Seis erros que você não deve cometer ao abrir uma loja
Especialista em negócios de produtos naturais,
Cleber Brandão relata o aprendizado que teve com a própria experiência
A falta de experiência
é uma das principais responsáveis pelas falhas cometidas por alguém que dá
início a um negócio próprio. O desconhecimento e, às vezes, a precipitação,
também contribuem para os erros que ocorrem e, por vezes, provocam desvios na
rota ou até mesmo a desistência da empreitada, dados os prejuízos acumulados.
Cleber Brandão,
especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor
focado no varejo, enumera seis erros que ele próprio cometeu no início da vida
profissional e que o levaram a mudar as decisões. Falhas com as quais ele
aprendeu e que lhe deram suporte para transmitir o conhecimento adquirido. “Eu
queria muito abrir uma loja. O empreendedor vive de sonhos e assume riscos,
mas, no meu caso, foram riscos sem pensar”, recorda.
Confira os seis erros
que não se deve cometer ao abrir uma loja de produtos naturais (e que valem
para outros setores também).
1- Falta de
planejamento
“O primeiro erro foi
assumir uma responsabilidade com um dinheiro que não era meu. Eu refinanciei
meu carro, peguei um valor e acabei iniciando esse projeto. Só que eu acabei
gastando um pouco mais do que deveria por falta de planejamento. Então, se você
tem o sonho de sair do seu emprego e abrir o próprio negócio, precisa se
planejar muito, pensar muito antes de tomar essa decisão, senão, você vai ter
problemas e vai fechar”.
2- Ponto comercial
“Tive um ponto com
muito movimento, ao lado de um posto de gasolina e em uma rua movimentada, mas
onde só passavam carros. Não havia pessoas próximas. Tive que colocar uns banners e fazer propaganda
para chamar a atenção. E ainda fomos assaltados. O movimento tem que ser de
pessoas. Hoje, eu abriria a loja próxima a bancos e supermercados, onde
houvesse movimento de pedestres”.
3- Decoração da loja
“Eu queria uma loja
bonitinha, de ponta e fui investir em móveis. E este foi o problema. Paguei
muito caro na compra de prateleiras e, depois, eu vi que não tinha necessidade,
porque eu poderia ter visitado um site de vendas. Depois do erro eu passei no
Ceasa, peguei umas caixas de uvas, coloquei uma em cima da outra e construí
outras prateleiras, mas no início eu gastei R$ 11 mil com móveis”.
4- Estoque
“Há uma certa
dificuldade em encontrar fornecedores. Eu tive muitas. Por isso, pesquise muito
na internet, verifique se aquele produto está sendo vendido, se o site é bacana, se a empresa
oferece um atendimento bom, materiais para divulgação (e você vai precisar
divulgar muito), se essa empresa fornece, por exemplo, um kit para você fazer um
sorteio no dia da inauguração”.
5- Precipitação
“As empresas querem
empurrar produtos e eu cometi o erro de comprar muito estoque. Comprei sacos
com 20 kg de farinha e, depois de seis meses, estava saindo mosca de lá. Tive
que jogar fora. Por isso, compre produtos a granel de um fornecedor local em
menor quantidade e verifique o que sai mais. Às vezes, na ânsia de deixar a
loja bonita, compramos produtos demais. Teve um momento em que tive que vender
os produtos a preço de custo só para não perder. Comece aos poucos”.
6- Publicidade
“Quando eu abri a loja,
achei que tinha que fazer barulho e gastei muito dinheiro com carro de som e
mídias e não deu tanto resultado quanto pela internet. Você tem que estar o
YouTube e nas redes sociais. Você tem seu negócio físico e é importante fazer o
on-line”.
Sobre Cleber Brandão
Cléber Brandão é o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou uma indústria de produtos saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao
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