Empresas investem em serviços de mensageria por WhatsApp e SMS para conquistar clientes e aumentar suas vendas
A franquia SmartComm registrou um aumento de 50% durante este ano na procura por esses recursos
As empresas estão sempre em busca de alternativas e recursos que possam
contribuir para conquistar o maior número de clientes possíveis ou até mesmo os
fidelizar. Mesmo com muita tecnologia à disposição e aplicativos que são
lançados todos os dias, as mensagens enviadas por SMS e WhatsApp ainda são as
mais populares e que atingem melhores resultados.
Isso é comprovado em uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do
Sebrae, revelando que, atualmente, 70% dos pequenos negócios usam serviços de
mensageria, como o WhatsApp. De acordo com um levantamento feito pela Mobile
Time, o volume de mensagens de WhatsApp que são trocadas entre clientes e
empresas cresceu 251% no primeiro trimestre do ano passado.
SMS mostra a sua força
Já no relatório de marketing do Simple Texting, mostrou que 80% dos
consumidores disseram que preferem receber ofertas por texto no SMS. Sendo que
53% gostam de se relacionar com as marcas através desse meio. Um estudo feito
pelo site SlickText revela que a taxa de abertura de mensagens de SMS fica em
torno de 98%. Afirmando a força da mensageria para o relacionamento entre
empresas e consumidores.
Para o CEO da SmartComm – primeira rede brasileira especializada
em comunicação inteligente no Brasil – Anderson Lucila, ambas as soluções são
cruciais na captação de clientes. “Além disso, elas também são importantes para
a reativação de clientes e geração de recorrência. Isso se explica, pois essas
soluções estão onde a maioria dos consumidores estão, que é nos celulares.”
Papel do WhatsApp e SMS
As duas soluções são altamente utilizadas para gerar vendas, porém tanto
o WhatsApp como o SMS têm as suas características e funcionalidades que ajudam
os clientes e empresários.
Lucila explica que o SMS possui o objetivo de enviar mensagens mais
curtas, acompanhadas de frases com gatilhos ou algo atrativo. “São poucos
segundos que você terá para que o cliente faça a leitura, mas se bem
estruturado, o retorno será atingido. Por ser mais sutil, o SMS funciona muito
bem, inclusive na captação de novos clientes que nunca tiveram um contato
inicial com a marca.”
Já o WhatsApp permite mais interação, nele o foco deve ser sempre levar o
máximo de informação possível. “A empresa deve aproveitar todos os recursos
disponíveis, como o envio de imagens, pdf’s e vídeos. Além de envios de
notificações com botões interativos que são direcionados ao chat da empresa, ou
até mesmo o site de compra de uma loja, por exemplo”, explica Anderson.
Empresa especializada
Atualmente, todos os segmentos estão aptos a receber os serviços de
mensageria por SMS e WhatsApp, mas com o destaque para as empresas que
necessitam de comunicação rápida e estratégica.
“O primeiro passo é entender quem é o seu cliente e o que ele espera. A
partir disso, é preciso estruturar de uma forma que faça sentido e que ofereça
vantagens para quem receber as mensagens em seus celulares”, salienta o CEO da
SmartComm.
O mercado oferece inúmeras plataformas que realizam esse tipo de serviço,
porém muitas empresas não estão preocupadas no resultado que será obtido por
quem contrata a plataforma. “Esse é justamente o diferencial da SmartComm, nós
estamos preparados para a geração de resultados, possibilitando métricas e taxas
agressivas de retorno aos nossos clientes”, afirma Lucila.
Crescimento e alta procura
A SmartComm registrou um crescimento considerável na procura das empresas
por serviços de mensageria com o objetivo de gerar mais vendas, tendo como o
seu principal destaque o WhatsApp.
“Aproximadamente 30% das empresas que optam por esse serviço querem ele
através do WhatsApp e 10% buscam pelo SMS. Neste ano tivemos um crescimento
muito expressivo por esse recurso, registrando uma taxa de aumento em torno de
50% na procura”, conta Anderson.
Modelo de negócio
Atualmente, a franquia conta com um modelo de negócio em que trabalha com
cinco módulos, se referindo aos seus produtos, que são o SMS, WhatsApp,
Chatbot, Pesquisa de satisfação e Ontarget.
“O franqueado pode adquirir um desses módulos ou todos eles, algo que é
recomendado por nós. Com os cinco módulos adquiridos o empreendedor ganha um
leque de opções na venda e aumenta significativamente o seu público-alvo”,
detalha Lucila.
O valor unitário do módulo possui um investimento inicial de R$ 4.999,99.
Se o investidor optar por comprar os cinco produtos juntos, ele pagará apenas
quatro, com o preço promocional a partir de R$ 19.999,99.
“Caso o franqueado opte por apenas um módulo, no futuro ele pode
solicitar o upgrade para mais ou todos os produtos, sem problemas”, finaliza o
CEO da SmartComm.
Sobre
a SmartComm
A SmartComm é a primeira rede brasileira de franquia especializada em comunicação inteligente no Brasil com soluções e vantagens voltadas à redução de custo, otimização do processo atual das empresas, inovação e tecnologia. Através de envios de mensagens corporativas e notificações é possível dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes. A marca trabalha com cinco módulos sendo o SMS, Whatsapp, Chatbot, Pesquisa de Satisfação e Ontarget. O investidor pode adquirir um módulo ou todos eles. O investimento inicial em cada um é de R$ 4.999,99, já os cinco juntos contam com um valor inicial de R$ 19.999,99. Caso opte por apenas um módulo, no futuro o empreendedor pode solicitar o upgrade para mais. O prazo de retorno é estimado entre 10 e 12 meses. www.smartcomm.digital
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