Precificar produtos e serviços pede atenção e cautela
De acordo com Cleber Brandão, especialista em
gestão de lojas, os preços são ditados pelo mercado e os gestores devem estar
atentos a esse fato
O lucro obtido por um
negócio está diretamente associado à metodologia escolhida na precificação. Ao
disponibilizar um produto ou serviço no mercado, seja através de vendas online
ou em lojas físicas, é importante que as empresas sigam alguns procedimentos
para que o produto chegue ao cliente em preço justo, mas sem afetar a saúde
financeira do empreendimento.
De acordo com Cleber Brandão, especialista em
negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo,
a primeira estratégia de precificação é entender que quem dita a regra dos
preços é o mercado. “Não adianta simplesmente implementar uma margem de 20 ou
30% de lucro líquido. O mercado não vai aceitar. É preciso entender que há
produtos onde o empresário vai ter uma margem menor, mas esses itens devem
estar disponíveis no seu estabelecimento. Por outro lado, alguns produtos podem
contar com uma margem maior e que os clientes, geralmente, sabem que vão pagar
um pouco mais caro. O importante é fazer com que seus consumidores levem tanto
os produtos com uma grande margem de lucro, quanto aqueles com uma margem
menor”, pontua.
Dessa forma, entendendo
que quem dita o preço de mercado é o próprio mercado, o gestor começa a buscar
produtos que tenham uma lucratividade maior. “Mas tudo isso, sem nunca deixar
de lado o entendimento de que existem produtos de baixa lucratividade que são
essenciais para o seu negócio. Precificar nada mais é do que verificar como
está o mercado e, aí sim, analisar se o seu negócio é compatível para vender
determinado produto ou serviço. Mas sempre levando em consideração que o
mercado está ditando”, declara Cleber Brandão.
O especialista afirma
que é necessário saber quais tributos incidem sobre cada produto ou serviço,
pois um equívoco relacionado ao regime tributário pode acarretar em erros na
precificação. “Tudo isso obriga os empresários a terem todas as informações
sobre os seus negócios na palma de suas mãos, mitigando a chance de falhas ao
estipular o preço de um produto ou serviço”, relata.
Estar ciente sobre as
políticas de precificação da concorrência é de suma importância. “Olhar apenas
para o preço dos concorrentes pode ser um erro, pois faz com que o gestor
desconsidere outras possibilidades e perca o foco do seu próprio negócio. No
entanto, como dito anteriormente, é importante se atentar ao preço que o
mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Crie diferenciais e fidelize
seus clientes para que o preço não seja o único fator de decisão do
consumidor”, finaliza o empreendedor.
Sobre Cleber Brandão
Cleber Brandão é o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou a Trilha Empório Natural e Ektus Produtos Saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao.
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