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Qual é a diferença entre ROI e Payback e como calcular os dois?


 

ROI e payback são métricas financeiras e entendê-las é fundamental para direcionar os esforços do negócio e alcançar bons resultados, mesmo com valores de investimento menores.

Por meio delas, a companhia entende quais estratégias estão funcionando e o que ela precisa fazer para ajustar aquelas que não estão trazendo bons resultados.

Acompanhar as métricas de marketing é indispensável para qualquer negócio, principalmente para aqueles que precisam investir em sua divulgação, mas não possuem muitos recursos.

O acompanhamento permite fazer escolhas mais assertivas e obter bons resultados, por meio de campanhas eficazes, mesmo com pouco dinheiro.

Esse processo é tão vantajoso que até mesmo grandes marcas que possuem orçamento suficiente para investir, trabalham com ele para potencializar ainda mais suas estratégias de marketing.

Com a ajuda desses indicadores, o negócio compreende quais ações estão gerando bons retornos e quanto tempo a campanha vai precisar até que se pague.

Pensando nisso, neste artigo, você vai saber quais são as vantagens de usar o ROI e o payback, como fazer o cálculo de cada um e a importância de usá-los.

Vantagens de usar ROI e payback

Cada dia a mais com uma página, anúncio ou landing page que não traz os resultados esperados aumenta ainda mais os prejuízos em relação a tempo e dinheiro.

O gestor precisa perguntar a si mesmo o quanto ganharia se aumentasse sua taxa de conversão, podendo ser qualquer aumento, como 10%, 50% ou até mesmo 100%. 

Isso pode ser feito em várias estratégias, como:

  • Páginas do site;

  • Anúncios;

  • E-mail marketing;

  • Publicações no blog;

  • Redes Sociais.

Ou seja, é possível aumentar as conversões de qualquer estratégia usada por uma empresa de tratamento para piso laminado. Isso gera mais resultados e impacta diretamente nos números apresentados pelo ROI e payback.

Dentre as vantagens de usar esses indicadores está o fato de que eles melhoram os investimentos em marketing digital.

A companhia consegue aumentar seus lucros, mas não é apenas seu faturamento que aumenta, como também o ganho sobre os investimentos, visto que se usa a mesma estrutura para trazer mais resultados.

A empresa terá mais verbas para gerar tráfego, pois combinar o crescimento do tráfego com essas métricas é uma estratégia poderosa para os negócios.

Se ela tem mais dinheiro para investir em tráfego, terá mais conversões, que vão gerar mais vendas e com isso investir ainda mais em tráfego.

Por fim, outra vantagem é o aumento da flexibilidade para as ações de mídia paga, que gera ainda mais conversões e vendas. Isso injeta mais dinheiro para pagar por visitantes, por meio de anúncios pagos.

Um fabricante de fresadora CNC 3D terá mais poder de barganha com o Google, se destacando cada vez mais em meio aos concorrentes.

Como calculá-los

Agora que você já sabe quais são as vantagens de usar o ROI e o payback, chegou o momento de saber como calcular cada um deles.

Para calcular o ROI (retorno sobre os investimentos) da empresa, como receitas geradas pelas campanhas de marketing e custos necessários para praticá-las é necessário ter alguns dados sobre elas. Feito isso, deve-se usar a seguinte fórmula:

ROI = (receita – custo) / custo x 100.

Supondo que uma campanha no Facebook custou 5 mil, com o alcance de uma receita de 20 mil, o ROI foi de 300%, ou 1 real investido com retorno de 3.

Para calcular o payback, por sua vez, é necessário saber o valor inicial do investimento e os ganhos obtidos em determinado período. O prazo deve ser de meses ou anos, para usar a seguinte fórmula:

Payback = investimento inicial / ganhos em determinado período.

Supondo que a empresa tenha investido um total de 40 mil e que seus ganhos mensais tenham sido de 4 mil, o payback foi de 10 meses, portanto, a empresa precisa desse tempo de ganho para ter seu investimento de volta.

Diferenças entre ROI e payback

Antes de entender a importância dessas métricas para um fabricante de persiana vertical para sala, primeiro é necessário entender seus conceitos e diferenças.

ROI é uma fórmula matemática simples que mostra aos gestores de marketing o quanto de retorno cada 1 real investido trouxe para a empresa, por meio de determinadas estratégias.

