Dentista do Grupo Hapvida NDI destaca a importância da higienização correta para prevenir doenças bucais
Em ampla pesquisa realizada há dois anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 34 milhões de brasileiros adultos, acima dos 18 anos, já perderam 13 ou mais dentes e que outros 14 milhões viviam sem nenhum, devido às mais variadas doenças bucais. O problema mais comum, conforme já destacou a Organização Mundial de Saúde, é a cárie, seguido pelo tártaro e a placa.
Essas três afecções têm algo em comum: o cuidado com a limpeza pode, praticamente, eliminar as causas dessas doenças, conforme destaca Rafaela Magda de Oliveira Almeida, dentista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. “Uma boa higienização da cavidade bucal e dos dentes é essencial para prevenir tanto o tártaro quanto qualquer outro tipo de doença presente na boca. Em partes de difícil acesso, além da escovação, tem que se usar também fio dental e solução fluorada de bochecho. Ter esses tipos de cuidados previne não só o tártaro como também a cárie e outras doenças bucais”, diz Rafaela.
A cárie é causada pela desmineralização do dente, quando algumas bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada logo abaixo dela (chamada dentina). A placa é uma espécie de camada grudenta e incolor de bactérias que grudam nos dentes e na gengiva, podendo causar tanto a cárie quanto a gengivite. Já o tártaro é a placa endurecida que se liga ao esmalte do dente e abaixo da gengiva.
Para quem tem os dentes tortos e uma arcada irregular, a limpeza diária pode ser um pouco mais complicada e menos efetiva. A dica que a dentista Rafaela Oliveira dá nesses casos é a seguinte: quem possui uma dentição irregular deve procurar um ortodontista e fazer um tratamento para que os dentes fiquem em posição correta, o que facilita a escovação e a higienização.
Segundo pesquisas na área de saúde, a incidência de cáries, tártaros e placas costumam surgir, na maior parte das vezes, em crianças e em idosos. Na garotada, as doenças surgem por conta de maus hábitos, como consumo frequente de doces e refrigerantes. A esses fatores soma-se escovações mal feitas. Nos idosos, as doenças aparecem com mais frequência por conta do desgaste natural dos dentes e pelo consumo de medicamentos que podem enfraquecer a arcada dentária.
E sempre vale destacar que a prevenção é o melhor remédio. Assim, além de escovação regular dos dentes (a indicação é que seja feita, no mínimo, três vezes ao dia, após as refeições), uso de fio dental e soluções fluoradas, é preciso manter visitas constantes aos dentistas e fazer a limpeza de seis em seis meses. No portal do Grupo Hapvida NDI (https://www.hapvida.com.br/), o cliente pode marcar consultas, pesquisar especialistas credenciados, dentre outros serviços.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022, formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Nenhum comentário