7 dicas para fazer um bom marketing digital
Mahara Scholz*, Head de Marketing da Octadesk,
dá dicas práticas para aprimorar a comunicação no mundo virtual
Mahara Scholz/Divulgação Octadesk
Atualmente, existem mais de 5 bilhões de
usuários conectados à internet em todo o mundo. Com os consumidores abandonando
espaços físicos e realizando tarefas do dia a dia na palma da mão, a demanda
por comunicações digitais ganhou ainda mais espaço nas estratégias das
empresas. As chances de uma pessoa que entra em um novo restaurante ou até mesmo
em uma oficina mecânica ter encontrado aquele estabelecimento online são
grandes. E é isso que torna o marketing digital tão importante. Assim, é
possível se conectar com o cliente e não oferecer apenas produtos, mas também
garantir que ele tenha acesso à informação de qualidade e uma boa experiência
de compra. Da mesma forma que o marketing tradicional, o digital busca promover
bens ou serviços, impulsionar vendas e aumentar a consciência de marca.
Seja seu negócio B2B ou B2C, ter o
marketing digital no plano de ação é indispensável para garantir presença na
internet e conquistar novos clientes. Por isso, separei sete dicas práticas
para realizar uma comunicação digital assertiva e obter os resultados que busca
para expandir o seu negócio.
Geração e qualificação de leads
O primeiro passo é
conhecer o seu público, dessa maneira você conseguirá ter ideias sobre o que
funcionará melhor para sua base. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem
na geração e qualificação de
leads - pessoas que tiveram contato com a sua marca e demonstraram
interesse de compra - é indispensável. Neste contato, a empresa realiza
perguntas diretas e simples para entender o momento do cliente e se ele é um
potencial comprador. Com essa definição, a equipe ganha tempo para agir estrategicamente
e iniciar a técnica de venda ativa. Assim, é possível segmentar os usuários de
acordo com interesses mais específicos e conectá-los rapidamente com a
área de vendas para garantir as oportunidades quentes. Nestes casos, muitas
empresas têm investido no uso de bots, que garantem um atendimento rápido e
humanizado, 24h por dia, sem a necessidade de um agente humano
disponível.
Aposte na personalização
Uma pesquisa
da Adlucent Marketing Performance mostrou que 71% dos entrevistados preferem
anúncios personalizados, tendo duas vezes mais chances de clicar em publicidade
digital de marcas desconhecidas, caso o assunto esteja de acordo com suas
preferências de consumo. Por isso, reserve um tempo para estudar e compreender
totalmente quem é seu público e descobrir quais são as redes sociais e
aplicativos de mensagens que passam mais tempo conectados.
Ações de relacionamento proativas
Também conhecido como
marketing de relacionamento, as ações proativas buscam estreitar os laços com a
sua clientela. Ao contrário do marketing de divulgação tradicional, onde você
precisa investir para captar novos públicos, estas ações permitem a
rentabilização do banco de dados de clientes que você já possui. Aproveite
datas comemorativas e aposte na distribuição de brindes e cupons de desconto
exclusivos.
Facilite a jornada do cliente
No mundo de hoje, os
consumidores exigem rapidez no processo de compra. Facilitar a jornada do
cliente significa melhorar sua experiência e agilizar o atendimento. A loja
Velocità, especializada em artigos para corrida, por exemplo, automatizou os
atendimentos e além de entregar respostas mais rápidas e melhorar a experiência
dos clientes, ainda aumentou cerca de 15% das vendas online. Isso aconteceu
porque eles centralizaram os canais de comunicação em apenas uma plataforma e
reduziram o tempo de resposta ao usuário.
Organize sua equipe
A estratégia de
marketing não abrange somente a comunicação da sua empresa com os consumidores.
O desempenho da sua equipe possui um papel maior do que você imagina,
especialmente quando se trabalha à distância. Sempre podem existir fatores que
desalinham a comunicação do seu público interno, por isso, é importante
investir em um canal interno ou uma plataforma com as novidades da empresa. Com
campanhas de e-mail marketing e atualizações no site, por exemplo, é possível
manter os colaboradores engajados, melhorar a comunicação entre os times e
ainda manter padrões que ajudem, de maneira prática, na qualidade do
atendimento do cliente.
Trabalhe na construção e reconhecimento
de marca
Como a internet tem um
alcance global, o seu negócio poderá ser visto por um público muito maior do
que se imagina. Com o apoio do marketing digital é possível trabalhar na
construção e no reconhecimento de marca, incluindo posicionamento, valores e
ideais. Quando uma empresa é vista como uma marca reconhecível e de boa
reputação, a credibilidade aumenta e facilita não só a fidelização de clientes,
mas também a atração e retenção de talentos que compartilham da mesma visão.
Aposte em parcerias
Outra excelente maneira
de aproveitar a comunicação digital para aumentar a visibilidade da sua marca é
com o apoio de parcerias. Elas podem ser realizadas com outras marcas que
oferecem produtos ou serviços complementares aos seus, ou com influenciadores
digitais cuja presença nas redes sociais tenha um público que pode se
interessar pelo que você oferece.
*Mahara é formada em administração de negócios pela UDESC, e possui especialização em Marketing pela ESPM. Já estruturou e escalou equipes de Marketing, vendas e CS e trabalhou em grandes empresas como Grupo RBS e RD Station. Atualmente é Head de Marketing na Octadesk.
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