Pet móvel Au-All chega ao mercado de franquias com modelo único no Brasil e investimento a partir de R$ 205 mil
Van com água aquecida vai até a casa do cliente com
serviços de banho e tosa em cães e gatos de qualquer tipo e porte; Primeira
franquia pet móvel no Brasil almeja alcançar 90 unidades até 2023
O Brasil ocupa o 3º lugar no número de pets no mundo,
e a sétima posição em faturamento no ranking global, representando 3,9% do
total de 145,8 bilhões de dólares faturados no mundo. Muitos desses bichinhos
de estimação são considerados parte da família dos brasileiros. Não é à toa que
o mercado pet cresceu de forma rápida, principalmente durante a pandemia.
Levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados) aponta que entre 2019 a 2021, o crescimento de trabalhadores
formais em atividades veterinárias foi de 46,5%, o melhor desempenho do ranking
de emprego no Brasil. Durante esse período, o mercado de pets ganhou quase 23
mil novas empresas e o faturamento do setor cresceu 27% no ano passado,
comparado com o ano anterior, quando foi registrado faturamento acima de R$ 51
bilhões em 2021.
É de olho no crescimento exponencial da população de
animais domésticos, que reflete na economia nacional, que acaba de chegar ao
mercado de franquias a Au-All Pet Móvel, uma van equipada com todo
aparato para higiene de cães e gatos.
O negócio, que nasceu em 2019 na cidade do Rio de
Janeiro, se torna a primeira franquia pet móvel do Brasil com serviços de banho
e tosa em domicílio. O espaço é composto por um ambiente profissional
estruturado com equipamentos necessários para um banho e tosa de alto nível.
Todo atendimento é individualizado, espaço climatizado e a marca ainda preza
pela sustentabilidade com toalhas descartáveis.
Contratar o serviço é bem fácil: basta entrar em
contato e agendar o dia e horário que o franqueado estaciona diante da casa do
cliente oferecendo banho, tosa e outros serviços no horário que o tutor quiser,
para que seu tempo seja dedicado ao convívio com seu amigo peludo. A equipe é
formada por profissionais qualificados em cursos com certificação, como o da Galharde
Academy, de São Paulo.
Da dor ao negócio próprio
O negócio nasceu de uma necessidade pessoal e foi
criado pelos cariocas Mônica Monteiro Ferreira, Gerson Jaolino, e Eduardo
Monteiro Ferreira. “Sempre que chegava a hora dos nossos cães irem ao pet shop
eles se escondiam, demonstravam medo, ficavam resistentes. Esses sinais
acenderam uma dúvida sobre como eles se sentiam e como estavam sendo tratados.
O fato de ficarem em local estranho ao habitat deles, serem colocados em
gaiolas desde o transporte que os buscava até chegar a hora de serem atendidos
e o longo período que ficavam longe de nós, fez com que pensássemos o que
poderia ser uma solução para esse problema. Imaginamos que essa angústia não
era só nossa, mas de muitos outros tutores”, relembra Mônica Monteiro Ferreira,
CEO da franquia Au-All Pet Móvel.
Após criar a primeira unidade em meados de 2020, em
plena pandemia, em cinco meses já não havia mais espaço na agenda para receber
novos clientes e resolveram colocar para rodar mais uma van e atender outra
região do Rio de Janeiro. Em poucos meses a terceira van também entrou em
circulação. Foi quando os empresários perceberam que havia muita demanda para
pouca oferta. Com o mercado aquecido, era hora de dar um novo passo.
Os cães Zeca, um labrador de 7 anos; Juca, o golden
retriever de 11 anos, Linda, uma border collie de 5 anos, que faz jus ao nome,
além da charmosa Lili, uma gatinha de rua adotada com mais de 10 anos, são os
embaixadores da marca e foram os precursores para que o casal Mônica e Gerson
criassem o negócio. De quebra, receberam a ajuda do irmão de Mônica, o Eduardo,
para compor esse time.
Diferenciais que somam forças
A Au-All foi fundada com a proposta de manter os pets
próximos do seu habitat, dos seus tutores e familiares, de não serem colocados
em gaiolas, e o tempo gasto ser apenas o necessário, sem longas esperas. Na
franquia, os tutores podem acompanhar seus pets durante todo o procedimento sem
sair de suas casas e, assim, eles podem ver como eles se sentem e como estão
sendo cuidados.
Mesmo em plena pandemia, quando o negócio foi criado,
ele não deixou de crescer. A marca conta com ambiente climatizado para os dias
quentes; check-list para banho e tosa; profissionais especializados; produtos
de alta qualidade; estações de trabalhos individuais; espaço seguro e
monitorado, além de não utilizar gaiolas no atendimento, prezando o conforto e
bem-estar do pet.
Modelo de negócio
São três modelos de negócios iguais, o que diferenciam
entre si é o modelo de carro e autonomia de energia e água aquecida, sendo que
todos os veículos são totalmente customizados:
● Pocket – Modelo mais básico, conta com uma van modelo Effa picape
V21, com espaço de 4 metros quadrados, com capacidade para receber
260 litros de água e um gerador. Nesse modelo é necessário investimento de
R$ 205 mil, incluso taxa de franquia, mais compra do veículo e equipamentos, e capital de giro. O faturamento médio
mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade
de 37%, e prazo de retorno estimado em até 26 meses.
