Com 23% de crescimento, Vapza expande acima da média do setor de alimentos
A indústria tem um dos portfólios mais amplos
no mercado de alimentos embalados à vácuo e cozidos a vapor, com vegetais,
grãos e proteínas
Pioneira no Brasil no segmento de
alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, líder de vendas de pratos
semiprontos (ABRAS, 2022) e Top Of Mind em Orgânicos (Organis, 2019): o status
conquistado pela Vapza é resultado de 26 anos de investimentos em uma moderna
tecnologia que permite oferecer alimentos saudáveis, práticos e seguros.
Consolidado, o negócio Vapza tem
crescido acima da média do setor: em 2021, o faturamento da marca aumentou 23%
em comparação com o ano anterior; no mesmo período, a indústria brasileira de
alimentos e bebidas registrou crescimento de 16,9%, segundo a Associação
Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). No primeiro trimestre de 2022, a
Vapza teve aumento de 28% no seu faturamento.
Para o CEO da Vapza, Enrico Milani, o
crescimento da empresa pode ser explicado por dois pontos principais: o aumento
do interesse do consumidor pela alimentação saudável e a tecnologia inovadora
da Vapza que permite diversificar o portfólio para atender diferentes demandas
do mercado nacional e internacional.
O processo de produção Vapza de embalar
o alimento à vácuo e cozinhá-lo no vapor mantém todos os nutrientes dos
ingredientes e garante segurança, pois reduz a carga microbiana a níveis
extremamente baixos. Além disso, os produtos não precisam ser estocados em
ambiente refrigerado, não necessitam de conservantes e têm validade de até 2
anos. Outro diferencial da tecnologia Vapza é que esse processo produtivo é aplicado
a uma ampla variedade de alimentos, incluindo proteínas.
“A Vazpa tem um portfólio amplo, com
vegetais, grãos e proteínas produzidos a partir do processo de embalagem à
vácuo e cozimento a vapor. Outras empresas trabalham com apenas alguns tipos de
alimentos, e nós ofertamos todos eles, o que nos permite atender as
necessidades de diferentes perfis de consumidores que buscam alimentação
saudável”, explica Enrico.
O CEO complementa que o crescimento dos
últimos meses evidencia que as estratégias de expansão do negócio têm sido
assertivas: em 2022, a Vapza cresceu no varejo, retomou o crescimento no Food Service após queda no
período de pandemia e está ampliando a exportação via marcas próprias para 13
país.
Vapza atenta às novas demandas por
alimentação saudável
Diversas pesquisas mostram que
alimentar-se melhor é uma preocupação crescente dos brasileiros. Por exemplo,
33,4% dos respondentes da pesquisa “O futuro do Food Service”, realizada pela
Fispal Food Service em parceria com a FGV Jr, divulgada no fim de 2021,
concordaram totalmente com a afirmação de que passaram a se preocupar mais com
a alimentação durante a pandemia do novo coronavírus e buscaram incluir mais
itens saudáveis nas refeições.
Os brasileiros também têm se mostrado
cada vez mais propensos ao consumo de orgânicos, como demonstra outra pesquisa
da própria Organis (Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021): na época
da realização do estudo, 31% dos entrevistados afirmaram ter consumido
orgânicos nos últimos 30 dias.
Atenta a essa realidade de mercado, a
Vapza mantém um portfólio diverso, para satisfazer as necessidades de todos os
públicos que buscam comida de verdade. Por exemplo, a empresa trabalha com
proteínas (carne vermelha e frango), produtos orgânicos e veganos, tem certificações
halal (para consumo da comunidade muçulmana) e Kosher (normas específicas que
regem a dieta judaica ortodoxa).
O portfólio conta com 45 produtos
distribuídos em cinco linhas: Dê o seu toque final (alimentos já prontos apenas
para finalizar), Orgânicos (itens 100% orgânicos certificados, Só aquecer
(alimentos que só precisam de aquecimento para o consumo), Single (porções
individuais) e Marvel (atendendo as necessidades nutricionais de jovens e
adultos).
A linha “Marvel Avengers” está entre os
lançamentos mais recentes da marca. Lançada em novembro de 2021, a linha já
vendeu 7 toneladas. As embalagens temáticas são inspiradas em super-heróis como
Incrível Hulk, Capitã Marvel e Thor, no intuito de atrair crianças e jovens.
Aos pais, além de um alimento saudável, a marca entrega a praticidade, já que
os pratos são temperados e podem ser aquecidos em 2 minutos. São seis os
produtos da linha Marvel: Canja com Arroz integral, Carne Bovina com legumes,
Peito de Frango com Mandioquinha e mais 3 produtos 100% orgânicos (Mix de Arroz
integral e Quinoa Vermelha orgânico, Feijão Carioca e Feijão Preto).
Números
- Presente em mais de 15 mil
pontos de venda, nas 27 unidades da federação do Brasil;
- Exportação para 13 países,
principalmente por meio de marcas própria;
- 45 produtos distribuídos em
cinco linhas: Dê o seu toque final (alimentos já prontos apenas para
finalizar), Orgânicos (itens 100% orgânicos certificados), Só aquecer
(alimentos que só precisam de aquecimento para o consumo), Single (porções
individuais) e Marvel (atendendo as necessidades nutricionais de jovens e
adultos);
- Alimentos mais vendidos no
varejo: Canjica, Carne Seca, Peito de Frango, Feijões, Grão de Bico, Grãos
orgânicos, Mandioca, Feijoada;
- 375 colaboradores diretos e 500
indiretos (entre promotores de merchandising / empresas de transportes,
terceiros);
- Parque industrial localizado em
Castro (PR), com uma área total de 81.000m² e uma área construída de
11.000m².
Sobre a Vapza Alimentos
A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 nos Campos Gerais do Paraná, a Vapza possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 13 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade. Além disso, é Top Of Mind na categoria Orgânicos pela pesquisa Organis 2019 e líder de vendas na categoria de pratos semi-prontos, em investigação feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2022. Para saber mais, acesse: https://www.vapza.com.br/
Nenhum comentário