Receita da Bemobi cresce 123% e atinge 138 milhões de reais no segundo trimestre. Empresa anuncia primeiras parcerias no segmento de utilities
Companhia acelera transformação digital no
setor de utilities e expande mercado endereçável, com estreia no setor de
energia. Bemobi oferecerá soluções de pagamento e canais digitais para usuários
dos grupos Energisa/Voltz e Equatorial.
- EBITDA ajustado atinge 44,9
milhões de reais, alta de 92% na comparação anual. Caixa é de 493 milhões
de reais, o que permite novas aquisições de empresas e manutenção da
recompra de ações.
- No trimestre, segmento de
soluções de pagamentos passa a representar 32% da receita consolidada.
São Paulo, agosto de 2022 - A Bemobi
(BMOB3), empresa de tecnologia pioneira na oferta de soluções e de plataformas
móveis de serviços digitais, microfinanças e pagamentos, comunicou à Comissão
de Valores Mobiliários (CVM) seus resultados financeiros relativos ao segundo
trimestre de 2022. Apesar dos desafios encontrados na Rússia e na Ucrânia,
países em guerra nos quais a companhia atua, e de uma apreciação do real frente
ao dólar, a Bemobi registrou um trimestre de expansão em suas principais
métricas operacionais e financeiras. O período marca ainda o início da atuação
da empresa no segmento de utilities,
com parcerias firmadas com os grupos Energisa/Voltz e Equatorial – o que amplia
sua atuação em soluções de pagamentos e canais digitais.
“Apesar de desafiador em vários
aspectos, este ano tem sido muito positivo para nós. As novas parcerias com
empresas importantes do mercado de energia são um exemplo disso", diz
Pedro Ripper, cofundador e CEO da Bemobi. "Por meio delas, aceleramos a
digitalização de mais um segmento crítico para a economia, além de expandir de
forma relevante nosso mercado endereçável de atuação em meios de pagamentos e
canais digitais para o segmento de utilities."
Entre abril e junho deste ano, a receita
líquida ajustada da Bemobi mais do que dobrou em relação ao mesmo período de
2021, atingindo 138 milhões de reais. O EBITDA ajustado (lucro antes impostos,
taxas, juros e amortizações) cresceu 92% e chegou a 44,9 milhões de reais. A
geração de caixa operacional foi de 32,9 milhões de reais no período, mantendo
a conversão de resultados em caixa acima dos 70%. Dessa forma, a companhia
fechou o trimestre com um caixa total de 493 milhões de reais. "Esse
cenário permite a continuidade do plano de expansão da Bemobi por meio de
aquisições e permite a manutenção de nosso programa de recompra de
ações", afirma Ripper.
As soluções de Microfinanças, Pagamentos
e de Plataformas de Software como Serviço (PaaS) foram os grandes destaques
deste trimestre. Juntas, elas passaram a representar 66,8% da receita
consolidada no período. Entre abril e junho, a Bemobi processou 77 milhões de
transações de adiantamento de saldos de recarga de celulares e de análise de
risco de crédito e fraude – um volume duas vezes superior ao registrado no
segundo trimestre de 2021. Também nesse período, a companhia processou mais de
1,5 bilhão de reais em TPV de recargas e assinaturas de planos recorrentes.
No negócio de Plataforma como Serviços
(PaaS), a Bemobi encerrou o trimestre com 27 parceiros em sua plataforma
proprietária de distribuição digital (Loop). Com utilização de Inteligência
Artificial e Machine Learning, a empresa acompanha a rotina de consumo de
milhões de usuários de telefonia móvel, em parceria com algumas das maiores
operadoras do mundo, como Claro, Vodafone, Vivo, Tim, Movistar e Oi. Dessa
forma, é possível compreender a jornada desses clientes, identificar pontos de
fricção e transformá-lo em oportunidades de ofertas customizadas para cada
usuário de celular no momento certo, no canal mais adequado e a um preço
acessível.
