Últimos dias: inscrições para o 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol vão até 13 de julho
Em parceria com a Revista Placar, concurso vai
premiar as três melhores crônicas sobre futebol com o tema Torcida
O período de inscrições
para participar do 1º Concurso de Crônicas do Museu do Futebol em parceria com
a Revista Placar, está chegando ao fim. Quem quiser participar e concorrer a um
prêmio em dinheiro tem até o dia 13 de julho para enviar seu texto através
deste formulário: https://forms.gle/aEjFQ2eREoK8ECXs8.
Quem ficar em primeiro
lugar receberá R$ 2.000 e terá sua crônica publicada em uma edição impressa e
no site da Revista, uma das mais tradicionais do país na cobertura esportiva. O
segundo colocado receberá R$ 1.500 e o terceiro, R$ 1.000. Todos os vencedores
terão seus trabalhos publicados também no site do Museu do Futebol e divulgados
nas redes sociais da instituição. O resultado será divulgado até o dia 15 de
agosto.
A crônica é um texto
curto, que fica entre o jornalismo e a literatura, que aborda questões do
cotidiano (nesse caso, especificamente esportivo) entremeadas por humor,
crítica, ficção ou fantasia. A crônica não precisa ser um relato exato de um
fato, mas a livre interpretação do autor ou autora sobre ele. Por isso, os
concorrentes podem lançar mão da criatividade.
Para esta edição do
concurso, o tema é “Torcida”. Assim, espera-se que as crônicas tratem da
participação de torcedores no ambiente futebolístico, ressaltando a relação de
pessoas comuns como fãs do esporte. Com grande foco em diversidade, o Museu do
Futebol encoraja os participantes a abordar futebol feminino, amador, de
várzea, adaptado, entre outras formas de jogar.
A comissão julgadora
será composta pelos jornalistas Milly Lacombe, uma das pioneiras do jornalismo
esportivo brasileiro; Fábio Altman, editor da Revista Placar; e Renata Beltrão,
assessora de Comunicação do Museu do Futebol.
Os textos devem ser
inéditos - ou seja, jamais publicados - e ter tamanho máximo de 3.300
caracteres com espaço, incluindo, obrigatoriamente, título e nome do/a autor/a,
conforme consta no regulamento do concurso, que está disponível aqui: https://www.idbr.org.br/edital-1o-concurso-de-cronicas/
O concurso é aberto a
escritores/as profissionais, amadores/as e estudantes, sendo que todos
concorrem em categoria única. É permitida também a participação de menores de
idade, com autorização dos pais ou responsáveis.
Por fim, vale ressaltar
que o objetivo do concurso é valorizar este gênero literário, reconhecer
autores e autoras, e estimular o olhar crítico sobre o futebol
brasileiro.
SERVIÇO
1º Concurso de Crônicas
Esportivas
Inscrições:
13/6 a 13/7 pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/aEjFQ2eREoK8ECXs8
Resultado:
Até 15/8
Regulamento completo:
acesse aqui: https://www.idbr.org.br/edital-1o-concurso-de-cronicas/
Museu do Futebol
Praça
Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três
horas
SOBRE O MUSEU DO
FUTEBOL
Localizado numa área de
6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu
do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais
visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas,
narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou
parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação
Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil
Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do
Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS
Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores:
Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco
Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL,
Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus
parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por
meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nenhum comentário