Floripa Conecta entra no calendário nacional das festas de economia criativa
O evento atraiu 12 mil turistas fora da
temporada, aqueceu a economia local em pleno inverno, movimentou R$15 milhões e
se torna referência em eventos no quesito tecnologia e inovação, assim como o
Festival de Cinema de Gramado, a Oktoberfest, o Festival de Inverno de Campos
do Jordão, Rock in Rio e já está na mira das marcas.
Brasil, outubro de 2022: Imagine passar por um restaurante à beira
mar, pedir uma boa comida e um vinho, e, ali mesmo, ao lado de outras pessoas,
assistir a uma palestra sobre inovação e tecnologia ministrada por um executivo
de uma empresa de referência global. Ou mesmo ver a apresentação de uma das 500
pessoas mais influentes da América Latina, com mais de 45 startups em seu
portfólio que movimentam cerca de R$ 3,7 bilhões por ano, gerando mais de 15
mil empregos. E então, sair dali, chegar em um área mais central, tomar uma
cerveja acompanhado de bons petiscos enquanto experimenta um óculos de
realidade virtual, e participa de um bate-papo com algumas das mentes mais
inovadoras do país.
Essa é a proposta do Floripa Conecta!
No mês de agosto, na baixa temporada do
inverno de Florianópolis, a economia foi aquecida pelo conjunto de eventos
sediados na cidade, que conectou o local com os turistas e moradores amantes da
economia criativa. Parte desses turistas vieram do Rio Grande do Sul, Paraná,
Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Durante 10 dias, o hub de eventos promovidos
pelo Floripa Conecta, movimentou a cena criativa com mais de 420 horas de
atrações. 64 eventos fizeram parte desse movimento, atingindo um público
estimado de 65 mil pessoas, conectadas presencialmente e online, em mais de 30
lugares diferentes.
Em valores, o número estimado foi de
R$15 milhões, mostrando a potência da economia criativa e os impactos diretos
que o evento movimentou e gerou na cidade. No período foram 17,8% a mais na
rede hoteleira se comparado a 2019, na primeira edição do Floripa Conecta.
As grandes marcas descobriram o Floripa
Conecta como uma estratégia de marketing. Vale, Unity e Autodesk usaram o
cenário catarinense para organizar palestras de inovação e tecnologia, e se
conectar com o coração do público.
O segmento de economia criativa, que
reúne negócios da área de eventos, cultura e artes em geral, foi o que
apresentou a recuperação mais expressiva entre a metade de 2021 e os primeiros
meses deste ano. É o que mostra a 14ª edição da pesquisa que mede o impacto da
pandemia sobre os pequenos negócios, realizada pelo Sebrae e pela Fundação
Getúlio Vargas (FGV).
“Durante 10 dias o participante se
diverte, conhece pessoas, vive e degusta a cidade de diversas formas”,
comenta Thaynan Mariano, diretor do Floripa Conecta, ao informar que
Florianópolis é destaque nacional quando o assunto é tecnologia e inovação.
Dados da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) mostram que a Grande
Florianópolis reúne hoje pelo menos 3.941 empresas de tecnologia, que, com
crescimento anual próximo de 15%, respondem por um faturamento de quase R$10
bilhões.
Além disso, Florianópolis tem a maior
taxa de empresas por habitante do país (sete empresas para cada mil
habitantes), superando o município de São Paulo. A cidade é hoje a 16ª no
ranking de cidades com maior volume de empresas.
A terceira edição do evento acontecerá
entre os dias 18 e 27 de agosto de 2023 e promete potencializar oportunidades
de desenvolvimento e sobretudo ampliar as conexões entre a população que vive
na cidade.
O poder de Floripa está também na sua
gastronomia, nas artes urbanas e sobretudo no seu desenvolvimento econômico,
que se dá, principalmente, através da importante união da tecnologia, do
turismo e da economia criativa.
A intenção, de fato, é colocar Floripa
no mapa do mundo como sendo a capital brasileira da Economia Criativa. Através
de novos modelos econômicos, buscando redescobrir todo o potencial do povo, das
empresas e da famosa Ilha da Magia.
Instagram do evento - @floripa.conecta
Sobre o Diretor do Evento
Thaynan Mariano é empreendedor, consultor e palestrante, especialista em Gamificação, Marketing Estratégico e Liderança. É Diretor Executivo do Floripa Conecta, maior hub de eventos do sul do Brasil. Foi Vice Presidente Mundial da JCI, Vice-Diretor da Acate Games e CEO da Jogos do Rei.
Nenhum comentário