Criatividade e inovação: como o design thinking pode contribuir com a educação?
A metodologia permite que as instituições de
ensino proporcionem aos alunos novas experiências de aprendizagem, aponta
TriggoLabs
São Paulo, setembro de 2022 - Após um salto forçado pela pandemia, é
evidente que a tecnologia está cada dia mais presente nas salas de aula. Nos
últimos anos, muitas instituições de ensino precisaram se reinventar,
investindo tempo e recursos na implementação de ações inovadoras. Nesse contexto,
a utilização de metodologias como o design thinking promete ser uma grande
aliada para que as empresas mantenham-se atualizadas e posicionadas de forma
estratégica dentro do setor da educação. É o que aponta análise da TriggoLabs,
empresa que oferece serviços de UX e UI.
O termo design thinking, que
frequentemente é associado ao design de produtos, na verdade é um conceito
muito mais amplo. Trata-se de uma metodologia que permite a identificação de
problemas e o desenvolvimento de soluções com foco, principalmente, na
criatividade, inovação e empatia. Nessa abordagem, muitas vezes o ponto central
não é a solução em si, e sim o caminho percorrido e os insights gerados na
busca por essa solução.
A aceleração no processo de
transformação digital fez com que muitas instituições de ensino direcionassem o
olhar para a tecnologia. Esse movimento deu origem à Educação 4.0,
abordagem que integra metodologias tradicionais de ensino com ferramentas e
soluções tecnológicas, a fim de preparar toda a comunidade escolar para o uso
eficaz dos recursos digitais. Esse conceito é uma forte tendência no setor da
educação. Uma pesquisa da Fortune
Business Insights aponta que o mercado global de edtech e salas de aula
inteligentes deve crescer de US$ 101,64 bilhões em 2022 para US$ 319,65 bilhões
em 2029, representando uma taxa de crescimento anual de 17,8%.
Mobile learning, aprendizado adaptativo,
imersão, gamificação e muitas outras tendências podem ser uma ótima maneira de
extrair todo o potencial da tecnologia na educação. Contudo, é necessário
reunir esforços para compreender verdadeiramente as necessidades da
instituição, identificando oportunidades e “preparando o terreno” com uma
estrutura que permita a adoção de inovações conforme elas ganham tração no
setor. A TriggoLabs, empresa que atua
fomentando a transformação digital e a inovação nas organizações, utiliza o
Service Design Thinking para desenvolver soluções e cocriar ideias, promovendo
a evolução contínua.
“Empresas do setor da educação precisam
de estratégias que possam atender, de forma disruptiva e agregadora, a
necessidade de conhecimento de estudantes que já nasceram imersos na
tecnologia. Além disso, educar e preparar pessoas para um mundo onde a
transformação digital ganha força todos os dias, exige capacitá-las para a
utilização plena e consciente das ferramentas digitais. O design thinking é uma
metodologia que tem impulsionado excelentes descobertas para alcançarmos a
inovação, e pode ser utilizada em absolutamente todas as áreas”, explica
Matheus Barreto, Diretor de Inovação na TriggoLabs.
Sobre a TriggoLabs
A TriggoLabs é uma empresa brasileira focada em inovação, Service Design Thinking, UX e UI, que atua oferecendo diferentes soluções para fomentar e desenhar a transformação digital. Por excelência, é uma empresa viva, que se reinventa e evolui. Disruptiva e sempre à frente das transformações, é a soma de conhecimento e atitude, a mistura do racional com o intuitivo.
Nenhum comentário