Black Friday: o impacto da Inteligência Artificial nas empresas do mercado varejista
Por Pedro Santoro
A Black Friday e a Cyber
Monday, ações promocionais realizadas anualmente no setor varejista, atraem
consumidores em todo o mundo, dispostos a comprar produtos com descontos
vantajosos e aproveitar as melhores ofertas. Desta forma, esses eventos
potencializam as vendas a um ritmo acelerado, exigindo dos estabelecimentos
maior preparo para suportar o aumento de demanda. Neste cenário, o uso da
tecnologia torna-se um elemento imprescindível para as companhias do segmento
impulsionarem seus resultados.
O investimento em soluções como Machine Learning e Inteligência
Artificial nas empresas do varejo têm sido cada vez
maiores. Segundo o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 87% dos varejistas possuem ações de transformação digital e quase a
metade deles (44%) já investem mais de 1% do faturamento bruto em inovação e
digitalização. Diante disso, o uso de novas tecnologias contribui diretamente
para uma performance mais eficiente e otimização dos processos, gerando
melhorias para o varejista, bem como para a jornada de compra e a experiência
do consumidor.
Paralelo à implementação de
soluções modernas, a disputa de marketing torna-se um grande desafio para as
empresas que tentam se destacar em meio a um mercado altamente competitivo, no
qual todos buscam constantemente demonstrar suas vantagens ao cliente. Tendo em
vista que uma das estratégias mais populares está relacionada ao investimento
em mídia, é possível notar que o preço da compra de espaços publicitários
cresce durante a alta temporada de compras.
Desta maneira, o sucesso do
investimento não é garantido, expondo a empresa ao risco de ter rentabilidade
mínima em seu negócio. A partir disso, nota-se a necessidade de adotar uma
estratégia aliada à tecnologia, que fuja do convencional para garantir bons
resultados.
Benefícios do uso do Machine Learning e
Inteligência Artificial nas empresas
Por meio do uso dessas tecnologias, é
possível atingir a velocidade necessária para investir a menor quantidade de
esforço por parte dos colaboradores e promover uma comunicação personalizada
com os clientes. Este cenário possibilita uma experiência diferenciada, mesmo
diante do alto volume de compras proporcionado pela temporada da Black Friday e
Cyber Monday. Com isso, esses recursos tornam-se aliados indispensáveis para
que o processo de venda seja mais simples, rápido e confortável, não apenas
para o consumidor, mas também para o varejista que opera e realiza as vendas
durante este período.
Pelo fato do varejo contar com um grande
número de soluções disponíveis no mercado, as companhias precisam fazer uso de
técnicas que auxiliem na busca por bons fornecedores, melhores preços e,
principalmente, na conquista de clientes que irão gerar maior rentabilidade. A
aplicação da tecnologia cumpre este papel, promovendo a personalização da jornada
individual de cada usuário e a compreensão a fundo de suas vontades e desejos,
gerando assim um diferencial competitivo frente ao mercado.
Neste cenário, o Machine Learning atua
auxiliando os modelos de Inteligência Artificial. Seu objetivo é torná-los cada
vez mais efetivos, capazes de aprender com as mudanças contínuas de
comportamento dos dados, tornando a IA cada vez mais assertiva e valiosa.
Além disso, a adoção da Inteligência
Artificial gera inúmeras possibilidades facilitadoras, como a personalização da
comunicação de acordo com o interesse e comportamento do cliente. Permite ainda
a automação do plano de mídia aliado à identificação dos canais mais rentáveis
para distribuição do investimento midiático, bem como a recomendação de ofertas
personalizadas com base na última compra do consumidor.
Por que investir em ferramentas tecnológicas
que otimizam o trabalho no setor de vendas?
A aplicação da Inteligência Artificial nas
empresas ajuda a selecionar itens personalizados, que tenham como base o mapeamento
de interesse do usuário. Através dela, é possível aproximar as marcas de seus
consumidores, auxiliar na tomada de decisões para investimentos certeiros e
vantajosos e, consequentemente, gerar impactos positivos em seu faturamento.
Em períodos de alta demanda, as soluções
ajudam no aumento das taxas de conversão, saída de produtos com menor
percentual de venda e ainda contribui na rentabilidade geral dos canais. Além
disso, proporciona agilidade, apoio para decisões difíceis, eliminando a chance
de “achismos”, e facilitando a tomada de decisão a partir de um conhecimento
avançado do próprio negócio, em menos tempo e com uma equipe diversa.
O fato é que as pessoas estão cada vez mais
conectadas e exigentes quando a questão é consumo. Logo, para se destacar, os
lojistas precisam oferecer um serviço rápido, eficiente e que esteja alinhado
ao interesse de seus compradores. Neste sentido, a adoção de recursos como
Machine Learning e Inteligência Artificial nas empresas possibilita que o segmento
varejista esteja mais preparado para oferecer um serviço de qualidade nestas
datas, além de permitir que as companhias aprofundem seu conhecimento sobre os
clientes, proporcionando a eles uma experiência mais personalizada e
satisfatória.
Pedro Santoro é Head produtos de marketing da HartB, startup brasileira referência em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e análise de dados massivos.
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