a partir de R$ 198.400, e prazo de retorno estimado entre 18 e 22 meses. www.franquia.santosantosanto.com.br/
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