A Bemobi fechou o segundo trimestre
deste ano com uma média mensal de 36 milhões de assinaturas pagas pelos
usuários de seus serviços de aplicativos, jogos e comunicação – um crescimento
de 11% na comparação anual. Essa aceleração é explicada pela gradual retomada
do poder de compra de parte significativa da população brasileira no
pós-pandemia. A Bemobi fechou ainda quatro novas parcerias para oferta de
Serviços de Assinatura Digital – no Tadjiquistão e no Marrocos, mercados novos,
e no Cazaquistão e Paquistão, países onde já atua.
Expansão
Criada no Brasil, mas com forte e
crescente atuação global, a Bemobi tem como missão acelerar a democratização do
consumo de serviços digitais nos mercados emergentes nos quais atua. A empresa
está presente em 46 países por meio de parcerias com 103 companhias, entre
operadoras de telefonia, bancos digitais, fintechs, e-commerces e agora,
também, com empresas do setor de utilities,
um mercado com TPV endereçável cerca de três vezes superior ao das telecoms
brasileiras.
Com a nova abordagem, a Bemobi traz uma
solução “white-label”, capaz de suportar toda a jornada de pagamentos digitais
dos clientes das empresas de energia, incluindo canais de arrecadação
customizados por perfil de usuário, sistemas de prevenção à fraude e
conciliação. A nova solução permitirá aos clientes dos parceiros pagarem suas
contas por meio de qualquer canal – site, app, URA, WhatsApp, entre outros –
com cartões de crédito ou de débito e PIX e com parcelamento de faturas em até
24 vezes.
A nova solução já nasce com dois grandes
parceiros iniciais. O grupo Energisa, juntamente com a sua fintech Voltz, passa
a usar a solução da Bemobi em todas as suas operações. O grupo Equatorial, por
sua vez, implementará as mesmas soluções inicialmente em dois estados, com
potencial de expansão para as demais operações.
O mercado brasileiro de utilities, formado por mais
de 80 milhões consumidores e que processa estimados 247 bilhões de reais anuais
em pagamentos, vem acelerando as iniciativas de digitalização da jornada do
cliente, impulsionada pelo crescente movimento de bancarização dos últimos anos.
A tecnologia de meios de pagamento
fim-a-fim da Bemobi já é usada no modelo "white label" por todas as
principais operadoras de telecom em operação no Brasil. A plataforma permite
que os usuários comprem suas recargas e paguem seus planos, em diversos canais
digitais, com cartões de crédito e de débito e PIX, entre outras opções de
pagamentos eletrônicos, de forma segura e simples.
A Bemobi é o maior provedor de soluções
de tecnologia de pagamento para operadoras de telecomunicações do país.
Anualmente, sua plataforma gerencia um volume de pagamentos (TPV) de mais de 6
bilhões de reais e se relaciona de forma recorrente com mais de 28 milhões de
usuários.
"Sem perder o foco nos nossos
negócios originais, seguimos entregando uma consistente diversificação de
receita, com o fortalecimento da nossa vertical de soluções de pagamentos e
microfinanças, que além de abrir novos mercados endereçáveis, que tornam a
empresa mais balanceada e resiliente”, diz Pedro Ripper. “Temos muito orgulho
de tudo que construímos juntos até aqui. Mas temos convicção de que só
começamos a arranhar a superfície de um mercado potencial de mais de 2,6
bilhões de pessoas. Além disso, continuamos capitalizados, com quase 500
milhões de reais em caixa, o mesmo ritmo de busca por novas oportunidades, e
mantendo os princípios que nortearam as aquisições que já realizamos.”
Para mais informações, acesse: ri.bemobi.com.br
Sobre a Bemobi
Nascida no Brasil, mas
com atuação global, a Bemobi é uma empresa de tecnologia pioneira com foco na
oferta de soluções e plataformas móveis de serviços digitais, microfinanças e
pagamentos. Seu inovador modelo de negócios, com distribuição B2B2C, possui
sólida aderência à realidade de grande parte da população brasileira e de
outros países emergentes de perfil semelhante. Com mais de 36 milhões de
clientes de serviços de assinaturas digitais, a Bemobi atua, hoje, em parceria
com 103 empresas espalhadas por mais de 40 países ao redor do mundo. A Bemobi
atua ainda no segmento de microfinanças com o objetivo de democratizar o acesso
aos serviços digitais móveis. Atualmente, a Bemobi emprega mais de 700
funcionários. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos
prêmios.
Nenhum comentário