Lean: Ganho de valor e eficiência do canteiro de obras ao escritório
*Bernardo Martim Beck da Silva Etges
Diante da competitividade do mercado,
não é mais uma opção para as empresas a análise, melhoria e transformação de
seus processos. A dinâmica do mercado e o comportamento mais competitivo e
agressivo em relação a prazos e preços, exige um novo posicionamento das
empresas. Quando nossa equipe observa o cenário atual, vemos que não é apenas
através de otimizações e melhorias nos canteiros de obras que teremos
resultados que nos tornarão as empresas mais eficientes e assim, mais
competitivas.
Estamos passando por um momento de
constantes oscilações de preços de matéria prima e commodities. Pensar que o
valor se concentra somente na tangibilidade de um produto, é um engano. Na
verdade, o valor de um processo produtivo pode surgir nas práticas de gestão
que levam a ganhos de eficiência e inteligência para atar de forma preditiva e
estratégica, bem como ágil no apoio a solução de problemas das operações, o que
no lean chamamos de cadeira de ajuda.
Por isso, o pensamento lean é uma
abordagem e filosofia de melhoria contínua que já é consolidada como sistema de
gestão e produção em diversos segmentos da economia mundial: da indústria
automobilística à manufatura, linhas de cuidado, healthcare, serviço e claro,
também na construção. Não se trata apenas de ter como objetivo satisfazer os
clientes, o lean compreende a busca por estratégias para atender as
expectativas e necessidades de todas as partes interessadas, ou todos os
“clientes internos”. Estes envolvem os colaboradores, acionistas, fornecedores
e, cada vez mais, a sociedade de forma geral.
Então, as empresas desenvolveram planos
de ação baseados nos princípios do lean: planejamento estratégico de longo
prazo, processo, pessoas e solução de problemas. Com base nesses objetivos,
podemos eliminar desperdícios, reduzir custos e maximizar a eficiência
operacional e o valor da entrega.
A filosofia lean se tornou um conjunto
de práticas e princípios de sucesso e conquistou espaço para ser aplicada em
contextos diferentes, incluindo a construção civil. Assim surge a pergunta: é
possível aplicar os princípios do lean em processos administrativos?
Sim, é possível. E precisamos falar cada
vez mais de sua aplicação em setores diversos, porque o lean é uma filosofia de
gestão que deve permear todo o fluxo de valor de uma organização para
potencializar seus resultados. Compreendi que muitas organizações dividem seus
departamentos de forma a focar em melhorias e entregas locais, e não globais.
Esse é um erro muito comum. É importante que saibamos responder perguntas como:
as áreas da minha empresa sabem quais produtos entregam? Ou quais as
informações precisamos para construir esses produtos, por exemplo? Quem fornece
essas informações e como? Quais os processos necessários para a entrega dos
produtos? Por fim, mas não menos importante, quem são meus clientes, internos
ou finais e qual a percepção deles sobre os produtos ou serviços que ofereço?
Se não sabemos responder essas questões,
imagine quantos desperdícios estão escondidos atrás das respostas desconhecidas
e as melhorias que poderiam ser implementadas através da pergunta correta e da
análise das informações que estão nos nossos processos?
Desde o escritório até o canteiro de
obras, colaboradores engajados com o propósito fazem toda a diferença. Por
isso, acredito que o primeiro passo para iniciar a jornada lean num ambiente de
escritório, é tratar as atividades administrativas como um processo, como ocorre
em uma construção.
Fluxos enxutos, além de simplificarem as
tomadas de decisão, permitem rápidas adaptações. O próximo passo, é a melhoria
contínua. A busca por estratégias que garantam um desempenho melhor não pode
parar. A evolução das novas tecnologias também não para, e o mercado se
modifica e se adapta constantemente.
Temos muito trabalho pela frente para
eliminar lacunas na comunicação e conectar cada vez mais as áreas, reduzindo os
obstáculos entre elas. E a filosofia Lean, sem dúvidas, pode ser uma grande
aliada para entender as respostas que o seu negócio precisa.
*Bernardo Etges é Engenheiro Civil formado pela UFRGS e Co-fundador da Climb Consulting. É Mestre em Lean Construction e Doutorando em Gestão da Construção com foco em Inovação no PPGCI-UFRGS. Possui mais de 10 anos de experiência em implementação de projetos de consultoria de Lean Construction e Excelência Operacional em obras de incorporação e infraestrutura no Brasil, África e Caribe. Desde 2018 atua de forma engajada nos processos de inovação aberta e incentiva a implementação da tecnologia na construção.
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