Uso de aplicativos segue em alta mesmo com o fim da pandemia
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode,
o número de pedidos feitos pela solução continuou crescendo mesmo após o fim
das restrições relacionadas à Covid
Rafael Franco é CEO da Alphacode
Durante a pandemia,
diversos empreendimentos se viram em uma situação completamente nova, em que
foram obrigados a fechar as portas por um período de tempo devido ao isolamento
social. Alguns dos mais afetados foram os restaurantes, que atendiam seus
clientes majoritariamente de modo presencial.
A solução foi recorrer
a operações em delivery,
seja por site,
telefone ou aplicativos que estão cada vez mais populares e marcam presença nos
smartphones de
grande parte da população.
Para Rafael Franco, CEO
da Alphacode, empresa que atua em
São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento
de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, a pandemia
potencializou ainda mais o uso de apps
dedicados ao delivery
de alimentos e favoreceu aqueles que já atuavam nesse tipo de operação. “Por
alguns momentos, esses aplicativos se tornaram o único canal de vendas
disponível dos restaurantes. Quem se posicionou nesse mercado antes da pandemia
surfou e aproveitou o crescimento de faturamento, enquanto aqueles que não se
posicionaram precisaram correr e alguns acabaram entrando em soluções que não
eram tão boas, muito pela pressa de voltar a operar o quanto antes”, relata.
Mesmo com o crescimento
no desenvolvimento de aplicativos próprios, restaurantes e mercados bairristas
tiveram que recorrer a opções mais inclusivas, como o iFood. “Durante esse
período o custo da tecnologia aumentou de maneira geral, porque o mundo todo
ficou extremamente dependente de tecnologia. Isso dificultou para que pequenos
negócios desenvolvessem o seu próprio aplicativo. Nesse sentido, os comércios
menores optaram por entrar em marketplaces
como é o caso do Rappi, iFood e Uber Eats, que trouxeram condições mais
acessíveis e permitiram a entrada de pequenos empreendimentos”, pontua o
empresário.
Além de aderir
facilmente as soluções de delivery,
parte do público continuou realizando pedidos por aplicativo, inclusive com a
chegada das vacinas e o controle da pandemia. “Mesmo agora que todo o comércio
voltou e as restrições já caíram, temos números que dizem que uma parte do
consumo que migrou para o digital não retornou ao físico, dando sequência aos
pedidos por aplicativos. Também aumentaram os números de pedidos pelo método de
Takeway, em que o cliente dá início ao processo de compra pelo app. Ele eventualmente ganha
pontos, ou tem alguma condição diferenciada, e retira o pedido diretamente no
balcão, economizando com taxas de entrega”, declara Rafael.
De acordo com o CEO da
Alphacode, a implementação de soluções digitais possibilita um aumento nos
lucros e no número de vendas. “A adição de novos canais não é uma divisão de
consumidores. Pelo contrário. Ela traz usuários que, eventualmente, não
consumiam aquela marca e passam a consumir no meio digital. Usando nossos
clientes como base, por exemplo, nos quais implementamos diversas soluções mobile, é possível perceber
um aumento considerável no número de vendas”, finaliza.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no
mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e
por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software.
Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes
empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba
(PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas
em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos
mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como
Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de
aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses,
principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.Alphacode.com.br/ ou @Alphacode
Nenhum comentário