Mobile Banking: contas Digitais superam as físicas
De acordo com a 3ª etapa da Pesquisa de Tecnologia
Bancária de 2022, celular representa 56% das 119,5 bilhões de transações
digitais registradas
De acordo com a terceira fase da 30ª
Pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária, impulsionado pelo mobile
bank, a abertura de contas por meio de canais digitais superou pela primeira
vez os canais físicos no Brasil. Em 2021, foram registradas 119,5 bilhões de
transações, um aumento de 15% se comparado com 2020.
As transações com
movimentações via mobile saltaram 75% de 2020 para 2021, o que representa 7
bilhões de operações efetuadas via celular. Já as transações via internet
banking cresceram 5% no período.
Para Roberto Rigotto, fundador da Simply, fintech de automação digital dos
processos de onboarding para operações como a abertura de contas-correntes,
"Dentro desta tendência, a busca por soluções como as oferecidas pela
Simply cresceram 20%. As instituições estão investindo na automação dos
processos para melhor eficiência operacional, priorizando a segurança, e
prezando pela jornada do usuário”, conta o executivo.
Por meio de inteligência artificial
aplicada, a automatização dos serviços torna os processos mais ágeis e seguros.
De acordo com o executivo, os processos de abertura de conta, assim como outras
solicitações por meio do mobile banking, são facilitados com a adesão de
automação desses processos. “A partir do envio do documento de identificação é
possível realizar diversas consultas e verificações de segurança e, em
segundos, é emitida uma resposta para liberação ou não do cadastro do cliente”,
explica.
Atualmente a Simply valida mais de 20
milhões de imagens, cerca de 5 milhões de propostas ao mês. A proposta da
empresa é facilitar as operações digitais desde o onboarding, com a captura de
dados e validação eletrônica dos documentos, até a análise completa da
proposta, de ponta a ponta. “A nossa Inteligência Artificial atua imediatamente
e, independentemente da complexidade da transação, as instituições têm
conseguido se proteger contra fraudes sem que isso gere desconfiança para o
cliente”, completa.
A Simply possui múltiplas camadas de
proteção para os bancos. “Por meio das nossas soluções e parcerias, uma delas
especializada em modelos preditivos de machine learning, conseguimos ajudar os
nossos clientes por meio dos seus próprios dados. A empresa hoje atende 3 dos 5
maiores bancos do Brasil, Isso evidencia a alta demanda por soluções para a
transformação digital. “Somente neste primeiro semestre, tivemos um aumento de
80% nas transações de onboarding, em comparação com o mesmo período de
2021”, completa o especialista. Apenas nos últimos dois meses, a empresa bateu
um recorde histórico de 11.6 milhões de propostas eletrônicas analisadas, o que
reflete toda essa mudança de cenário.
Sobre a Simply:
A Simply é uma fintech de automação dos processos de onboarding, cadastro e formalização, que vai desde a captura de dados e validação eletrônica dos documentos até a análise completa da proposta. A empresa disponibiliza várias soluções digitais como OCR, robotização, data mining e redes neurais, para automatizar processos e atividades manuais com inteligência artificial aplicada, oferecendo ao mercado uma plataforma enterprise completa. Desde 2021, a Simply faz parte da vertical Sinqia Digital. Para mais informações acesse: www.simply.com.br
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