Jovens são chamados a combater Fake News nas eleições
Projeto do Instituto Palavra Aberta,
#FakeToFora capacita estudantes na criação de coletivos e clubes de checagem
Com o início da
campanha eleitoral, o combate à disseminação de Fake News se torna ainda mais
urgente. No último ano, os jovens foram amplamente incentivados a participar do
processo eleitoral e atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta
desenvolveu um programa especial, chamado #FakeToFora que visa
conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de
informações falsas.
O Instituto Palavra
Aberta, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de
expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como
pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e
democrática. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País,
como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia - considerado o
maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4
milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas brasileiras.
O #FakeToFora
capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e
reflexões no preparo para as votações. O projeto oferece
uma metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem,
em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das
informações. Os materiais são gratuitos e
enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.
O #FakeToFora é
composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma
trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino
Médio.
Todo o material está
disponível no site oficial da
iniciativa.
Quem faz parte
O #FakeTôFora é uma
iniciativa do Palavra Aberta com realização do EducaMídia e apoio do Google.org
e do Facebook. O projeto conta com a participação da Associação Brasileira de
Agências de Publicidade (ABAP); Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e
Televisão (ABERT); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji);
Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação Nacional de
Jornais (ANJ); Apel; Câmara dos Deputados; Câmara Municipal de Itapevi; Escola
do Parlamento de Itapevi; Comprova; Inicie; Associação de Jornalistas de
Educação (Jeduca); Mobis; Politize!; Plenarinho; Tribunal Superior Eleitoral
(TSE); Vaza, Falsiane!; Viven; Escola da Câmara.
Patricia Blanco -
Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta
Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.
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