Educação para democracia precisa ir além das eleições, dizem especialistas
Processo democrático envolve todos os aspectos
da vida em sociedade
Aluno da rede municipal de Theobroma, em
Rondônia, escolhe seu candidato na urna eletrônica, em eleições simuladas para
ensinar cidadania.
Créditos: divulgação/Aprende Brasil
Da merenda servida na hora do intervalo
ao asfalto que existe ou falta no caminho de casa até a escola, tudo passa pela
política. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz, entre as
competências gerais da Educação Básica, “agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando
decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis
e solidários”. Falar sobre política, democracia e cidadania não é, portanto,
uma escolha, mas uma exigência.
Compreender o processo eleitoral e a
importância do voto para o futuro do país é fundamental, mas a abordagem
educacional a respeito da democracia não pode parar por aí. É o que defende
Manoella de Souza Soares, doutora em Geografia e editora de conteúdo da Aprende
Brasil Educação, que atende à rede pública municipal de ensino de mais de 300
cidades brasileiras. “As eleições sempre trazem à tona a importância de falar
dos processos democráticos na sala de aula, mas esse é um ponto que deve ser
levantado a todo momento”, alerta. Para ela, embora as eleições deixem o
assunto em mais evidência, é preciso falar sobre a democracia para além do
voto.
Com vasta experiência em projetos de
Educação para a democracia em escolas públicas, Cibely Martins é gerente de
projetos educacionais na Sincroniza Educação. Para ela, falar sobre política é
falar sobre o dia a dia das pessoas. “O professor pratica a Educação para a
democracia todos os dias, ao passar uma atividade ou fazer uma votação para
representante de turma, por exemplo, ou ao debater o que a turma ou os
professores precisam”, detalha. Esse é, portanto, um bom ponto de partida para
falar sobre assuntos mais complexos, como as estruturas de poder, os três
poderes, as eleições e os sistemas de votação. “Isso ajuda a melhorar o
sentimento de pertencimento à comunidade escolar, traz uma reflexão sobre qual
o papel de cada estudante na construção de uma sociedade e proporciona um
debate para que ele se entenda como parte do processo democrático”, completa.
Política começa cedo
Mesmo com as crianças mais novas, é
possível começar a criar uma consciência de coletividade, dizem as
especialistas. Uma das formas de fazer isso é trabalhar com conceitos como as
regras de convivência. No entanto, segundo Manoella, para que esse processo
renda frutos, é imprescindível que as crianças participem da construção dessas
regras. “É desde cedo que começamos a introduzir a importância da opinião, de
ouvir o outro, de por que seguir determinados limites ajuda a garantir o
bem-estar de todos. Também podemos trabalhar a questão da liberdade de
expressão sem magoar ou ofender o colega”, explica. Ainda que o direito ao voto
só comece aos 16 anos, ela lembra que não se pode esperar essa idade para
começar a falar sobre cidadania. “É nosso dever, enquanto adultos, estimular e
afirmar valores que contribuam para a formação da sociedade. Isso perpassa o
ambiente familiar, a escola e a sociedade como um todo”, finaliza.
Manoella de Souza Soares e Cibely
Martins são as convidadas do episódio 50 do podcast PodAprender, produzido pela
Aprende Brasil Educação, cujo tema é como falar sobre democracia em sala de
aula. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site
do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br),
nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos
principais agregadores de podcasts do Brasil.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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