Três aplicações de data science que estão mudando os negócios no Brasil
Por Juan Jensen, chairman da 4intelligence*
A
maioria da população nem percebe, mas usa os conceitos de ciência de dados em
suas rotinas praticamente todos os dias em diferentes situações. De uma simples
busca nos portais da internet até a compra efetuada em um marketplace que
é entregue no dia seguinte, passando por recomendações de produtos no
e-commerce e na proteção de informações digitais, as técnicas de análise,
cruzamento e processamento de informações estão presentes. Assim, não é exagero
dizer que sem data science, o mundo não seria o
mesmo.
Evidentemente,
essa transformação não ocorre apenas no nível da experiência do
usuário/consumidor. Para que a pessoa seja impactada na ponta final, é preciso
que toda a cadeia passe por transformações profundas em relação ao tratamento e
processamento de informações. Assim, diferentes setores praticamente
reformularam seus modelos de negócios a partir das novas possibilidades
oferecidas pela digitalização.
Não
é à toa, portanto, que a demanda por profissionais que trabalham justamente com
inteligência de dados tenha crescido 485% no primeiro semestre de 2021 em
relação ao mesmo período de 2020, segundo levantamento da Intera, HR Tech de
recrutamento digital. Afinal, todas as empresas querem aproveitar as vantagens
e os benefícios que a ciência de dados tem a oferecer. Confira três exemplos
práticos que já ocorrem em diferentes setores no Brasil:
1 – Monitoramento inteligente de safra no agronegócio
Acompanhar
imagens de satélites para monitorar a safra de diferentes grãos não chega a ser
um recurso novo no agronegócio brasileiro. Entretanto, uma simples imagem tem
pouco a dizer se o profissional não tiver outras informações para
contextualizá-la e embasá-la. No máximo, mostra o tamanho dentro da fazenda.
Contudo,
é possível criar modelos preditivos de inteligência artificial que utiliza essa
imagem de satélite e combina com diferentes fontes de dados igualmente
importantes para o setor, como previsões meteorológicas, desempenho de
exportação, variação cambial, entre outros. Dessa forma, é possível
potencializar os ganhos ao adotar as melhores medidas de acordo com os
objetivos traçados anteriormente.
2 – Previsão de demanda no varejo
Já
pensou se o varejista soubesse qual seria a demanda para sua loja e segmento
nos próximos meses e até anos? Sem dúvida é uma informação que facilitaria – e
muito – sua estratégia comercial, potencializando áreas e fazendo os ajustes
necessários em outras. Infelizmente, essa bola de cristal é ficção. Ou será que
realmente existe?
Bom,
não chegam a ler o futuro, mas algumas ferramentas de data science conseguem
combinar as informações e traçar uma projeção categórica sobre vendas futuras
em um prazo de até cinco anos, utilizando questões regionais e macroeconômicas
para que o lojista possa elaborar sua melhor estratégia de crescimento sem
preocupação.
3 – Posicionamento da equipe de vendas no campo
Diferentes
empresas, principalmente as indústrias, contam com equipes de campo para
potencializar seus resultados. São pessoas que atuam como vendedores para
posicionarem seus produtos com destaque nos pontos de venda. Acontece que se
trata de uma medida complexa, uma vez que a equipe pode ser pequena e a
organização pode estar em diferentes localidades no país.
A
alternativa é combinar os modelos preditivos de inteligência artificial para
encontrar os pontos de venda que demandam maior atuação dos profissionais.
Dessa forma, é mais fácil direcionar esforços para onde há mais potencial de
negócio para a empresa do que perder tempo em locais que acrescentam pouco à
rentabilidade da operação.
Falar
que nos encontramos em um período de transformação digital já virou clichê para
profissionais e empresas brasileiras. Contudo, essa digitalização não pode ser
resumida apenas à adoção de soluções tecnológicas quando for conveniente para a
corporação. Na verdade, é um caminho sem volta e, como tal, apenas as empresas
que estiverem prontas para isso conseguirão se destacar e obter os melhores
resultados.
*Por Juan Jensen, chairman da 4intelligence, especializada em
soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados
Sobre a 4intelligence
A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções
para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de
algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e
customização de processos decisórios em larga escala, visando a que as respostas
mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas. A 4i
também é associada a I2AI (International Association of Artificial Intelligence), maior associação de
inteligência artificial do Brasil. Além disso, a companhia já recebeu 120
prêmios, entre eles pelo Banco Central, Secretaria da Economia, Agência Estado
e Consensus Economics. Também concorreram com grandes financeiros do
setor como Bradesco, JP Morgan,
Barclays, Santander, entre outras consultorias gigantes.
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