Custo do cafezinho corresponde a 10% do valor da refeição do brasileiro em 2022, aponta levantamento da Ticket
Preço médio da bebida teve aumento de 24% em
cinco anos e alcança R$ 4,23 na média nacional
Um dos maiores hábitos dos brasileiros,
o cafezinho após o almoço, corresponde a 10% do valor de uma refeição completa,
a R$ 40,64, que, além do café, inclui o prato, a bebida e a sobremesa. O dado é
da Pesquisa +Valor,
realizada pela Ticket, marca de benefícios de alimentação e refeição da Edenred
Brasil, com cerca de 4,5 mil estabelecimentos de alimentação nas cinco regiões
do País.
De acordo com a média nacional, a bebida
tem sido encontrada a um preço médio de R$ 4,23, um aumento de 24% em
comparação com o valor de cinco anos atrás. Em 2018, a xícara de café custava
em torno de R$ 3,40. Mesmo com o incremento, o valor da bebida cresceu abaixo
da inflação. O preço de cinco anos atrás corrigido de acordo com o IPCA seria
de R$ 5,91. Esse avanço nos gastos acompanha as altas do setor cafeeiro. De
acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os
preços do café moído subiram 56,87% para o consumidor no acumulado de 12 meses
até janeiro deste ano.
Na análise por região, o Norte se
destaca com a maior participação do café no valor total da refeição (R$ 36,14):
13%, com a bebida a um preço médio de R$ 4,71. Na sequência, o Sul com o
cafezinho a R$ 4,08, que corresponde a 11% do valor do prato a R$ 36,97. Em
terceiro lugar, o Nordeste apresenta a bebida a um valor médio de R$ 4,30, ou
10.6% do preço da refeição, que está em R$ 40,28. O café no Sudeste, por sua
vez, corresponde a 10% do valor total: R$ 4,34 de R$ 42,83. Por fim, o
Centro-Oeste é a região em que a bebida tem a menor participação no preço da
refeição completa (R$ 34,20): 8.8%, a um valor médio de R$ 3,03.
Quando o estudo é realizado por tipo de
serviço, o cafezinho que completa o prato Comercial, a R$ 3,94 é o que
apresenta maior participação (12.8%) no valor total da refeição, que tem preço
médio de R$ 30,59. Já no Autosserviço, cujo prato custa, em média, R$ 35,91, a
bebida corresponde a 12.3% do valor (R$ 4,43). No A La Carte, que tem preço médio
de R$ 64,83, o café representa uma fatia de 8.7%, a um custo de R$ 5,66. No
prato Executivo, por sua vez, que apresenta o valor médio de R$ 50,23, a bebida
corresponde a 8.1%, com o preço de R$ 5,08.
“A Pesquisa +Valor oferece informação às
empresas para que possam avaliar o valor do benefício concedido aos seus
empregados, contribuindo para a nutrição equilibrada dos trabalhadores por
facilitar e proporcionar, por meio do benefício, o acesso à alimentação de
qualidade. A iniciativa vai ao encontro do objetivo da Ticket, que há mais de
45 anos mantém-se comprometida com iniciativas que visam o bem-estar e a
melhora da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores”, avalia Felipe Gomes,
Diretor-Geral da Ticket.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de
alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação
digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação
vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de
alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas,
antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem
mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455
mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente
nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e
investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus
públicos, a exemplo da implementação de pagamento via QR Code e da plataforma
Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks
para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred,
plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como
companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes.
Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de
estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.
Saiba mais
Site:
https://www.ticket.com.br/.
Facebook:
https://www.facebook.com/ticketservicos.
YouTube:
https://www.youtube.com/user/ticketservicos.
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/ticket-servi-os-s-a-/.
Instagram: https://www.instagram.com/ticket_servicos/.
Nenhum comentário