RD Summit traz tendências de marketing para 2023
Evento chega ao fim, mas seus ensinamentos não!
Dentre os mais de 130 palestrantes, as apostas se concentram em conversational,
dados, marketing de influência e experiência do cliente
“Tendência”,
substantivo feminino que segundo o dicionário é “aquilo que leva alguém a
seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma”. Ainda que no mundo
corporativo esse tema seja relevante o tempo todo, essa definição ganha ainda
mais tração no final do ano, quando executivos de diferentes áreas e segmentos
buscam informações para expandir o crescimento em pilares de negócios.
Com marketing e vendas não poderia ser
diferente. Durante as palestras do RD Summit, realizado em Florianópolis,
diversos palestrantes, dentre os mais de 170 que passaram pelos 7 palcos ao
longo de 3 dias de evento, trouxeram percepções e apostas para o próximo
ano.
“Ainda que o futuro seja incerto e que a
jornada do marketing seja extremamente complexa”, como destacou o co-fundador
da RD Station, André Siqueira, durante a sua palestra, é importante observar o
que outras empresas estão fazendo e, principalmente, o consumidor.
“Marketing digital e vendas são temas
que mudam com muita frequência, especialmente por conta do surgimento de muitas
redes sociais. Então, a gente sempre busca identificar as tendências, como elas
podem impactar o dia a dia dos profissionais que estão à frente das empresas,
traduzir e colocar a comunidade para debater isso”, acrescenta Bernardo
Brandão, CMO da RD Station.
Pensando nisso, selecionamos quatro
tendências de marketing para 2023 apresentadas pelos palestrantes da oitava
edição RD Summit.
Conversational - Não é de hoje que o consumidor utiliza
aplicativos e plataformas de conversa para interagir com as marcas. Dados da
pesquisa Panorama, Mobile Time/Opinion Box Mensageria no Brasil, apontam que
99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado no celular.
Diversos empreendedores de pequenas e
médias empresas utilizam o WhatsApp Business para se comunicar com seus
clientes. Na era do conversational,
isso significa que todas as trocas com os clientes podem acontecer de maneira
rápida e integrada. Guilherme Horn, head no Brasil do WhatsApp, é
enfático: "As pessoas desejam atendimento exclusivo e em tempo real”.
Entendendo a importância do tema, que
foi a estrela da do primeiro dia, a RD Station anunciou na abertura do evento
seu foco em conversational,
mais precisamente no desenvolvimento e integração de funcionalidades do
WhatsApp para seus produtos. A novidade foi apresentada pelo CEO Eric Santos que também
falou sobre os 10 anos de empresa e sobre a evolução do Inbound Marketing
durante esse período.
"WhatsApp vem complementar nosso
portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com
clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound
marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo
das equipes", comenta Eric Santos, CEO da RD Station.
Consumer experience - Muito além de deixar o cliente feliz, a
experiência do cliente pressupõe profundo conhecimento sobre o próprio público,
o cenário em que ele está, seus concorrentes e o potencial de inovar para
continuar retroalimentando a satisfação de quem compra.
A especialista em posicionamento April
Dunford destaca que comprar é muito difícil e pode ser uma experiência
frustrante para os consumidores. Ao explicar como uma marca pode se
posicionar no mercado, a palestrante destaca que é preciso conhecer o cliente,
o meio em que se insere e seus concorrentes para facilitar o ato de comprar.
“Consumidores satisfeitos são aqueles que conseguem entender os detalhes do
produto e tomar uma decisão de compras. Para isso, é preciso criar uma
narrativa, um storytelling.
Marketing de influência - Nas palavras de Bianca Andrade, a
Boca Rosa, “o marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas, para
que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos”.
Não adianta somente estar nas
plataformas digitais, para influenciar é preciso planejar, recrutar, negociar e
mensurar resultados para entender quais as melhores ações para atingir o
público alvo e conquistar potenciais clientes. Pedro Alvim, gerente sênior de
redes sociais na Magalu, “a construção de influência é consequência das
escolhas da marca”.
Data driven marketing - A análise de dados é um dos caminhos
para inovar, o que segundo Rosângela Menezes, fundadora da Awalé e especialista
em big data aplicado à gestão de marketing, “pode ser muito mais simples do que
parece”.
A palestrante destacou que o marketing
de dados já é uma realidade para entender melhor o mercado e os clientes,
direcionar estratégias e por consequência já é uma realidade. “Todas as
empresas já deveriam estar estudando informações, mesmo que ainda não tenham as
melhores ferramentas do mercado porque trabalhar com dados é sobre mindset, ou
seja, qualidade ao invés de quantidade, na busca pelas melhores estratégias”.
Sobre o RD Summit 2022
A 8ª edição do RD Summit 2022, maior
evento de Marketing e Vendas da América Latina, aconteceu entre os dias 26, 27
e 28 de outubro no CentroSul (Centro de Convenções de Florianópolis) com
discussões como criação de conteúdo relacionada a empreendedorismo, estratégia
de marketing, relacionamento com marcas e muito mais. Além disso, para
democratizar o acesso de participantes de todas as regiões do Brasil, a
organização do evento, em parceria com o TikTok, preparou o RD Summit Live
Show, uma experiência totalmente online e gratuita simultânea ao evento
principal.
Sobre a RD Station
A RD Station é líder no desenvolvimento
de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas.
Sua plataforma de automação de marketing e vendas soma mais de 40.000 clientes
em 40 países.
Possui uma divisão de conteúdo, mídia e educação para clientes e parceiros, em que estão os sites Resultados Digitais e Agência de Resultados, e 800 funcionários em toda a América Latina.
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