Marketing direto promete direcionar campanhas ao público alvo desejado
Utilizando e-mail marketing e outras soluções
de mídia é possível atingir exatamente o público desejado para cada ação
Com o objetivo de
atingir um grupo específico de consumidores com uma ação selecionada, o
marketing direto utiliza como meios de comunicação o e-mail marketing,
folhetos, telemarketing, mala-direta e, até mesmo, a distribuição de brindes
para impactar de forma efetiva o público alvo selecionado.
Graças à tecnologia, é
possível desenvolver um banco de dados com as informações mais relevantes sobre
cada um dos clientes. Esse conhecimento aprofundado facilita ações de
comunicação personalizadas e estimula a interatividade entre empresa e
consumidor, agregando valor ao atendimento.
De acordo com Kauana
Pacheco, fundadora da ComexLand, empresa que realiza consultoria de marketing
para o comércio exterior, essa metodologia foca seus esforços no público que de
fato tem interesse em determinado serviço ou produto. “Isso deve acontecer sem
intermediários. O e-mail marketing e os anúncios, por exemplo, asseguram que o
investimento não seja gasto com quem não tem interesse por esses produtos ou
serviços”, pontua.
O motivo da escolha
pela utilização do marketing direto irá variar de acordo com as estratégias de
cada empresa. “De modo geral, as companhias buscam um aumento nas vendas e a
ampliação do reconhecimento de suas marcas. Mesmo que um negócio não tenha
sucesso em fechar vendas com uma campanha de marketing, a empresa será notada
pelo público e eles podem considerar a compra desse produto ou serviço ao
realizar uma compra no futuro. Além desses benefícios, o conceito de marketing
direto pode gerar novos leads, criar um relacionamento personalizado, aumentar
a fidelização de clientes e obter resultados que podem, efetivamente, ser
mensurados e analisados”, pontua a empresária.
Para ter sucesso em uma
campanha, é necessário identificar o público que precisa ser atingido. “Como
esse modelo trabalha, principalmente, com quem já mostra algum interesse pela
marca, é interessante utilizar soluções que concentram os dados dos clientes.
Com os dados de público em mãos, traçar uma abordagem ideal se torna uma tarefa
mais simples. Fique de olho em detalhes primordiais, como as preferências do
público, que vão ajudar a definir como esse contato será feito. Lembre-se de
verificar as permissões para mandar e-mail marketing ou realizar ligações de
cada usuário, não tornando-se, assim, um contato indesejado”, alerta Kauana.
A fundadora da
ComexLand acredita que o marketing direto facilita as operações e mitiga as
chances de uma ação mal direcionada. “A campanha pode ser localizada em uma
nova região que a empresa deseja explorar, seja um estado ou uma cidade
específica. Essa segmentação é de grande valor ao fazer o lançamento de uma
ação que, no fim do dia, precisa gerar efeitos positivos”, finaliza.
Sobre Kauana Pacheco
Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é o entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence. Para mais informações, acesse https://comexland.com/
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