"Necroreportagem": canal ganha fama ao abordar temas funerários
O "Vim te Mostrar", do jornalista
mineiro Heberton Lopes, que ganhou projeção após produzir matérias
jornalísticas em funerárias e cemitérios, acaba de receber a placa de 100 mil
inscritos do YouTube
O jornalista Heberton Lopes comemora a chegada
da placa de 100 mil inscritos do Youtube Foto: Jhonattan Nunes |
“Necrorepórter” e “necroinfluenciador”.
Estas expressões não são conhecidas na língua portuguesa, mas se tornaram
comuns no cotidiano do jornalista mineiro Heberton Lopes, já que são
os títulos atribuídos a ele quando é perguntado sobre quais assuntos o seu
canal no YouTube aborda. O Vim
te Mostrar, criado em março de 2020, logo no início da pandemia de
Covid-19, deixou de ser um hobby
e se tornou um negócio após começar a abordar temas relacionados ao universo
funerário em suas reportagens.
Antes de criar o canal Vim te Mostrar,
Heberton Lopes já tinha passado por programas de televisão em emissoras de Belo
Horizonte, atuou na área de comunicação de empresas na capital mineira, mas,
quando iniciou a jornada no YouTube, sua ocupação principal era como assessor
de imprensa na sua agência, o Grupo Balo. “Mais de 90% da nossa demanda de
trabalho é de assessoria de imprensa para artistas, eventos, shows e festivais.
Quando a pandemia começou, fomos forçados a suspender tudo e, com isso, passei
a ter tempo ocioso. Eu amo a reportagem e sentia falta de ‘voltar para a rua’.
Já tinha um projeto engavetado e a oportunidade veio quando o mundo passava
pelo caos de saúde mundial. Tive um sonho com o nome e já acordei com o Vim te
Mostrar na cabeça. O sonho foi com o número [20 mostrar], mas depois não achei
legal e decidi escrever a palavra mesmo”, conta.
O primeiro vídeo do canal foi sobre o
momento que o planeta estava atravessando. “Eu faço questão de deixar lá para
que eu possa rever e comparar com o momento atual. Tanto a técnica quanto a
minha apresentação nitidamente precisavam melhorar, mas se eu fosse esperar
estar pronto para iniciar o projeto, talvez o Vim te Mostrar ainda não seria
uma realidade. Gravei a pauta sobre o coronavírus e os meus números iniciais
chegavam a ser desanimadores”, lembra o jornalista.
Diversos assuntos foram abordados pelo
canal Vim te Mostrar desde o início, como o vídeo inaugural, sobre a pandemia
de Covid-19, passando pela Gripe Espanhola, pelos benefícios da cerveja e do
café para a saúde, aviões que caíram, picada de escorpião até a exploração de locais
abandonados. “A primeira reportagem que começou a ser vista de fato foi sobre o
Viaduto das Almas. Fui ao local, com a câmera na mão e gravei ainda meio
desajeitado, mas as pessoas gostaram. A partir daí, passei a buscar mais
assuntos para gravar em externas e evitar produções em estúdio. Foi a melhor
decisão que eu poderia tomar”, relata.
Os números de inscritos e visualizações
foram crescendo de forma lenta, mas constante. A grande virada para o canal foi
em junho de 2021, quando uma pauta sobre o trabalho de preparação de corpos
para o velório foi gravada e disponibilizada. “Nas noites de domingo que
costumo pensar em temas para abordar no canal. Eu listo e envio e-mails para
mim mesmo e depois inicio a produção. Em uma destas noites, me veio a ideia de
criar a série ‘As Profissões Mais Curiosas do Mundo’, já inaugurando com o
trabalho do tanatopraxista, profissional que trabalha nas funerárias com o
objetivo e retardar a decomposição do corpo e torná-lo o mais próximo da
aparência natural para a última despedida. Entrei em contato com a assessoria
de comunicação da Funerária Santa Casa e fui prontamente atendido pelo
jornalista Laio Amaral, que teve papel decisivo para o nosso sucesso”, destaca.
A Funerária
Santa Casa autorizou a gravação em sua estrutura e o tanatopraxista Alexandre
Alberto, supervisor do local, deu uma verdadeira aula. “Gravamos a reportagem,
que ficou muito rica em detalhes, mas não mostramos nenhum corpo ou
procedimento, apenas os laboratórios e as ricas explicações do Alexandre.
Liberei o vídeo numa quinta e viajei na sexta, ficando sem sinal de celular e
sem acesso à internet. Retornei apenas no domingo à noite e, ainda na estrada,
meu smartphone não parava de vibrar. Eram notificações chegando a todo momento.
O meu vídeo tinha viralizado e eu já tive mais de 50 mil visualizações em menos
de quatro dias. Na mesma semana eu já estava apto a ser um parceiro do YouTube,
ou seja, já poderia começar a gerar receita com este trabalho que, até então,
era apenas um hobby. Foi aí que a minha vida mudou”, celebra o jornalista.
De acordo com o jornalista, não existia
a pretensão de seguir abordando pautas relacionadas ao universo funerário, mas
o público pedia. “Meus novos inscritos queriam mais conteúdos sobre a área e eu
fui em busca de temas interessantes. Gravei em um cemitério de animais,
acompanhei a preparação de corpos para o velório algumas vezes, fiz plantão na
funerária, vi como funciona um forno crematório e produzi dezenas de reportagens
dentro deste vasto segmento de mercado, desde assuntos mais teóricos, até o
acompanhamento da prática mesmo. Com isso, em algum momento, alguém me chamou
de ‘necroinfluencer’, mas eu brinquei e disse que na verdade sou
‘necrorepórter’, pois não levo jeito para ser blogueiro”, brinca.
Atualmente com mais de 109 mil inscritos
e 9,3 milhões de visualizações, o canal Vim te Mostrar acaba de receber a tão
esperada placa prata do YouTube. “Eu estava mais ansioso que uma criança
esperando um presente de Natal, mas quando a placa de 100 mil chegou, eu me
emocionei. Concedi algumas entrevistas e sempre que falo sobre isso, me
emociono, pois não foi nada fácil chegar até aqui. Muitas pessoas não
acreditavam que eu ia conseguir e quem mais me apoiou para persistir e ser um
jornalista profissional não está aqui para ver esta conquista”, relata o
jornalista, se referindo a sua mãe, que faleceu em 2018.
Pautas
curiosas
Nem só de pautas relacionadas ao
universo funerário vive o canal Vim te Mostrar. Há várias reportagens curiosas
e que também têm conquistado sucesso, como um vídeo sobre os bastidores do
motel, em que foi realizado o registro do que acontece atrás das paredes
enquanto os clientes usufruem dos serviços do local. Há também sobre a cirurgia
robótica, um antigo leprosário, bastidores do circo e até mesmo experiências
mais intensas, como o jornalista realizando um voo de asa-delta e vivenciando a
experiência de um ritual xamânico, tomando ayahuasca, rapé e sananga.
Para quem quiser maratonar, são mais de 100 vídeos e reportagens disponibilizados por meio do endereço: www.youtube.com/vimtemostrar.
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