Recordes para o turismo: hotel curitibano registra melhor semestre com crescimento de 13% em fluxo de hóspedes, em comparação com período pré-pandemia
Em sintonia com os dados da Rede Empresarial do
Centro Histórico, que divulgou aumento inédito de 35% do volume de turistas no
Paraná, NH Curitiba The Five registrou bons resultados
NH Curitiba The Five
Divulgação NH Curitiba The Five
Considerada a segunda capital com o
melhor ambiente de negócios, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios
(ICM), realizado pelo Ministério da Economia, e eleita a cidade com melhor
qualidade de vida e situação fiscal do Brasil, de acordo com o ranking As
Melhores Cidades do Brasil 2022, Curitiba vem se destacando em diversos índices
do país. Acompanhando o ritmo de ascensão, o ICM acumulou alta de 51,3% em
comparação com o ano passado, conforme dados do Índice Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE). O setor de serviços hoteleiros está aquecido e o
percentual já se equipara - e em alguns estados supera - os dados registrados
em 2019, antes da covid-19. Agora, com 79% da população vacinada com as duas
doses ou dose única, os dados revelam a sólida recuperação do setor.
Com a chegada do inverno, o sul do
Brasil, mais especificamente Curitiba, se torna atraente para quem gosta de
curtir o frio. Conhecida como uma das capitais mais geladas do país e eleita
uma das 10 melhores cidades para se visitar nesse período (dados do Ministério
do Turismo), o inverno curitibano registrou número recorde de turistas em 2022.
Com uma programação especial de shows, feiras públicas e festivais, promovida
pela prefeitura da cidade, a capital paranaense registrou um crescimento
de 35% no número de turistas e um faturamento 70% maior se comparado a
2021.
O NH Curitiba The Five, primeiro hotel
da rede espanhola NH Hotels no Brasil, acompanhou o crescimento e registrou
números surpreendentes. “Quando comparamos com o mesmo período de 2021, a
recuperação do primeiro semestre foi excepcional. Registramos um aumento de
400% em faturamento, 401% aumento do número de quartos ocupados e 377% em
número de hóspedes. Em números reais, tivemos cerca de 10.000
hóspedes no primeiro trimestre do ano. Neste segundo trimestre, com clima mais
ameno, houve um acréscimo de 15% no fluxo de pessoas. Os principais perfis de
hóspedes neste inverno são de famílias brasileiras e grupos de amigos em
viagens domésticas e internacionais”, relata o diretor do hotel, Antônio de
Albuquerque. “Comparando com um cenário mais equilibrado, pré-pandêmico, houve
um crescimento de 13% em número de hóspedes e 7% em número de quartos vendidos.
A diária média no mesmo período cresceu em 20%”, complementa. O porta-voz
credita o aumento a três fatores: reaquecimento da economia regional, maior
volume de turistas aos fins de semana e retomada da realização de eventos
corporativos.
O turismo corporativo se mostra ainda
mais promissor. Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens
Corporativas (Abracorp), indicam que o setor faturou aproximadamente R$ 900
milhões somente em março deste ano. Ainda de acordo com a organização, os
deslocamentos vinculados aos negócios representam 60% dos bilhetes aéreos
emitidos no Brasil. No primeiro semestre de 2022, os hóspedes em viagens
corporativas corresponderam a 65% do fluxo no NH Curitiba The Five. Para o
segundo semestre, as reservas deste segmento já são expressivas. “Esperamos
aproximadamente 17.000 hóspedes viajando a trabalho e nossa agenda de reservas
para eventos corporativos já está 70% ocupada. Outro fenômeno interessante é o
“bleisure”, quando o trabalho se une ao lazer. Já percebemos um aumento nos
hóspedes que viajam a trabalho e com parentes que acompanham para turismo”,
complementa o diretor.
Geração de empregos em ritmo de
alta
Levantamento do painel Monitora Turismo
e CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil) mostra que a
geração de empregos no setor de turismo registrou aumento de 42,3% no primeiro
semestre do ano quando comparado com o mesmo período do ano passado. O hotel
curitibano reforça a crescente: o quadro de colaboradores cresceu 40%, em
especial nas equipes de governança, cozinha e restaurante. "Resultam em um
saldo de 30 contratações diretas e indiretas”, complementa Antônio. A previsão
segue positiva e o diretor projeta expandir em mais 15% o número de
funcionários, uma vez que o segundo semestre tradicionalmente concentra maior
número de eventos corporativos.
Segundo semestre com saldo ainda mais
positivo
O NH Curitiba The Five está otimista
para o segundo semestre, com expectativa de ampliação ainda neste ano de 20% a
25% do fluxo de pessoas e faturamento. Os dados levantados pelo Ministério do
Turismo na Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de
Turismo no Brasil apontam para o mesmo sentido: sete em cada dez (71,5%)
agências e operadoras estimam uma demanda maior de turistas até o final do ano.
Em relação ao faturamento, 67,7% dos empresários esperam aumento nos ganhos.
“O hábito de viajar em família reforçou
o turismo de lazer e cultural em Curitiba. O NH Curitiba The Five registrou um
aumento considerável de um público que busca conforto, segurança e diversão
aliada a uma gastronomia contemporânea”, finaliza Antônio.
SOBRE NH HOTELS
NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.
Nenhum comentário