Empreender sem funcionários: conheça modelos de negócio de baixo investimento e menos burocracias
Esse formato de empreendedorismo é ideal para
quem deseja evitar ou assumir um grande compromisso de imediato
Seja por necessidade ou oportunidade, a verdade
é que o brasileiro demonstra uma grande capacidade para empreender. Segundo
informações divulgadas pelo Ministério da Economia, o Brasil registrou um
recorde no número de novas empresas abertas em 2020 ao encerrar o ano com uma
média de 20 milhões de negócios ativos, o que representa um aumento de 6% em
comparação a 2019. Já em 2021, o país saiu da 13ª posição no ranking de
empreendedorismo mundial para a sétima, com base na pesquisa da Global
Entrepreneurship Monitor.
A decisão de abrir o próprio empreendimento
parece ser uma aposta garantida. No entanto, embora seja uma trajetória cheia
de desafios que exige coragem e resiliência, há uma estratégia que contribui
para o sucesso nessa jornada: dar um passo de cada vez. Especialmente, em
ocasiões de empreender pela primeira vez.
Para quem deseja evitar assumir um
grande compromisso de imediato, uma ótima alternativa é investir em um negócio
que não precise de funcionários. Inclusive, um recém divulgado estudo do Sebrae
identificou que esse modelo de trabalho vem sendo a preferência dos
brasileiros. No País, nove em cada dez empreendedores trabalham por conta
própria Ou seja, uma média de 90% dos profissionais autônomos desenvolvem todas
as funções da empresa, desde o investimento inicial até a venda ou a prestação
de serviços.
De acordo com Gustavo Almeida, CEO da Take, startup que atua
com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending
cooler, o grab and go
é um dos modelos que permite empreender sem funcionários.“O conceito, que em
português significa pague e leve, funciona a partir da premissa de um estilo de
vida rápida, em que oferece ao consumidor estruturas refrigeradas em uma
espécie de “estação”, nas quais é possível pegar alimentos e bebidas prontas e
embaladas para serem consumidas em qualquer lugar”, diz.
Essa tendência, que ganhou força no
início da pandemia, hoje faz parte do dia a dia de condomínios, hotéis,
academias, supermercados, bares, lanchonetes e até mesmo em restaurantes. “Essa
iniciativa é extremamente prática tanto para quem consome como para aqueles que
fornecem esse tipo de serviço. Nessa proposta, clientes pulam etapas, como
fazer o pedido com antecedência, aguardar o preparo e até mesmo aguardar em
filas para realizar o pagamento, pois existem tecnologias como a Inteligência
Artificial (IA) que já debita o valor do item adquirido de maneira automatizada
via aplicativos”, explica Almeida.
Atualmente, a Take está presente em todo
o território nacional com mais de 2.500 pontos de vendas que contam com smart
vending cooler de bebidas alcoólicas ou sem álcool disponíveis ao longo de 24
horas, sete dias da semana sem a necessidade de um vendedor para a finalização
da compra. Outro modelo de negócio que se destaca no mercado por oferecer ao
empreendedor um baixo investimento e menos burocracia na operação é o honest market.
O ‘mercado honesto’, em tradução livre,
trata-se de uma tendência na qual não há o papel do atendente no processo de
compra, promovendo um auto atendimento totalmente com base na confiança de que
o cliente irá cumprir com todas as suas obrigatoriedades. “O conceito está mais
próximo da nossa realidade do que pensamos. É possível, por exemplo, encontrar
o honest market em
totens de restaurantes e até mesmo em máquinas de vendas de presentes e tickets
no metrô”, pontua Douglas Pena, CRO da Minha
Quitandinha, rede de minimercados autônomos.
Entre as vantagens dessa iniciativa, o
executivo aponta principalmente conveniência e segurança. “Esse tipo de
empreendimento garante ao consumidor a facilidade de ter fácil acesso a itens
básicos do cotidiano no próprio condomínio ou no local em que está hospedado,
alinhando praticidade e segurança”, reforça. A Minha Quitandinha que também
opera por 24 horas, nos sete dias da semana e sem terceiros, apresenta um
portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de
limpeza e higiene pessoal. Para o consumidor, todo o processo é intuitivo via
aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir
com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito
cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em
funcionamento.
E para quem deseja ter um empreendimento
individual, listamos abaixo mais 8 franquias.
Lavô: maior franquia de lavanderias
self-service do Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a
franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do
sistema online. A rede conta com modelos para condomínios, lojas e até contêineres.
Quantas unidades têm atualmente: 450
unidades
Investimento inicial total: a partir de
R$ 149 mil
Previsão de retorno: 18 meses
Mr. Fit: rede pioneira em fast-food de
alimentação saudável no Brasil. A franquia oferece opções de refeições,
sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana
e sucos funcionais, além de um cardápio Low Carb e o franqueado vende refeições
congeladas sem sair de casa, com a ajuda de aplicativos de entrega, ou pode
optar por distribuir as marmitas em comércios de sua região.
Quantas unidades têm atualmente: 514
franquias, sendo 78 lojas físicas
Investimento inicial total: R$ 6 mil,
inclui taxa de franquia.
Previsão de retorno: De 4 a 12 meses
CleanNew: rede especializada em higienização e
blindagem de estofados. Os serviços também podem ser realizados em veículos
como carros, barcos e aeronaves.
Quantas unidades têm atualmente: 46
unidades nacionalmente e internacionalmente
Investimento inicial total: a partir de
R$ 34.610 mil, incluso equipamentos, estoque, kits e uniforme e taxa de
franquia
Previsão de retorno: A partir de 6 meses
Prospecta Analytica: A Prospecta Analytica é uma solução de
Big Data que fornece informações sobre as principais empresas, profissionais e
lojistas nas áreas da saúde, agronegócio, construção civil e business no
Brasil. Na plataforma digital, é possível encontrar dados como fornecedores,
endereços, serviços e atividades de cada setor. Os clientes acessam as
informações a partir de uma assinatura mensal
Quantas unidades têm atualmente: 110
unidades
Investimento inicial total: a partir de
R$ 50 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: Até 6 meses
Franquias CotaFácil: a Franquias CotaFácil é a maior rede
de consórcio e seguros do Brasil e foi idealizada com o intuito de atender as
necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornarem donos do seu
próprio negócio.
Quantas unidades têm atualmente: 124
Investimento inicial total: a
partir de R$ 13.997 mil, já com a taxa de franquia
Previsão de retorno: entre 6 e 12
meses
CredFácil: no mercado desde 2004, a rede atua no
ramo de empréstimos e financiamentos consignados e tem como missão, oferecer
soluções financeiras a pessoas que necessitam de crédito.
Quantas unidades têm atualmente: 700
Investimento inicial total: a partir
de R$ 29 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: 6 meses
Franquia Sollar Energy: atua no ramo de soluções em energia
fotovoltaica e tem a missão de oferecer energia renovável, que respeita o meio
ambiente para todas as casas, empresas e também em áreas rurais.
Quantas unidades têm atualmente: 36
Investimento inicial total: a partir de
R$ 23.997 mil, já com taxa de franquia
Previsão de retorno: até 4 meses
DinDinCred: franquia de soluções financeiras
completa, que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados,
oferecendo diversos produtos como: cartão de crédito, financiamentos de imóveis
e automóveis, seguros, capital de giro, consórcios dentre outros serviços.
Quantas unidades têm atualmente: 90
Investimento inicial total: a
partir R$ 14.997, já com a taxa de franquia
Previsão de retorno: a partir de 3 meses
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