Jornada de compra: como aumentar os lucros do seu negócio
Por Rodrigo Alves, Head de Vendas da NEO
Em um mercado cada vez mais competitivo,
conhecer todas as etapas da jornada de compra é fundamental para o aumento das
vendas e o crescimento de um negócio. Para se destacar, é preciso pensar com
estratégia - desta forma, é possível vencer a concorrência, se destacar e ser
sempre a primeira opção do consumidor.
Esse mindset é muito importante quando
tratamos da jornada de compra, que nada mais é do que o caminho percorrido pelo
consumidor desde o primeiro ponto de contato com uma empresa até o pós-venda.
Essas etapas vão definir processos para facilitar a decisão de compra do
Cliente. Pois não basta que ele apenas se interesse pelo produto ou serviço - é
essencial que ele efetue a compra e fique satisfeito!
Criar uma jornada efetiva é crucial para
captar a atenção do público que está buscando as soluções que o seu produto ou
serviço possa oferecer. E nada pode ser aleatório nesse processo, pois captar a
atenção é decisivo para influenciar a decisão de compra de maneira positiva.
Mas, como fazer isso? Primeiramente, é preciso envolver não só a equipe de
vendas, mas também os times de marketing, de atendimento e também os canais de
contato, como site, redes sociais e loja física. Em paralelo, é igualmente
importante estabelecer estratégias de branding que ajudem a definir a
identidade da marca, ou seja, a imagem que você deseja passar para o seu
público-alvo (na prática, o que vai além do que é vendido).
O grande desafio é que o posicionamento
do consumidor em meio a este processo mudou. A maneira de comprar e interagir
com empresas se transformou consideravelmente nos últimos anos. Em outras
palavras, não basta oferecer o melhor produto ou serviço; é preciso oferecer a
experiência mais significativa possível. Todo o processo é essencial para que a
percepção da imagem de uma marca seja positiva. E aqui chego ao que fazemos de
melhor: a valorização da experiência.
Basear o seu negócio em atender as
necessidades do seu público-alvo envolve toda a experiência desse consumidor
com a marca. Essa dinâmica se dá porque as pessoas estão priorizando o relacionamento
com as empresas que oferecem a melhor experiência e as respostas mais rápidas
às suas necessidades. Seja em produtos, serviços, pós-venda ou SAC, é preciso
ter o olhar centrado no Cliente, e fazer com que todas as equipes e processos
estejam atentos ao que este consumidor deseja.
Em resumo, se você quer aumentar os seus lucros, é preciso entender que a qualidade do atendimento é essencial, já que ela fará com que o seu negócio ofereça a melhor experiência para o encantamento. Mas você só irá satisfazer o Cliente quando conhecer a forma que ele pensa e até mesmo suas emoções! Assim, será possível descomplicar a jornada de compra para que ela se torne simples e efetiva, impacte positivamente em seus lucros e se torne uma experiência inesquecível.
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