Kantar: Brasileiro substitui frango por embutidos e hamburguer para driblar a inflação
Gasto
do consumidor com as cestas de commodities e perecíveis aumentou mais de 50% em
comparação ao pré-pandemia
A
inflação nos preços de alimentos e bebidas no último ano levou as famílias
brasileiras a mudar a forma de se alimentar. O consumo de frango, por exemplo,
vem sendo substituído nas refeições principais do dia pelo de opções de melhor
custo-benefício, como linguiças, salsichas e hamburgueres. É o que mostra a
nova edição do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, líder
em dados, insights e consultoria.
Segundo
dados do Painel de Uso de Alimentos e Bebidas da Kantar, que representa um
universo de 18 milhões de lares, as ocasiões de consumo com frango nas
refeições principais (almoço e/ou jantar) retraíram 11% nos últimos 12 meses
acumulados até junho de 2022 em comparação com o ano anterior, enquanto as com
linguiça tiveram um aumento de 21%, as com hamburguer de 23% e as com salsicha
de 27%.
Já
os gastos com as cestas de commodities e perecíveis subiram mais de 50% em
comparação ao período pré-pandemia. Os com itens básicos do carrinho de compras
do brasileiro (cesta de commodities) aumentaram 39% apenas no segundo trimestre
de 2022 em comparação com o mesmo período de
2021, o que gerou uma retração de 3% em unidades compradas. Já a cesta de
perecíveis registrou uma média de 20% de reajuste nos preços e apresentou
retração de 2% em unidades compradas.
Outra
estratégia adotada pelo consumidor para economizar é a mescla de categorias de
alimentos usadas no dia a dia. A penetração nos lares de misturas lácteas, que
têm preço médio de R$ 3,85, por exemplo, aumentou 6 pontos percentuais no
segundo trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que
representa mais de 3,5 milhões de novos lares compradores para a categoria,
enquanto a do leite condensado (preço médio de R$ 5,05 a unidade) caiu 2 pontos
percentuais, perdendo mais de 1,2 milhão de lares compradores.
Na
categoria de cafés, o solúvel (preço médio de R$ 8,87) apresentou aumento de 4
pontos percentuais, o que representa mais de 2,4 milhões de novos lares
compradores, e o torrado, apesar de mais caro (em média R$ 12,13), ficou
estável em ganho de lares compradores, mas apresentou aumento de ocasiões de
consumo, porque o consumidor tem feito a mesma quantidade de café render mais
porções.
O consumo de massa instantânea, que custa em média R$ 1,68, menos da metade do
preço da massa caseira, cresceu 5 pontos percentuais nas casas brasileiras
neste trimestre em relação ao anterior, o que representa mais de 2,9 milhões de
novos lares compradores para a categoria.
Os
dados do relatório mostram que a principal preocupação do brasileiro neste
momento é racionalizar na hora de comprar, buscando opções de melhor
custo-benefício ou diluindo o consumo para fazer caber no bolso.
O painel
de Uso Alimentos e Bebidas da divisão Worldpanel da Kantar é feito em uma
amostra de 970 lares por trimestre (3.000 indivíduos), que representam 18
milhões de lares (54 milhões de indivíduos) de todas as classes sociais. São
auditadas sete regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife,
Fortaleza, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
Sobre a Kantar
A Kantar
é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados
e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
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