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Estudo da PwC Brasil e Liga Ventures mostra que número de startups de varejo cresceu cerca de 18% em um ano

Setor ganhou impulso com mudanças nos hábitos de consumo, que seguem aumentando o volume de compras on-line; comunicação e relacionamento com cliente é a categoria com mais negócios no segmento

Luciana Medeiros/Foto divulgação

Comprar on-line já era uma realidade dos consumidores brasileiros, mas a pandemia da Covid-19 fez com que a quantidade de pessoas que preferem fazer compras pela internet aumentasse. Esse movimento é um dos principais fatores que refletem no mercado de startups de varejo no Brasil. De 2021 para este ano, o segmento teve aumento de 17,85% no número de empresas. O dado faz parte do levantamento “A evolução das startups no setor de varejo”, organizado pela Liga Ventures e PwC Brasil.

 

Para realizar o estudo, foi utilizada a ferramenta Startup Scanner e analisadas 373 startups ativas desse setor. Do total avaliado, 69% têm como público outras empresas, ou seja, operam no B2B (business to business). “Nossa mais recente pesquisa de consumo, a Global Consumer Insights Survey, mostra que 70% dos brasileiros aumentaram as compras on-line durante a pandemia e 55% deles devem aumentar ainda mais neste segundo semestre. Esse empoderamento tecnológico alerta as varejistas quanto à necessidade de aprimorar a experiência do cliente com investimentos em omnichannel e personalização”, afirma a sócia da PwC Brasil, Luciana Medeiros.

 

Segundo o levantamento, a maior parte das startups de varejo oferece soluções de comunicação e relacionamento com o cliente (são 10,2% delas) no Brasil. As outras seis categorias analisadas com maior representatividade no estudo são: criação/personalização de e-commerce (7,8%); gerenciamento de loja (6,7%); meios de pagamento (6,2%); análise de dados (5,6%); gestão de estoques (5,1%) e experiência do cliente (4,3%).

 

“Entre as categorias que apresentaram maior crescimento de 2017 para cá destacam-se: criação e personalização de e-commerce; gestão de estoque e experiência do cliente. Porém, ainda que registremos o aumento da quantidade de startups de varejo, desde 2017 temos percebido retração no número de novos negócios. Das empresas ativas analisadas pelo estudo, 15% foram criadas em 2017, 11% em 2018, 8% em 2019, 5% em 2020, 3% em 2021 e 1% em 2022, o que pode nos revelar que o mercado caminha para uma possível consolidação”, comenta o “startup Hunter” e especialista em Varejo da Liga Ventures, Diego Sanches.

 

Fusões e aquisições

 

O levantamento “A evolução das startups no setor de varejo”, da Liga Ventures com a PwC Brasil, também analisou as transações de fusão e aquisição registradas em 2021 e 2022. Nesse período,15 startups foram adquiridas com 13 empresas como compradoras. No total, foram 53 transações observadas, que movimentaram US$ 1,47 bilhão.

 

“O volume é considerável e tem sua representatividade na economia. Os movimentos de fusões e aquisições nos ajudam a entender a necessidade de aprimoramento da experiência do cliente, uma vez que cerca de 34% dessas operações representaram investimentos feitos em negócios da categoria de criação/personalização de e-commerce”, aponta Sanches.

 

Impacto no mercado de trabalho

 

Além de contribuir para a economia em volume de transações de compra e fusão, o setor de startups de varejo tem apoiado na geração de empregos. Pelo levantamento feito pela Liga Ventures e PwC Brasil, entre 2021 e 2022, as empresas ativas analisadas registraram aumento médio de 37% na força de trabalho: foram 5.115 novas vagas abertas.

 

“Esses dados nos chamam a atenção, ainda mais se considerarmos os fatores internos e externos que o Brasil encarou nos últimos meses e que tiveram consequências para o setor de varejo. É relevante ainda o fato de 24% das empresas que analisamos terem tido um crescimento do número de funcionários em mais de 50%. O que ainda precisamos salientar é a representatividade de mulheres como executivas; elas são apenas 15% nessas posições”, conta Luciana Medeiros.

 

 

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Sobre a Startup Scanner

A Startup Scanner, criada em 2020 pela Liga Ventures com apoio estratégico da PwC Brasil, é uma ferramenta que permite aos seus usuários monitorarem constantemente startups de diversos setores, participando de forma ativa na construção dos mapas. Utilizando de mapas dinâmicos, com atualizações constantes e com a curadoria da Liga Ventures, a ferramenta possibilita o acompanhamento das movimentações e novidades de cada setor. Atualmente, a Liga Ventures conta com cerca de 32.000 startups em sua base, sendo cerca de 5.000 monitoradas pela Startup Scanner e atualizadas de forma dinâmica.

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