Black Friday: despreparo pode ameaçar o sucesso de lojistas, aponta CEO da Magis5
Claudio Dias enfatiza o que os lojistas devem
fazer para se destacarem na data e lança campanha que impactará positivamente
no dia a dia do seller
O lojista de e-commerce
está cansado de saber que a Black Friday é uma oportunidade para atrair
clientes e aumentar as vendas. Mas para que a data renda bons frutos, as marcas
precisam, antes de lançar as promoções, saber se estão preparadas para o
momento.
Isso porque, com a alta
demanda nessa data, muitos lojistas podem não se dar conta de que,
independentemente do seu porte, as vendas podem aumentar consideravelmente e a
falta de preparo pode manchar a reputação.
Para aproveitar a data,
Claudio Dias, CEO da Magis5, faz algumas recomendações para que os lojistas
evitem os gargalos mais comuns, como o atraso nas entregas.
Claudio Dias, CEO da Magis5
“Uma empresa não
preparada para a data pode receber muitas reclamações de clientes, como pedidos
de troca, devoluções e queda de vendas. À medida que o tempo passa, pode
impactar consideravelmente no faturamento do negócio e ela pode até mesmo
falir”, disse.
Outro passo importante
é analisar o que a marca fez nas Black Friday anteriores — caso tenha
participado — para verificar onde errou e o que acertou.
“É preciso avaliar
quais produtos podem receber descontos para que não afete a lucratividade do
negócio. Utilizar estratégias de gestão de estoque como a Curva ABC pode
facilitar esse entendimento”, disse Claudio.
Ele também indica a
importância de uma estratégia de comunicação forte e coordenada e uma equipe de
vendas preparada para atender as demandas. “A partir do que a empresa tem a
oferecer de promoções para a data, é preciso que ela avalie se é necessário
contratar mais funcionários e quais canais, tanto de comunicação como de
vendas, para a sua loja pode expandir”, reforça.
De acordo Dias, mais do
que uma data momentânea para garantir os lucros, os lojistas precisam enxergar
a Black Friday como estratégia de aquisição de novos clientes. Uma das medidas
é criar ações de pós-venda.
“A data se torna uma
porta de entrada para estabelecer um relacionamento. Por isso, um pós-venda
eficiente com o consumidor que chega a um dos canais de comunicação é um passo
importante para fidelizar o cliente e convencê-lo a comprar novamente na sua
loja”, sublinha.
Ferramenta de automação
Para garantir que as
etapas do atendimento dos pedidos sejam percorridas com êxito, muitos lojistas
recorrem a mecanismos de automação. A principal vantagem para a empresa que
adota uma ferramenta como essa é a economia de tempo que ela proporciona.
“Tempo no e-commerce equivale à receita, afinal, na Black Friday tudo acontece
muito rápido. Se um visitante entrar em um site que demora minutos para
carregar, ele irá fechar antes e partirá para outro, por exemplo”, traduz
Claudio.
Por meio da automação,
o controle de estoque se torna muito mais simples de ser gerido e os erros
podem chegar a zerar, por exemplo. Outro benefício é o controle da entrega do
pedido, o que ajuda a evitar erros de comunicação entre os canais.
“Com um hub de
automação, ao bipar seu produto, o próprio software dá baixa em sua plataforma
e no marketplace em que ocorreu a venda, permitindo que o lojista não venda
itens que já não tenha mais no estoque e que possam frustrar o cliente”,
destaca o CEO.
Campanha pró-automação
Pensando em auxiliar os
vendedores dos marketplaces a estarem mais preparados para a Black Friday, a
Magis5 lançou uma campanha exclusiva. Os primeiros 30 lojistas que se tornarem
clientes da Magis5 até o dia 7 de novembro receberão de brinde uma impressora
de etiquetas da marca Zebra. A máquina pode ser usada para identificar caixas e
bilhetes, por exemplo, e é muito utilizada no segmento de transporte e
logística.
“Acreditamos que com
nossos serviços e com o bônus que oferecemos, irá impactar positivamente no dia
a dia do seller ao
gerar mais agilidade, simplicidade e autonomia”, destaca Dias. Para conferir a
condição exclusiva e limitada do hub Magis5, basta clicar aqui.
SOBRE A STARTUP MAGIS5
Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio ao agilizar e simplificar processos operacionais. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros. Mais informações em: https://magis5.com.br/
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