Outsourcing de TI pode ajudar a empresa a se enquadrar na LGPD
Terceirizar esse serviço, além de gerar
economias, tende a tornar a adequação mais eficiente e célere, uma vez que
empresas de outsourcing já dominam os processos de adaptação
São Paulo, agosto de 2022 – Mudanças nas normas vigentes trazem
incertezas e questionamentos durante o processo de adaptação. Em vigor desde
setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) promoveu mudanças nos
mais diversos setores dentro das empresas: desde a captação de dados dos leads,
pelo time de marketing e vendas, até a gestão dos processos tecnológicos —
todos esses caminhos foram impactados pela nova lei.
A norma representou grande avanço para o
Brasil, especialmente após a revelação, em todos os cantos do mundo, de casos
de uso indevido, comercialização e vazamento de dados. Com objetivo de
assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais; estabelecer
regras claras sobre o tratamento destes bem como fortalecer a segurança das
relações jurídicas, a LGPD mostrou que um dos setores essenciais para uma
adequação efetiva à norma é o de Tecnologia da Informação.
“Uma equipe de tecnologia voltada a
garantir processos seguros e com o que existe de mais moderno no setor é capaz
de estabelecer as melhores práticas de segurança de dados dentro de uma
empresa. No entanto, manter um time alinhado, motivado e com boa infraestrutura
de trabalho tem um custo altíssimo para um negócio. Hoje, as empresas investem
cerca de 8% do faturamento em TI, segundo uma pesquisa da FGVcia. O dado
comprova não só a dimensão que a transformação digital tomou em nossas vidas,
mas também a responsabilidade desse setor dentro de uma empresa”, explica Manoel Valle, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço
de Apoio Administrativo (Abrapsa).
Por isso, muitas companhias optaram por
aderir ao outsourcing de TI para melhor gerir o setor internamente, delegando
assim, o cuidado com manutenções, gestão de pessoas, atualizações de softwares
e, claro, adequação às normas como a LGPD. O outsourcing de TI nada mais é do
que a terceirização dos serviços relacionados à tecnologia da informação. Todo
empreendedor já pensou em terceirizar um ou mais serviços da sua empresa.
Certamente a melhor forma de fazer tal movimento é por meio do estudo e
observação dos percalços a serem enfrentados.
“Quando a empresa opta por manter
internamente uma equipe, é preciso colocar na ponta do lápis custos como
encargos trabalhistas, férias e 13º, além dos custos com os equipamentos e
softwares utilizados pelo time. Por ser um serviço especializado, não é raro
que o outsourcing de TI se torne mais vantajoso para muitos negócios —
especialmente em tempos de adequação às novas exigências, para as quais muitas
empresas vêm enfrentando dificuldades”, salienta Valle.
Do lado externo da empresa, a
importância da Tecnologia da Informação também é percebida. Saber que existe
segurança da informação é, hoje, uma prioridade para o consumidor. Segundo o
levantamento McAfee Global Trends 2022, há maior risco percebido dos
consumidores em relação à exposição e ameaças online. A pesquisa foi realizada
em novembro de 2021 e contou com a participação de 10 mil pessoas em diversos
países, incluindo o Brasil, revelou que 71% dos entrevistados pagariam 10% a
mais por uma compra segura, enquanto apenas 13% disseram que correriam o risco
de vazar informações de contato para conseguir uma compra a um preço mais
baixo.
Ter garantias do uso seguro do espaço
digital é prioridade, e a LGPD mantém relação direta com essa tendência. O
ambiente digital precisou ser adaptado para garantir maior segurança e, aos
poucos, transformações na maneira de coletar, armazenar e conceder dados foram
sendo aplicadas. As dificuldades vivenciadas pelas empresas no processo de
adaptação seguem sendo evidenciadas. Um levantamento realizado pela RD Station
em 2021 mostrou que as empresas não estão conseguindo se adequar às novas
exigências: 93% das quase mil empresas que participaram do estudo dizem
conhecer ou pelo menos já ter ouvido falar da LGPD, mas apenas 15% se mostram
prontas ou na reta final de preparação, mesmo a lei já prevendo sanções desde o
dia 1º de agosto de 2021.
As multas podem chegar a 2% da receita
até o limite de R$ 50 milhões para empresas que não definirem protocolos claros
para a proteção dos dados pessoais de consumidores e colaboradores. Por
isso, em casos de percalços para a adequação à nova norma, uma boa estratégia é
investir na terceirização deste serviço. Além de gerar economia para a empresa,
o processo tende a se tornar mais eficiente e célere, uma vez que empresas de
outsourcing já dominam os desafios dessa adaptação.
Sobre a ABRAPSA
Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.
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