Restaurantes e bares de Belo Horizonte se recuperam do longo período de crise provocada pela pandemia
Uma das redes que chegou recentemente na cidade foi a
FiChips Food levando o seu tradicional prato inglês “fish and chips” para o
cardápio do mineiro
Conhecida tradicionalmente por ser a capital dos
botecos, esse segmento em Belo Horizonte-MG passou por tempos bem difíceis
durante o pior momento de pandemia, porém agora registra uma recuperação
surpreendente, superando o período pré-covid-19.
A crise econômica resultou no fechamento de 3,5 mil
dos 12 mil restaurantes e bares da capital mineira. Além disso, segundo os
dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais
(Abrasel-MG), até o fim de 2020, cerca de 30 mil pessoas desse setor ficaram
desempregadas.
Apesar do momento complicado vivido pelo segmento, o
que mais impressiona atualmente é a sua recuperação. Pois, ainda conforme o
levantamento, no começo deste ano a capital mineira já contava com 14,5 mil
empresas do setor, resultando em mais de 130 mil empregos diretos gerados.
Belo Horizonte é considerada uma das cinco melhores
cidades do país para se empreender, de acordo com o ranking geral do Índice de
Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022.
Franquias food service estão em alta no estado
As franquias do segmento de food service também estão
se recuperando do momento mais crítico da crise sanitária. Segundo a Associação
Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes desse setor em 2021 no
estado mineiro foi de R$ 1.975 bilhões, sendo que em 2020 a arrecadação total
foi de R$ 1.823 bilhões, gerando um aumento de 8,3%.
Além disso, as unidades de franquias desse ramo em
Minas Gerais foram para 2.022 no ano passado, sendo que, em 2020 esses números
não passavam de 1.893 lojas, resultando em um aumento de 6,8%.
Uma das redes que aproveitou esse bom momento da
região e investiu em uma unidade na capital mineira foi a FiChips Food –
franquia de food service com pratos típicos do Reino Unido – que inaugurou sua
primeira unidade na cidade em março deste ano.
Realizando o sonho do negócio próprio
Com uma localização centralizada no bairro de Lourdes,
mais precisamente na avenida Álvares Cabral, 363, a unidade da FiChips de Belo
Horizonte tem o comando do engenheiro eletrônico Sérgio Jorge Saliba Júnior, 43
anos, e do seu sócio e administrador de empresas Pedro Boerger Machado, 39
anos, que juntos realizaram o sonho de montar o primeiro negócio próprio.
Sérgio Saliba explica que resolveu investir na rede
pelo fato de notar o bom momento que o segmento atravessa em Belo Horizonte.
“Com a alta procura pelo setor, além de ser um modelo de negócio que se encaixa
ao que eu procurava, percebi que era um bom momento para investir.”
Segundo Saliba, o investimento inicial realizado na
franquia foi de R$ 300 mil, além disso, atualmente ele emprega oito pessoas
diretamente. “Com o negócio em alta e uma rede que conta com vários
diferenciais, nos faz estipular um faturamento de R$ 550 mil ainda neste ano.”
Diferenciais para atrair mais clientes
Além de estar em uma boa localização, algo que
facilita o acesso dos clientes até o local, a FiChips de Belo Horizonte conta
várias atrações sem contar com a comida típica inglesa que é servida todos os
dias.
A unidade conta com o tradicional happy hour, indicado
para os trabalhadores da região que curtem passar um momento de descontração
após o horário de expediente. “Aqui é um ponto com bastante empresa, com isso,
aqueles que gostam de sair do trabalho e beber um chopp irão encontrar
promoções especiais para curtir esse momento”, diz o empresário.
O happy hour da unidade é de segunda e
terça-feira, das 16 horas até o encerramento das atividades e na quarta e
quinta-feira, das 16 horas até às 20 horas. O franqueado da FiChips ainda
detalha que as promoções para esse horário são sempre no chopp pilsen e IPA.
“Além do happy, nós também trabalhamos uma outra maneira de atrair os clientes
para o nosso restaurante, que é através de shows com bandas de pop rock
internacional”, detalha Saliba.
Para os casais que amam curtir a noite, mas que não
dispensam a companhia dos seus filhos, o local oferece um espaço kids
para que as crianças também possam curtir. “Nosso espaço kids é totalmente com
a temática inglesa, com o tradicional ônibus inglês ilustrado no ambiente,
espaço para que as crianças façam desenhos em papel e também na lousa, além de
uma televisão com programação infantil”, explica Sérgio.
Cardápio atrativo
A FiChips Food conta com um cardápio de comidas
tipicamente inglesa, sendo bem aceita pelo público que frequenta o local.
“Desde que inauguramos, a nossa comida sempre foi muito bem aceita e com um
feedback sempre positivo por parte da população mineira”, conta Sérgio.
Na unidade da capital de Minas Gerais os produtos que
estão sempre em alta são o lanche London Burguer e a porção Fish and Chips,
representando quase 50% das vendas de todos os produtos da loja.
“Além desses, temos um cardápio repleto, com diversas
opções, como fish e onion, onion rings, fritas, batata recheada, escondidinho
inglês, opções de salada, pratos executivos e as tábuas de aperitivos”,
finaliza Sérgio Saliba.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com quatro modelos de negócios: container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 174 mil, e retorno do investimento previsto entre 16 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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