Tomadas de decisão - Expandir por franquias? Investir em uma marca pouco conhecida ou já consolidada?
*Por Eduardo Santinoni
Empreender é tomar
decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o
negócio ande. E nesse processo decisório, a consultoria contribui principalmente
em estratégia, seja em estratégia de negócio, seja em estratégia de expansão e
crescimento.
Parece simples, mas
existem várias decisões importantes que vão ditar o seu negócio, como qual
formato escolher, para qual lugar ir, modelo que vai levar para determinadas
regiões. Terá parceiro local ou não? Se sim, como o parceiro participa do
negócio? Existem diversas escolhas importantes que o empresário precisa tomar
antes de começar a expandir. E a consultoria ajuda na tomada de decisão em
todas elas.
Eu sempre falo que a
decisão de expansão é uma das mais importantes da história da empresa. É
fundamental ser feita com muita estratégia, dados e consciência, e não só
atropelando as etapas.
Expandir por meio de
franquias?
Existem diversas formas
de expandir, uma delas é a franquia. Mas nem sempre ela é ideal para qualquer
empresário. Eu sou fã de franquia, sou instrutor da ABF (Associação Brasileira
de Franchising), já fui franqueado e sou franqueador e também sou fornecedor do
sistema. Pela consultoria, eu já absorvi o braço da franqueadora de algumas
empresas, já visitei lojas, aferi processo, ajudei a ter sucesso, recebi
ligação de franqueado para resolver problemas. Eu vivi todas as pontas desse
setor e, exatamente, por já ter vivido isso, sei que expandir por meio de
franquias não é para todos os negócios e nem para todos os empresários.
Eu posso ter duas lojas
de chocolate, com produtos e marcas parecidos, só que um quer ter milhares de
unidade e outro quer ter dezenas. São estratégias distintas, formatos
diferentes, a expansão vai acontecer em ritmos diferenciados, tudo naturalmente
muda.
É preciso entender que
o modelo de negócio é um pedaço, mas o empresário, a estratégia que esse
empresário possui é outra perna importante dessa decisão.
O perfil do empresário
é um ponto muito importante e que faz diferença. Lá na frente, quando você se
torna um franqueado, quando você transforma o seu negócio em uma franquia e
começa a vender unidades, a marca vai ter centenas, dezenas de parceiros
locais, cujo relacionamento é um elemento chave no processo. E se você não é
muito do perfil de lidar com esse relacionamento, que é bastante complexo, é
capaz de ter um problema com esse formato.
Investir em uma marca
pouco conhecida ou já consolidada?
Agora, outra tomada de
decisão é quando você escolhe investir em uma franquia. No mercado, existem
diversas marcas, que podem ou não já serem consagradas no mercado. Quais são as
vantagens e desvantagens de escolher uma marca famosa em relação a uma marca
que está começando?
Ambos os lados têm
riscos e benefícios, é claro. Se você optar por uma marca já consagrada, o lado
bom é que por ela estar consolidada no mercado, a atração de clientes, quando
você abrir a sua unidade, vai acontecer de maneira mais natural. E se ela está
muito grande, o nível de suporte que essa franqueadora vai te dar para
estabelecer os processos e ter sucesso tende a estar mais maduro e com
processos mais claros.
Como lado negativo, se
uma marca já expandiu muito, digamos que as melhores regiões já foram ocupadas.
O melhor shopping, os melhores bairros etc. Você estará participando da
segunda, terceira ou quarta fase de expansão de uma marca que contempla regiões
em que o risco é um pouco maior, pois não é o público excelente para aquele
negócio. Podemos dizer que quem chega primeiro bebe agua limpa e essa água já
foi bebida no primeiro momento. E no próprio relacionamento com a franqueadora,
já que o nível de relacionamento é menor com os fundadores e sócios.
Agora, vamos trazer
isso para a realidade da marca que está começando. Vamos pensar em uma franquia
com 15 unidades, que está no início do processo de expansão. Temos uma
franqueadora com menos experiência de suporte ao franqueado, já que esse
departamento está em fase de implementação, assim é esperado um suporte menos
estruturado, mas com muita vontade, com uma participação mais presente dos
sócios-fundadores, que querem pessoalmente se envolver na execução para ajudar
o franqueado a ter sucesso.
E, por outro lado, o
positivo disso tudo, é que você vai beber água limpa. O mercado não está
ocupado, existem muitas regiões boas abertas, com possibilidade de escolha para
construir sua unidade.
De toda forma, a tomada
decisão é complexa. A escolha parte de dentro, levando em consideração todos os
aspectos que envolvem a escolha de uma franquia, seja na expansão ou no
investimento. E ter consciência e estratégia é o melhor caminho para a escolha
correta.
*Eduardo Santinoni é sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. Também é credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
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