O impacto da adoção de Automação Robótica de Processos (RPA) nas empresas brasileiras
Por Renata Diel
O
processo de transformação digital e a aposta em novas
tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning,
já são uma realidade para grande parte das companhias brasileiras. É neste
contexto que a aplicação de sistemas de Automação Robótica de Processos, o RPA
(Robotic Process Automation) conquista espaço. De acordo com estudo realizado
pela Grand View Research,
companhia global de análise de mercados, a expectativa é que em 2030, o mercado
mundial de Automação de Processos alcance o valor de 31 bilhões de dólares.
A
consultoria aponta ainda que em 2021, o mercado de RPA atingiu o valor de 1,9 bilhão de dólares.
Um dos principais responsáveis por este crescimento, foi a pandemia global
decorrente da COVID-19, que devido às medidas de distanciamento social, impôs
as empresas a adoção do trabalho remoto e maior investimento em inovação e
tecnologia. Entretanto, este não é o único fator decisivo para o aumento da
automação de processos, uma vez que a constante necessidade por reduzir custos
operacionais também tem sido um ponto crítico para os líderes das empresas ao
adotarem o RPA.
Automação
de Processos na prática
A
implementação de soluções de Automação de Processos vem sendo realizada em
praticamente todas as indústrias, sobretudo em bancos, seguradoras, empresas de
serviços públicos e de telecomunicações. Isto porque, por meio de um software
potente, o RPA implementa e gerencia robôs capazes de manipular dados,
desencadear respostas e efetuar transações. Desta forma, atividades
corporativas que costumavam ser realizadas de modo manual, passam a ser
automatizadas, resultando na racionalização de fluxos de trabalho, aumento na
satisfação, empenho e, até mesmo, produtividade das equipes.
Este
cenário de maior dinamismo na rotina do trabalho, provoca a aceleração do
processo de transformação digital, bem como promove o retorno significativo do
investimento (ROI) para diferentes segmentos, ainda mais quando alinhado a
outras tecnologias.
A
união das ferramentas propicia um controle total do negócio, auxiliando no
monitoramento de atividades de trabalho e na redução de burocracias cotidianas,
através de bots pré-programados, que promovem a otimização de processos
das empresas e contribuem para a jornada digital do cliente. Desta forma, a
combinação com o chatbot, por exemplo, permite a automatização de
serviços de atendimento, fazendo com que a quantidade de intervenções humanas
fique cada vez menor, garantindo mais agilidade e comodidade ao consumidor.
Consolidação do mercado de Automação Robótica de Processos
É
fato que o investimento em sistemas RPA tem um futuro promissor no Brasil. A
tecnologia chama a atenção de CEOs e líderes de negócios por adaptar-se em
quaisquer verticais empresariais e pela capacidade de executar uma infinidade
de ações.
Por
meio da solução, o mercado bancário, por exemplo, pode realizar a abertura e
encerramento de contas, pedidos de cotação e propostas, testes e monitoramento
de processos de TI, além de tratar consultas nos departamentos de faturamento e
serviço ao cliente. Já no varejo, há uma série de setores que podem ser
automatizados, englobando desde o planejamento de lojas, gestão do inventário e
abastecimento, categorização de estoque, logística, até a análise de negócios e
vendas, lançamento de novos produtos, análise do comportamento e fidelização do
consumidor.
Neste
momento em que a tecnologia está inserida em diversos aspectos da nossa rotina,
o RPA torna-se imprescindível para as companhias digitalizaram-se. Mais do que
nunca, o aumento da produtividade e a economia nas operações são pautas
prioritárias na agenda empresarial. Diante disso, a Automação Robótica de
Processos é uma poderosa aliada para garantir esses objetivos, e
consequentemente, gerar mais agilidade, qualidade, otimização de serviços e
maior competitividade no mercado.
Renata Diel é Gerente de Negócios da Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país.
Nenhum comentário