O futuro das Marcas Verticais Digitalmente Nativas (DNVB) e como elas estão avançando no mercado
por Roni Magalhães*, CEO da Forever Liss
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo
Cupom Válido, plataforma de cupons de descontos on-line, informou que o Brasil
está no topo do ranking mundial de crescimento do comércio eletrônico. Somado à
constante evolução da tecnologia, o mercado global passou a apostar em novos
formatos de negócios para além dos modelos tradicionais. Assim nasceram as
Marcas Verticais Digitalmente Nativas, do inglês Digitally Native Vertical
Brand (DNVBs), empresas construídas com uma organização integralmente digital e
focada em atender ao consumidor no ambiente online.
Nesse sentido, seu modelo vertical de
negócio as aproxima de seu público com uma certa vantagem ao promover
experiências personalizadas, com um atendimento completo e acompanhamento
contínuo da jornada do consumidor. As ações vão desde a fabricação do produto
até o pós-venda, com um foco 100% direcionado para a satisfação do
cliente.
Com o avanço do e-commerce,
principalmente durante o isolamento social ocasionado pela pandemia, os hábitos
de consumo voltaram-se para o comércio eletrônico. Desta forma, as DVBs puderam
avançar ainda mais em seu modelo de negócios, uma vez que já estavam inseridas
no on-line, enquanto outras marcas iniciavam seu processo de transformação
digital.
Atrelado a isso, as vendas no digital
cresceram de forma significativa no país, e apresentando um recorte do mercado
de beleza - uma das principais categorias do e-commerce brasileiro - neste ano,
segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresceu 6,5% no primeiro trimestre
em relação ao mesmo período de 2021, o que reforça a constante evolução do
setor que possui ampla presença na liderança dos rankings de vendas.
Já sobre o comércio on-line como um
todo, segundo o Global Payments Report, feito pela Worldpay from FIS, a
previsão é de que o e-commerce mundial cresça 55,3% durante os próximos três
anos, o que reforça o avanço do digital para o varejo. No Brasil, ainda segundo
o relatório, estima-se que as vendas via comércio eletrônico aumentem em 95%
até 2025, um cenário promissor para as marcas que já dominam o mercado
online.
Contudo, ser uma marca nativa digital
não impede que essas empresas ampliem sua presença para o físico, fazendo o
movimento inverso do varejo tradicional que recém iniciou seu processo de
transformação digital. Nesse sentido, uma estratégia pautada no omnichannel, com a expansão
para o presencial, garante a manutenção da experiência do cliente, com a
aproximação entre a marca e seu público. Desta forma, a empresa continua sendo
uma DNBV, porém com mais uma ferramenta voltada para a jornada do consumidor.
Este é o principal desafio para essas empresas atualmente.
O futuro segue promissor para as Marcas
Verticais Digitalmente Nativas. Os consumidores passaram a consumir mais de
forma online e o mercado, como um todo, passou a se adaptar e a evoluir para o
comércio eletrônico.
Roni Magalhães é CEO da Forever Liss, DNVB 100%
brasileira, que oferece produtos profissionais para todos os tipos de cabelo. Com
mais de 20 anos de experiência no e-commerce, registra passagens por grandes
companhias, como Magazine Luiza, Pernambucanas e Renner.
Sobre a Forever Liss
Fundada em 2014 em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, a Forever Liss é uma empresa especializada em desenvolver cosméticos para cabelos que aliam tecnologia e qualidade, oferecendo tratamentos de alto desempenho para o consumidor final. A marca possui 55 linhas e mais de 250 produtos, além de complementos capilares como suplementos vitamínicos. O portfólio completo pode ser encontrado no e-commerce da marca e nas melhores perfumarias e farmácias do Brasil. Mais informações pelo site oficial.
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