Últimas

CEOs da CAOA, Novelis e Pernambucanas estarão juntos em painel do Perxpectivas 2023

Evento proprietário da Asia Shipping será realizado no dia 8 de novembro e debaterá as oportunidades e desafios do comércio exterior no próximo ano

Thiago de Aragão, Lars Jensen e Ricardo Amorim abordarão temas como conflito entre Rússia e Ucrânia, aumento de fretes e combustíveis sustentáveis 


 

São Paulo, setembro de 2022 – Um evento para mudar o mindset do comércio exterior. Esta é a proposta da 2ª edição do Perxpectivas, evento proprietário da Asia Shipping, que será realizado no dia 8 de novembro, das 9h às 21h, nas Casa Petra, em São Paulo. Para discutir os desafios logísticos e os próximos passos em cada um dos setores que atuam – automotivo, alumínio e vestuário -, os CEOs da CAOA, Mauro Correia; da Novelis, Francisco Pires, e da Pernambucanas, Sergio Borriello, estarão reunidos em um painel liderado pelo Diretor de Vendas da Asia Shipping, Rafael Dantas, das 10h40 às 12h.

O objetivo é que cada empresa possa contar um pouco das tendências de cada segmento, o dia a dia de seus processos logísticos, os principais gargalos enfrentados na importação e exportação, as previsões da economia no próximo ano e o cenário reservado ao Comex, após um 2022 de muitas incertezas. De acordo com Rafael Dantas, o pior do supply chain já passou, o que significa que o setor logístico não vive o fim do mundo. “Diferente desse ano, o próximo promete ser de menos incertezas e mais oportunidades”, prevê o executivo.

Além dos CEOs, o Perxpectivas 2023 reunirá grandes especialistas e players do mercado para que possam apresentar estatísticas recentes sobre os modais, movimentação nos portos, produtos mais demandados, valores dos fretes, os reflexos dos recentes lockdowns na China, investimentos em infraestrutura e os reflexos da geopolítica no Comex. 

Uma das presenças mais aguardadas é a de Lars Jensen, um dos especialistas mais renomados em transporte marítimo de contêineres no mundo. Sócio de uma importante consultoria internacional, Jensen é referência quando o assunto é assistência especializada na tomada de decisões estratégicas, análise e melhoria de processos no transporte marítimo de cargas. Ele abordará, principalmente, as melhorias que podem ser feitas no mercado de shipping, combustíveis sustentáveis, dentre outros assuntos.

A influência da geopolítica no futuro do comércio exterior será o tema da palestra de Thiago de Aragão, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins (EUA). Pesquisador associado do Instituto Francês de Relações Internacionais Estratégicas, Aragão é sempre convidado pelos fundos internacionais para avaliar os pontos positivos e/ou negativos de investir em um determinado país. Aragão poderá compartilhar a visão dos investidores internacionais sobre o Brasil e o que aguardar para 2023.

A última palestra do evento será, das 17h às 18h30, com o economista Ricardo Amorim, que fará uma análise de temas relacionados à economia brasileira e os principais impactos provocados pela invasão russa à Ucrânia, como o aumento dos preços dos alimentos, já que os dois países são os maiores exportadores de trigo e milho. “É provável que o público queira ouvir do economista se o Brasil passou a ter – ou não - vantagens geopolíticas em relação a outros países emergentes, e se os ativos brasileiros despertam interesse dos investidores estrangeiros”, complementa o diretor da Asia Shipping, que espera reunir presencialmente no Perxpectivas 2023 mais de 600 convidados.
 

Painel de CEOs

Saiba um pouco mais sobre os presidentes que participarão do painel de Comex:

  • Mauro Correia, CEO da CAOA

Com mais de 21 anos de experiência no setor automotivo, o executivo assumiu como vice-presidente da CAOA em 2014, ficando responsável pelas áreas de Engenharia de Produto, Importação, Compras, Produção, Vendas no Atacado, Distribuição, Logística 

e Pós-venda. Assumiu como CEO em dezembro de 2016. Formado em Engenharia Mecânica de Produção pela FEI, Correia possui MBA em Negócios pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

  • Francisco Pires, CEO da Novelis América do Sul

Indicado para esta função em junho de 2019, Francisco conduz a expansão das operações de laminação e reciclagem de alumínio na fábrica de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, para atender o mercado de latas em rápido crescimento. O executivo se juntou à Novelis América do Sul em 2012 como Diretor de Compras, sendo promovido no ano seguinte para a posição de Diretor de Suprimentos e Supply Chain. Em 2014, assumiu a Vice-Presidência Comercial da Novelis América do Sul, onde liderou o crescimento nas vendas, satisfação dos clientes e desenvolvimento de novos mercados no Brasil e América Latina.

  • Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas

O executivo está nesta posição desde dezembro de 2016. Começou sua carreira como auditor na KPMG. Desde então, já foi Diretor Financeiro de empresas como Citibank (Brasil e Colômbia), Banco ABN AMRO, Banco Ibi, SulAmérica Seguros, Tecnisa e Banco Santander. Graduado em Contabilidade pela PUC-SP, possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-graduação em Filosofia e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

 

SERVIÇO
PERXPECTIVAS – COMEX 2023

Painel CEOs

Data:  8 de novembro

Horário:  Das 10h40 às 12h

Inscrições: Link

 

Sobre a Asia Shipping

Criada em Santos em 1996, a Asia Shipping é uma multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos de mercadorias tanto na importação quanto na exportação, utilizando diversos modais como aéreo, marítimo e rodoviário. Além disso, a companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro e Seguros de cargas. 

Com 26 anos, a Asia Shipping é a maior integradora logística da América Latina e a única da região presente no Ranking dos 50 maiores agentes de carga do mundo. Também foi certificada pelo Great Place to Work como uma das “Melhores Empresas para se Trabalhar” no Brasil. A companhia está em 11 países, com 40 escritórios no mundo – 10 no Brasil – e mais de 1.000 colaboradores. A empresa aderiu ao Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, o OEA, e ao Pacto Global da ONU. 

Nenhum comentário