Segunda onda do movimento #meufilhonocurriculo convida mães e pais a refletirem o que aprenderam conciliando filhos e carreira
Segunda onda do movimento #meufilhonocurriculo
convida mães e pais a refletirem o que aprenderam conciliando filhos e
carreira.
Se inicia neste mês das
crianças uma nova onda do
movimento #meufilhonocurrículo, campanha de conscientização
idealizada pela Filhos no
Currículo, uma consultoria focada em construir uma cultura de bem-estar
parental nas empresas visando lideranças mais bem preparadas, times empáticos e
políticas bem estabelecidas, acolhedoras e inclusivas para quem concilia filhos
e carreira.
O movimento começou a
ser propagado em outubro de 2021 nas redes sociais - principalmente o LinkedIn
- por empresas preocupadas com a pauta (Cielo, BV, Gerdau, Magalu, entre muitas
outras postaram seus apoios), além de um time de embaixadores formado por
pessoas de influência que “desafiaram” suas equipes e colegas a fazerem o mesmo
em um efeito cascata. Foram centenas de mensagens inspiradoras de pais e mães
assumindo os filhos como potência em suas vidas e mais de 40 mil pessoas
interagiram com a campanha em um mês.
Para 2022, a ideia é
retomar o movimento e se aprofundar em quais as principais habilidades percebidas
por pais, mães ou outros cuidadores (como padrastos, madrastas, avós e até
padrinhos) que conciliam a vida profissional com o cuidado familiar.
“Filhos são potência na
vida e precisamos incentivar um acolhimento contínuo da pauta na agenda
empresarial. Segundo a pesquisa “Home Office com filhos“, conduzida pela Filhos
no Currículo em parceria com o Movimento Mulher 360 no início da pandemia, 98%
dos pais e mães que trabalham percebem habilidades sendo desenvolvidas no
exercício diário da criação: paciência, resiliência, criatividade, empatia e
liderança estão na lista. A campanha faz parte de uma temática que deve ser
contínua e sustentada nos demais meses do ano.”, afirma Camila Antunes,
cofundadora da Filhos no Currículo.
A campanha deste ano
ainda vai abraçar rodas de conversa e discussões com pais, cuidadores e
lideranças de empresas acerca de temas como políticas parentais, licenças
paternidade e práticas de bem-estar parental.
Segundo Camila, o foco
é desconstruir os vieses associados ao tema de ‘filhos’ e ‘carreira’ no mercado
de trabalho, mudar estigmas de gênero e fortalecer uma visão positiva do tema.
Isso, a longo prazo, pode gerar um ciclo virtuoso nas culturas empresariais,
influenciando cada vez mais as organizações a olharem para as políticas
parentais existentes (como as licenças parentais, os auxílios oferecidos, a
regulamentação da flexibilidade, entre outras soluções que acolham melhor quem
exerce o papel de cuidador). “Levar
essa discussão para uma rede social corporativa, sobretudo o LinkedIn, é
derrubar alguns desses muros na prática”, completa Camila.
Para além do
engajamento na campanha, a consultoria defende outras formas de ‘colocar os
filhos no currículo’, tais como: sinalizar no histórico profissional eventuais
licenças ou pausas na carreira para dedicação aos filhos – períodos que, de
acordo com Camila, não representam lacunas na trajetória profissional. Outra
proposta é mais literal, incentivando a complementar a descrição do perfil
profissional com um novo “cargo”: de pai, mãe ou similares.
Como aderir à
campanha:
- Acesse
o site
da campanha
#meufilhonocurrículo e baixe o “post oficial” presente na
página com diversas variações.
- Reposte
a imagem oficial da campanha no seu perfil do LinkedIn ou Instagram.
- No
corpo do texto, reflita: “O que você aprendeu depois da chegada do seu
filho(a) que agregou ao seu currículo?”. Ou só declare seu apoio ao
movimento, marcando a hashtag oficial #meufilhonocurriculo
- Desafie na legenda alguns @'s amigos para fazer o mesmo
Nenhum comentário