Dia do Cliente: Lojistas de shopping prometem descontos e ALSHOP espera alta de 10% nas vendas
O Dia do Cliente é celebrado desde 2003
e tem como objetivo principal movimentar o comércio em setembro, uma vez que o
mês não tem datas comemorativas. Segundo dados de uma sondagem feita com
associados da ALSHOP
(Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) que representam
mais de 40.000 lojistas associados, a expectativa é de um aumento de 10% nas
vendas sobre o ano passado.
O varejo vem experimentando uma recuperação
acelerada, e de acordo com o último levantamento do Índice Cielo do Varejo
Ampliado (ICVA) em julho, as vendas cresceram 0,7%, em agosto, já descontada a
inflação em comparação com igual mês de 2021. Já em termos nominais, o
indicador apresentou alta de 15,3%.
E-commerce
Vale lembrar que diante da mudança de
comportamento do consumidor, principalmente depois da pandemia de COVID-19, o
dia do cliente também será esperado no e-commerce. Segundo a entidade, como a
data é focada na valorização do cliente, muitas lojas e marcas devem oferecer
um agrado aos clientes, além de benefícios, descontos e condições especiais de
pagamento. A intenção é fortalecer programas de relacionamento e fidelidade,
uso de aplicativos e outras ações que geram maior proximidade entre o
consumidor e o varejista.
Segundo os varejistas da ALSHOP, o Dia
do Cliente terá especialmente mais produtos de vestuário. São esperadas
promoções nas roupas de inverno que seguem no Sul e Sudeste, bem como calçados
e acessórios.
“A expectativa dos associados é que a
data atraia os consumidores para os centros de compra e possa ainda impulsionar
o comércio, pensando também no Dia das Crianças que inicia oficialmente a
melhor temporada de vendas do comércio”, comenta, Luis Augusto Ildefonso, diretor
institucional da ALSHOP.
Mesmo com o poder de compra reduzido,
diante da inflação que segue alta e do crédito reduzido e com taxas elevadas, a
estimativa dos lojistas associados da ALSHOP é de que tíquete médio seja em
torno de R$150,00 nesta data. Diferente de outras ações de venda, o foco deve
ser o presente próprio diferente de datas como o dia das mães, dos pais e o dia
das crianças.
“Observamos que com o passar dos meses o varejo está caminhando para um patamar melhor e se superando a cada data comemorativa, e isso alivia e muito o lojista. A expectativa de todos, é chegar no final de 2022 alcançando ou até chegar perto da marca de 2019, antes da pandemia”, finaliza, Ildefonso.
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