Como aplicar a análise de franqueabilidade em uma marca?
O mercado de franquias é muito atraente, seja para quem quer empreender ou para uma marca que quer expandir sua presença no país. E para que uma marca entre para o setor de franchising, é preciso, além de comprovar o sucesso do modelo de negócio, passar por uma análise de franqueabilidade que analisa o melhor formato de expansão de cada marca.
Para começar uma
expansão é preciso ter uma estratégia bem definida. Eduardo Santinoni,
especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação
de franquias, explica que as estratégias podem ser várias, seguindo o modelo de
negócio e os desejos de cada empresário em relação à sua marca. “Cada caso é muito individual quando
falamos de expansão. Há casos que será preciso definir qual região priorizar no
primeiro momento, se a franquia pode atuar em qualquer lugar ou o crescimento
será em espiral”, exemplifica.
Há também a
possibilidade de definir a estratégia logística, pensando em manter a qualidade
dos produtos uniforme em cada unidade. Assim, é necessário pensar todo o
crescimento com base na malha logística que a empresa necessita e nos parceiros
disponíveis em cada região. “Todas
essas opções são alternativas, variações de estratégias de expansão, que podem
seguir um caminho ou uma combinação deles”, explica Eduardo.
E, durante todo esse
processo, são estudados os formatos de crescimento mais adequados, que podem ou
não ser a franquia. É possível que o melhor caminho de uma marca seja a
expansão por redes, por exemplo. “Muitas
marcas vêm até mim pedindo uma análise de franqueabilidade e nós definimos que
a franquia não é o melhor caminho e, em muitos negócios, pode não ser mesmo.
Cada negócio tem uma particularidade e nem todos se encaixam no formato de
franchising”, comenta o especialista.
Após essa definição,
começa de fato o plano de expansão, no qual são definidos pontos como quantas
unidades cabem no negócio nacionalmente, qual estratégia será usada e como
estruturá-la. “É literalmente
colocar o mapa na mesa e planejar a expansão, pensando nos territórios a serem
alcançados, onde estão os meus concorrentes e como criar oportunidades para a
inserção da minha marca”, finaliza Eduardo.
De acordo com a ABF
(Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do 2º semestre de 2022
foi 16,8% maior que o mesmo período do ano passado, com uma receita de mais de
R$ 195 bilhões por ano.
Sobre Eduardo Santinoni
Sócio fundador da Y
Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento
de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.
Administrador e
contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15
anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e
Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado
de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.
É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
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