Com o envelhecimento da população, franquia de óculos aposta nos clientes da classe C em área comercial popular
A Ótica Center oferece atendimento diferenciado, produtos de qualidade e preço justo para atrair consumidores dos grandes centros do país
Enquanto para
uns é uma necessidade, para outros significa estilo. O fato é que para quem
quer empreender, as franquias do setor ótico são sinônimos de oportunidade de
negócios. O mercado está em crescimento e a estimativa para 2022 é crescer
8,9%, e faturar cerca de R$ 193 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira
da Indústria Óptica (Abióptica).
Dados
divulgados pela Academia Americana de Oftalmologia, em recente levantamento,
apontam que até 2050, pelo menos, 50% das pessoas no mundo precisarão utilizar
óculos e lentes para correção visual. A base da pesquisa é o envelhecimento da
população. O que não deixa dúvidas sobre as vantagens de se investir nesse
setor.
E quando o
assunto é investimento o setor de franquias se destaca dos demais por conta do
modelo já testado e aprovado. “É muito melhor colocar seu capital num negócio
que está dando certo, em que todos os processos já estão estruturados, nesse
contexto a franquia é a melhor opção”, pontua Laerte Yoshio, diretor de
expansão da franquia Ótica Center.
Franquia
diferenciada
Nos últimos
anos, o setor da saúde, beleza, e bem-estar, que engloba redes como a Ótica Center,
é um dos que mais cresceu entre as franquias. Os dados são do levantamento
trimestral de 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já
representa 15% das 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades.
Todas as
unidades da Ótica Center são direcionadas para loja de rua e projetadas para
serem funcionais, proporcionando uma boa experiência de compra para o
consumidor. Além disso, todas possuem laboratório próprio para montagem dos
óculos, agilizando o tempo de espera dos clientes. As lentes de grau,
responsáveis por 90% das vendas em toda a rede, ficam prontas num prazo de uma
hora, para facilitar para o cliente. A rede oferece ainda crediário próprio,
atendimento humanizado, profissionais capacitados pelo centro de treinamento
exclusivo (CTUC - Universidade Center).
Para os
franqueados, as vantagens vão do suporte com reuniões semanais, presença
digital de marketing no ramo ótico, parceria com celebridades para dar
visibilidade, suporte na prospecção de ponto comercial e na implantação da
unidade. Com investimento a partir de R$ 362 mil e 12 unidades, a rede busca
centros comerciais populares para expandir. O projeto é ter 120 unidades até
2027, e um faturamento de R$ 30 milhões.
Classe C
O consumidor
da classe C, com renda familiar entre R$ 1.805,91 e R$ 3.042,47, já está mais
otimista do que antes da pandemia. É o que aponta o Índice de Confiança do
Consumidor Brasileiro de junho, da Associação Comercial de São Paulo. A maior
parte possui ocupação formal ou informal, já está recuperando a renda que
perdeu e ainda pode contar com recursos oriundos do saque do FGTS, da
antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e do Auxílio Brasil.
É este
público que a Ótica Center quer atender. Por ser uma franquia com preços populares,
o mercado é amplo e as possibilidades de lucro são altas. Com produtos a partir
de R$ 49,90, a marca foca nas classes mais populares para fidelizar sua
clientela, com peças destinadas a homens, mulheres e crianças. A rede trabalha
com marcas próprias e exclusivas (Frans) que tem uma linha assinada por Ticiane
Pinheiro (Ticiane Pinheiro Collection). Na Ótica Center os óculos vão do
fabricante para as mãos do consumidor, sem o intermediário, para reduzir o
preço das peças para os clientes.
“Nossa meta é
atender esse nicho e oferecer produtos de qualidade, exclusivos, e com preço
justo. Esse é o grupo que representa uma grande parcela dos consumidores ativos
e dispostos a consumir”, explicou Laerte. Cada vez mais, esse cliente é fiel às
marcas que consideram seguras, para não correr o risco de investir o orçamento
apertado de forma errada.
Sobre a Ótica Center
Com uma expertise de mais de 40 anos de mercado, em 2021 a Ótica Center expandiu para o franchising oferecendo peças de qualidade com preços populares. A marca possui laboratório próprio, que possibilita a entrega dos óculos de grau em até 1 hora. São dois modelos de negócio loja física com investimento a partir de R$ 362 mil, faturamento médio de R$ 300 mil e prazo de retorno estimado em até 18 meses. www.franquiasoticacenter.com.br
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