Cinco erros fatais para quem quer aumentar o engajamento no Instagram
Especialista em marketing digital explica como
melhorar seu engajamento em uma das redes sociais mais importantes para o
empreendedor
O engajamento do
Instagram tem caído cada vez mais e a plataforma favorece conteúdos de Reels,
numa clara competição com o TikTok, de modo que entender como usar a rede
social a favor do próprio negócio é crucial. Por isso, o especialista em
marketing digital Samuel
Pereira dá dicas sobre aqueles erros que podem destruir seu trabalho por
engajamento.
“A minha missão é ajudar
cada vez mais os empreendedores a usarem o poder da internet e das redes
sociais para conseguirem escalar ainda mais o seu negócio, aumentar suas vendas
e ter mais tempo de qualidade com a sua família. Engajamento não é apenas
curtida ou comentário, mas também vendas”, comenta o também autor do bestseller “Atenção! O Maior
Ativo do Mundo”.
Confira os cinco erros
fatais para seu Instagram:
- Esquecer
a criação de cultura: é preciso “provocar” os seguidores no sentido de
fazer com que interajam. Quanto mais você mostra para eles a importância
dessas interações com o conteúdo e devolve na mesma intensidade, você vai
criando uma cultura de que, no seu perfil, é interessante
participar.
- É
preciso quebrar o gelo com o público, como você faria no momento de uma
palestra, por exemplo. Sentimento, emoção e envolvimento são pilares
essenciais. Mostre para os seguidores que é essencial o que você espera
deles, afinal, audiência é relacionamento. Reconhecer esses seguidores com
conversas, presentes e trocas, faz com que sejam parte do seu processo e
se sintam valorizados. “Mesmo que você tenha apenas três seguidores
engajados, dê valor a eles. As pessoas gostam disso. Muito disso tem a ver
com entender o comportamento humano”, explica.
- Não
ter chamada para ação (CTA): O famoso “deixe seu comentário” é crucial. Se
você não está fazendo, está deixando de ter engajamento. Cada vez que o
perfil faz essa chamada, está também criando cultura e começa a envolver
mais os seguidores.
- Não
ter linha editorial definida: “sobre o que eu falo?” Quem começa a seguir
um perfil tem claro o que quer com isso, portanto, é preciso que você
consiga também transmitir o seu conteúdo de forma objetiva. Criar algumas
palavras e citações pode ser um diferencial. “Instagram é criar movimento”,
detalha Samuel.
- Sair
postando aleatoriamente: é preciso ter uma programação de postagens. As
pessoas também acompanham o cronograma e esperam por isso. Dizer o que vai
acontecer, conectar pontos, gerar algum tipo de curiosidade ou vontade de
saber o que vem depois pode trazer ainda mais engajamento. Criar um storytelling faz toda
diferença.
- Trazer
seguidores que não vão comprar de você: seguidores precisam dar resultado.
Não basta apenas estarem lá se não interagem, geram relevância ou compram.
A qualidade dos seguidores é ponto de extrema importância. “O maior
conselho que posso dar é reinvestir no seu Instagram, desde a capacitação
até o impulsionamento. Ter conhecimento muda o jogo”, finaliza.
Sobre Samuel Pereira
Samuel Pereira é
empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus
marcos está a criação do evento Segredos da Audiência Ao Vivo (SDA Ao Vivo),
maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no
digital há 12 anos, onde já construiu dezenas de sites e blogs, apenas um deles
recebendo 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são
quase 5 milhões de seguidores, e nas suas redes sociais pessoas são 1 milhão de
seguidores. Também é coautor do livro Negócios Digitais e também é autor
Best-Seller na Revista Veja com o Livro Atenção! O Maior Ativo do Mundo, com
prefácio de Luiza Helena Trajano.
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