Consumidores brasileiros aumentaram em 44,8% volume de compras em aplicativos em 2022
Dado faz parte do novo relatório, The State of
App Marketing Brazil 2022, da AppsFlyer, que além de dados e insights para o
mercado, também traz recortes do perfil de consumo brasileiro em apps;
São Paulo, novembro de 2022 - O relatório - The State of App Marketing Brazil 2022,
da AppsFlyer - líder global em
mensuração e análise de dados para aplicativos, lançado nesta segunda-feira,
dia 07 de novembro, revela que os profissionais de marketing de aplicativos
investiram US$ 1,876 bilhões de dólares somente no Android - principal
plataforma de apps do país - para atrair usuários brasileiros - entre julho de
2021 a junho 2022 - em todas as verticais, com exceção do universo de
games. Além dos gastos, o estudo também aponta as futuras tendências e
oportunidades para os profissionais e desenvolvedores da área e também traz
recortes do perfil de consumo dos brasileiros nos aplicativos.
“O mercado de aplicativos no Brasil está
passando por um momento adverso em 2022. As restrições de privacidade na
plataforma do iOS, somadas às condições de mercado únicas que afetaram o Brasil
em 2022, aprofundaram os desafios dos profissionais de marketing mobile locais,
canais de mídia e demais players do ecossistema mobile. Com essas condições,
esse mercado tem pouca liberdade para experimentar estratégias novas, o que faz
com que eles se concentrem quase totalmente nas estratégias mais rentáveis. Ou
seja, esses não são tempos fáceis, mas a boa notícia é que momentos como esse
também representam uma ótima oportunidade para aqueles que souberem
aproveitá-la”, detalha Marlon Luft, Diretor de Marketing da AppsFlyer.
Entre os principais dados e insights, o
estudo revela que o mercado de aplicativos no Brasil demonstrou um cenário de
desaceleração do crescimento no primeiro semestre de 2022. Em meio à recessão
econômica, inflação mundial e guerra da Ucrânia, o mercado apresentou um
declínio de 1% no número de instalações mensuradas em comparação com o mesmo
período de 2021. De maneira geral, a plataforma Android representou um declínio
de -3%, enquanto apps do iOS obtiveram um aumento de 18% em instalações no
mesmo período.
Veja alguns dados e insights do The State of App Marketing Brazil
2022, da AppsFlyer:
Dados e investimentos
- Investimentos em UA (aquisição
de usuários) para
aplicativos Android representam 96% de todos os
investimentos em UA feitos no Brasil.
- NOI's (instalações
não orgânicas) em
declínio no Brasil pela primeira vez em 4 anos, chegando
em 13% no primeiro
semestre de 2022.
- Queda na taxa de usuários que
realizam uma compra pela primeira vez,
ao longo de 30 dias desde a instalação.
- No Brasil, o share de remarketing aumentou em
9,2% no 2° trimestre deste ano em comparação com o mesmo
período de 2021.
- Média do share de aquisições de
remarketing no Brasil está entre as mais altas do mundo,
registrando uma média por app de 74,6%
de instalações vindas de remarketing no 2° trimestre de
2022.
- Salto de 360% no uso de mídias próprias no
Android e de 200%
no iOS.
- Média de fraudes
no 1° semestre de 2022, considerando todas as verticais de apps, foi de 12,2%, onde 10,7% são para Android
e 13,6% iOS.
Os números representam um declínio
de -21% (Android) e aumento de 32% (iOS), em comparação
com o mesmo período do ano passado.
Perfil de consumo
- Aumento de instalações nos aplicativos de
finanças (50%), saúde e bem-estar (129%), e viagem (35%) no primeiro semestre de 2022.
- Android é a principal
plataforma de instalações de apps no Brasil, com um share de mercado de
86,5%.
- Brasil registrou o pico mais
acentuado do mundo de instalações de apps durante a Black Friday do ano
passado.
- Aplicativos registraram um aumento de 44,8% nas compras in-app
no segundo trimestre de 2022.
- Anualmente, pico de compras in-app
ocorre naturalmente durante o período
de festas do quarto trimestre, principalmente em novembro, em todas
as verticais.
- Usuários consumindo
cada vez mais em
diferentes apps, como e-commerce (12,20%); estilo de vida (10,21%); finanças
(9,02%); negócios (6,15%); entre outros.
Metodologia
O relatório The State of App Marketing Brazil 2022
apresenta uma análise de
4,5 bilhões de instalações de apps (non-games) no Brasil,
contemplando 12 mil aplicativos - considerando o período de julho de 2021 a junho de 2022.
O estudo está disponível em:
https://www.appsflyer.com/pt/resources/reports/app-marketing-brazil/
Sobre a AppsFlyer
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