● Classic – Modelo intermediário com uma van Renault master L2H2, com
espaço de 5 metros quadrados, capacidade de até 350
litros de água e dois geradores. Esse modelo
solicita investimento de R$ 358.250,00,
incluso taxa de franquia, mais compra do veículo e equipamentos, e
capital de giro. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 21 mil, com
rentabilidade de 35%, e prazo de retorno estimado em até 41 meses.
●
Premium – Esse modelo é mais robusto e completo,
com uma van Renault master L3H2 estendida, com espaço de 6 metros quadrados,
capacidade de até
500 litros de água e três geradores. Esse
modelo solicita investimento de R$ 371.837,00, incluso taxa de franquia,
mais compra do veículo e equipamentos, e capital de giro. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 21 mil, com rentabilidade
de 35%, e prazo de retorno estimado em até 44 meses.
A CEO salienta que em qualquer modelo de negócio é
aplicado o mesmo tipo de serviço, com conforto, qualidade e segurança, como
banho comum e terapêutico, tosa na tesoura, tosa asiática, higiênica ou na
máquina, além da tosa de raças específicas com a técnica trimming. O tempo
gasto para execução dos serviços é o mesmo nos três modelos.
O serviço é direcionado a cães e gatos de qualquer
raça e tamanho, com preços que variam conforme o serviço e porte do animal.
Exemplo disso é um banho em um Chihuahua, a R$ 55, e
para cães maiores, como Terra Nova e Cane Corso, o serviço pode custar R$ 170,
conforme a região do franqueado.
Perfil do franqueado
Mônica enfatiza que para investir nesse segmento, é
claro que é necessário amar animais. Mais ainda, é necessário que o franqueado
tenha disponibilidade para estar no dia a dia da operação para executar os
procedimentos como groomer ou o próprio motorista da van; seja resiliente;
habilidade em lidar com pessoas e animais, e esteja de acordo com as normas da
franquia.
A empresária conta que esse tipo de negócio também é
ideal para veterinários recém-formados, que ainda não tem clientela e que podem
iniciar seu próprio negócio construindo sua carteira de clientes.
Já o papel do franqueado dentro do negócio se baseia
na prospecção de clientes e execução de serviços como groomer (profissional
para prestação de cuidados de higiene e estética animal). Também é obrigatório
que a unidade conte com um motorista.
Suporte ao franqueado
A Au-All conta com um sistema de gestão de agenda
inteligente que também é um CRM, onde o franqueado consegue fazer análises e
montar estratégias por cliente, grupo de clientes, raças, praças, entre outros.
A franqueadora ainda oferece a universidade corporativa,
que será o ambiente dedicado exclusivamente ao franqueado com vários tipos de
cursos completos, desde gestão inteligente a cursos de primeiros-socorros com
aulas do próprio veterinário da marca.
Outro ponto chave do negócio é o fato de todas as
unidades contarem com um sistema de câmeras com áudio nas unidades móveis.
Através delas, a franqueadora conseguirá apoiar o franqueado a distância
durante um procedimento, principalmente no início da operação.
Expansão
A rede hoje soma três unidades próprias, sendo duas na
Barra da Tijuca e uma van no Recreio, todas na cidade do Rio de Janeiro. A rede
foca nesse momento crescer de forma espiral tendo os estados de São Paulo e o
próprio Rio de Janeiro como ponto de partida a receberem o empreendimento.
Mônica pontua que qualquer tipo de cidade
tem espaço para receber uma operação Au-All, tendo em vista que no Brasil há
mais de 37 milhões de domicílios com algum pet. São mais de 54 milhões de
cachorros e quase 25 milhões de gatos, segundo dados da Comac (Comissão
de Animais de Companhia). Além do mais, o consumo de produtos pet care
deve crescer mais de 140% até 2026, de acordo com pesquisa da Euromonitor
International.
A marca projeta alcançar
90 unidades até 2023 e faturar R$1,6 milhão.
“Queremos levar serviço de qualidade com comodidade onde o cliente
estiver, bem como tranquilidade aos animais em um veículo totalmente adaptado.
Hoje temos fila de espera com clientes interessados nos serviços, por isso
acreditamos que o modelo é ideal para qualquer cidade e região. Afinal, boa
parte das residências brasileiras têm um ou mais animais de estimação e buscam
por serviços de higienização e estética animal”, conclui a empresária.
Sobre a Au-All Pet Móvel
Criada em 2019 na cidade do Rio de Janeiro com a missão de prestar serviços de qualidade a milhares de pets, a Au-All é a primeira franquia pet móvel no Brasil a contar com uma van equipada com todo aparato para higienização e embelezamento de cães e gatos. O veículo suporta água aquecida para o banho dos animais, gerador próprio, além de ir até a casa do cliente com serviços de banho tosa e outros cuidados de higiene e estética para pets de todo tipo e porte. Em meados de 2022 migrou para o mercado de franchising com três modelos de negócios que solicitam investimento a partir de R$ 205 mil e prazo de retorno estimado entre 26 a 45 meses. https://auallpetmovel.com.br/
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