Ao calculá-lo, fica mais fácil entender se a campanha está trazendo resultados positivos ou se está gerando prejuízos. Com base nessa informação, a companhia determina como serão suas próximas ações e melhorar seus resultados.

O payback, por sua vez, é uma métrica mais complexa, mas pode proporcionar uma visão melhor de médio e longo prazo. Com ela, o negócio entende quanto tempo uma ação de marketing leva para se pagar.

Por exemplo, se um supermercado criou uma campanha no Facebook para arrecadar cobertor de doação casal, por meio do payback, consegue descobrir em quanto tempo o valor investido vai retornar ao caixa.

É possível saber se ele vai retornar em 1 mês, 6 meses ou o tempo necessário. Vale a pena usar essa métrica para se certificar de que a estratégia é válida e pode ser realizada.

Com base em seus conceitos, fica mais fácil compreender a diferença entre um e outro. Ademais, entender essa questão ajuda o negócio a usar cada um deles no momento mais adequado.

As decisões de marketing serão aprimoradas e os resultados serão melhores, reduzindo o valor dos recursos investidos.

O ROI é usado para entender se realmente vale a pena investir em determinada ação, enquanto o payback mostra o tempo que o capital investido vai demorar para voltar ao caixa.

Importância do ROI e do payback

Quando um fabricante de varal de teto grande investe em marketing, precisa acompanhar as estratégias para obter bons resultados. Inclusive, o acompanhamento é justamente o que torna o marketing digital mais eficaz e barato do que ações tradicionais.

Nesse sentido, essas métricas são essenciais para conduzir os projetos e campanhas em longo prazo. A corporação precisa usá-las para saber como está a saúde de seus investimentos e identificar decisões que não foram bem-sucedidas.

No caso do payback, é especialmente útil para que o negócio saiba o tempo necessário para ter de volta em seu caixa todos os investimentos que fez para divulgar sua marca, produtos e serviços.

Mesmo que algumas ações não tragam resultados dentro de 1 mês, não significa que elas foram más escolhas ou que existem problemas e erros em sua execução.

Na verdade, isso pode ser um indício de que o projeto de marketing de um fabricante de chapa aço galvanizado 1mm precisa de mais tempo para que possa amadurecer, e aí sim gerar bons frutos para a empresa.

Diante disso, nota-se que esse indicador é muito útil para alinhar as expectativas da equipe com a realidade.

Quanto ao ROI, encarrega-se de apontar o retorno sobre os investimentos, podendo ser uma campanha de marketing, um evento ou até mesmo durante um projeto de ampliação da empresa.

Investidores e potenciais fundos costumam olhar o ROI para avaliar as possibilidades de seguir adiante com suas decisões. Do ponto de vista de quem detém o capital, saber o quanto ganhará em vendas é imprescindível para um bom investimento.

Um consultório de exame 4dx cachorro, por exemplo, consegue saber quantos serviços vai realizar a partir de seus investimentos.

O ROI é necessário para qualquer negócio porque avalia de que maneira diferentes iniciativas de marketing contribuem com os resultados da empresa.

Ele também ajuda a planejar metas comerciais, tendo como base resultados atingíveis, além de identificar o prazo de retorno, considerando uma curva de resposta específica de cada um.

A empresa pode acompanhar o comprometimento com metas de longo prazo, sem considerar apenas os resultados imediatos, além de viabilizar processos mais objetivos de aprendizagem, com base em números.

Por fim, ao analisar o ROI, fica muito mais fácil para uma empresa de conserto de empilhadeira a gás aumentar suas vendas e lucros.

Mas, para chegar a um resultado desejado com essas métricas, ou seja, ROI e payback, é necessário entender o que elas significam para a corporação e como seus resultados afetam os objetivos propostos.

Considerações finais

Quando uma empresa investe em marketing e outras ações, precisa se atentar a esses processos para cuidar bem do seu dinheiro e alcançar os resultados que deseja.

Sem avaliar o ROI e o payback, os investimentos acabam perdendo o sentido e não têm um direcionamento, como resultado, a companhia perde tempo e, principalmente, dinheiro.

Neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre seus conceitos e o quanto é importante trabalhá-los para manter os investimentos no rumo certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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