CERCA DE 45% DOS BRASILEIROS ESTÃO DISPOSTOS A FAZER MAIS COMPRAS NESTE ANO DO QUE EM 2021
Em levantamento realizado com os usuários do Méliuz, consumidores buscam por frete grátis, preço promocional e cashback
Belo Horizonte, Setembro de 2022 - Apesar
do cenário de alta inflação na economia brasileira, uma pesquisa realizada pelo
Méliuz , empresa de tecnologia que tem
como objetivo impulsionar as vendas das lojas parceiras por meio de uma
experiência de compra fácil, completa e integrada à vida financeira dos seus
mais de 25 milhões de usuários, indica que boa parte dos brasileiros estão mais
dispostos a ir às compras em 2022 do que no ano passado.
Os resultados da pesquisa realizada com a base de usuários do Méliuz, que tem
5% de margem de erro, mostram que 45,5% dos consumidores pretendem fazer mais
compras este ano em relação ao ano anterior, enquanto 35,7% ainda não sabem ou
não se decidiram e apenas 18,8% estão decididos a comprar menos.
Após dois anos de instabilidade no comércio em razão da pandemia, alguns consumidores estão mais interessados em voltar a fazer compras em lojas físicas. Porém, a pesquisa aponta que o e-commerce ainda é o favorito, liderando com 60,1%, seguido pelas lojas físicas (25%) e lojas online com retirada em loja física (8,1%).
O momento de decisão de compra de 34,4% dos
usuários é influenciado pela vantagem do frete grátis, seguido pela preferência
de 26,9% por preços promocionais e 18,2% que procuram por cashback para
realizar suas compras.
Apesar de não liderar na pesquisa, a popularidade do cashback vem crescendo no
país e é hoje um dos benefícios queridinhos dos brasileiros. Dados da equipe de
Insights do Google mostram que as buscas pelo termo aumentaram em 38% durante a
Black Friday de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
No quesito planejamento financeiro, a pesquisa aponta que 74% dos usuários realizaram ao menos uma compra por impulso no último ano, sendo roupas a principal categoria. Para outras categorias, como eletrônicos e informática, celulares e eletrodomésticos, muitos ainda preferem fazer uma compra planejada. A pesquisa também mostrou que 10% dos consumidores tendem a fazer mais compras por impulso em lojas online do que indo às compras presencialmente.
Esse planejamento, muitas vezes, envolve esperar
por datas comemorativas ou promocionais para fazer as compras. Quase 60% dos
entrevistados declararam que acabam fazendo mais compras em datas comemorativas
que envolvem troca de presentes, como Natal e Dia dos Namorados, ou esperam
para comprar em datas comerciais, como a Semana do Brasil e a Black Friday.
“Vários familiares fazem aniversário próximo a datas comemorativas, então
consigo me planejar para comprar alguma lembrança a cada um mês e meio, em média”,
declara um dos usuários entrevistados na pesquisa.
Já para este outro usuário, o monitoramento do preço e das ofertas do produto
funciona como uma forma de planejar melhor seus gastos: “Acompanho o produto
que quero. Se o valor for alto, espero uma oferta e compro, mas se é algo que
preciso de imediato, não me preocupo tanto com o preço, desde que tenha limite
disponível no cartão”, afirma.
Neste cenário de preferência pelo e-commerce e
intenção de compra maior que no ano passado, muitas lojas online se preparam
para vender mais nos períodos de aquecimento do setor, como a Semana do
Cliente. Impulsionada pela Semana do Brasil, a Semana do Cliente estende as
comemorações do Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, e traz grandes
ofertas e promoções para os consumidores.
Para atender às expectativas de seus usuários, neste ano, o Méliuz preparou uma
grande campanha de vendas para a data. Lojas parceiras como Magalu e Amazon vão
oferecer porcentagens maiores de cashback durante o período, que chegam a 32%,
além dos tradicionais descontos que já são esperados pelos consumidores. A
campanha da Semana do Cliente
do Méliuz vai até o dia 18 de setembro.
Sobre o Méliuz
Fundado
em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia
que tem como objetivo impulsionar vendas gerando tráfego qualificado para as
lojas e marcas parceiras a partir do empoderamento dos consumidores por meio de
uma jornada de compra fácil e integrada à oferta de serviços financeiros.
Pioneiro em diversas frentes, o Méliuz possui hoje um ecossistema robusto que
oferece benefícios nas compras como cupons de desconto e cashback nas melhores lojas online, via Nota Fiscal e também na compra de Gift
Card e na recarga de celular. Em Janeiro de 2022 lançou sua conta digital integrando novos serviços à plataforma, como
Pix, cartão de crédito e compra e venda de bitcoins, garantindo uma experiência de
consumo ainda mais fluida e inteligente.
Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira, formando o grupo CASH3, que ainda conta com o Bankly, plataforma de Banking as a Service; Picodi.com, marca global presente em 44 países; Promobit, plataforma de social-commerce; Melhor Plano, site que oferece ferramentas de comparação de preços de serviços de telecomunicações de serviços financeiros; Alter, empresa especializada na negociação de criptoativos, além do iDinheiro, marketplace de serviços financeiros com mais de 3 milhões de visitas por mês e do Muambator, programa de rastreamento online de pacotes e encomendas nacionais e internacionais.
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