E-commerce esfria, mas Brasil segue como o país da América Latina que mais cresce no setor
Mercado Livre supera a Amazon e é a principal
plataforma de vendas da região
São Paulo, outubro de 2022 - A Semrush,
principal plataforma de gerenciamento de visibilidade online do mundo, acaba de
divulgar o State of
E-commerce, um estudo detalhado que apresenta as tendências do comércio
eletrônico. Além de fazer uma análise global sobre o varejo, o relatório
compara o potencial de mercado por região e indica o desempenho das principais
marcas do setor.
De 2019 a 2022, o tráfego, ano a ano, em
todo o setor, aumentou 73%. Se observarmos os meses mais quentes para o
comércio eletrônico, ou seja, de novembro a janeiro, vemos aumentos ainda mais
significativos. Entretanto, os dados mostram que, embora o interesse nas
plataformas de compras online ainda esteja em alta, essa tendência pode estar
esfriando. Em 2020, o crescimento anual foi de 23%. Um ano depois, em 2021, o
crescimento foi de 29%. Até agora, em 2022, vimos apenas um aumento de 9% no
tráfego, drasticamente inferior ao total de 29% de 2021, como mostra o gráfico
abaixo:
No final de 2022, após as compras de final de ano, o aumento do tráfego poderá ser significativamente superior a 9%, no entanto, o número deste ano pode ser mais modesto.
“Para as empresas de comércio
eletrônico, isso pode simplesmente significar que confiar na expansão geral do
mercado como um motor para o crescimento dos negócios não é mais uma estratégia
viável. À medida que o crescimento do mercado diminui, principalmente com o fim
do distanciamento social e com a grande concorrência, você deve reorientar sua
estratégia de marketing para ganhar mais participação de mercado”, explica
Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil.
Potencial do E-commerce por regiões:
Para explorar o mercado do comércio
eletrônico e descobrir o seu potencial de crescimento, é preciso examinar, em
cada região, o público das principais plataformas do setor. Observando as
estatísticas de demanda dos produtos oferecidos pelos varejistas eletrônicos da
América Latina (com base nos volumes de palavras-chave e tráfego para essas
palavras-chave) juntamente com dados relacionados ao tamanho do público,
podemos gerar métricas para o mercado total endereçável e o mercado disponível
para manutenção.
No caso da LATAM, o tamanho do mercado
de comércio eletrônico segue a lógica econômica usual – o Brasil, líder
econômico regional, tem o dobro do potencial de mercado do México (a segunda
potência econômica da região). A Argentina, com seu mercado de comércio
eletrônico em expansão e constante crise de inflação, vem em terceiro lugar.
“O relatório global oferece gráficos
semelhantes para os Estados Unidos e Europa, onde o líder econômico regional
tem mais potencial do que os demais países do seu núcleo regional”, conta
Casagrande.
As principais marcas ao redor do mundo:
O relatório também comparou o desempenho
das principais marcas do mercado e as diferenças do tráfego de sites ao redor
do mundo. Embora grandes plataformas, como a Amazon, dominem o mercado de
comércio eletrônico em quase todos os países, existem algumas nuances
regionais. De acordo com o estudo, a Amazon é a marca de comércio eletrônico nº
1 na América do Norte e na Europa, mas, quando olhamos para outras regiões –
MEA (Oriente Médio e África), LATAM (América Latina) e APAC (Ásia-Pacífico) – a
imagem parece um pouco diferente. A Amazon chega ao top 3, mas players locais
lideram os tráfegos.
Na América Latina, como podemos ver no gráfico, o tráfego do Mercado Livre, em maio de 2022, supera a gigante norte-americana. Em primeiro lugar, ficou a versão em português, com 116.461.384 acessos, seguida da espanhol, com 76.151.549, e, em terceiro lugar, a Amazon, com 75.168.142 de visitantes.
Para baixar o relatório completo sobre o
State of E-commerce, clique aqui e
acesse a página da Semrush.
Sobre a empresa:
A Semrush é uma
plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que
empresas em todo o mundo executem otimização de mecanismos de pesquisa,
pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas,
obtendo resultados mensuráveis de marketing online. A empresa oferece insights
e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários
canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a Semrush está
sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas,
São Petersburgo, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga,
Varsóvia e Yerevan.
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