Engajamento: entenda o que é, significado e a sua importância
Engajamento dentro do marketing digital é um conceito que mostra o quanto a audiência de uma marca interage com ela, tanto os clientes quanto os potenciais clientes.
Um dos maiores desafios da transformação digital é saber lidar com os consumidores modernos que estão cada vez mais inteligentes e empoderados. Antigamente, essa relação se restringia apenas em comprar e vender produtos e serviços.
As marcas não precisavam se preocupar em estabelecer um contato próximo com as pessoas, mas tudo isso mudou e, hoje em dia, é imprescindível gerar engajamento com o público.
Existem várias maneiras de promover a ideia dentro da organização e, com isso, se aproximar das pessoas que a empresa deseja convencer a comprar suas soluções. Isso vai desde a produção de conteúdo até atendimento ao cliente personalizado.
É uma estratégia que abrange detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso da organização. Mas antes de tentar engajar a audiência, é necessário saber um pouco mais sobre o assunto.
Pensando nisso, neste artigo, será abordado o conceito de engajamento, seu significado para os negócios e sua importância.
O que é engajamento?
Engajamento é um conceito que mostra o grau de proximidade entre a empresa e os consumidores, e procura entender o quanto essas partes se relacionam e interagem entre si de maneira natural.
Quanto maior for o nível de engajamento, maior a proximidade entre as partes, fazendo com que a marca seja mais relevante no mercado. O quanto os usuários interagem com a empresa de maneira voluntária vai estimular a promoção do negócio.
Isso pode ser medido por meio das curtidas e comentários nas redes sociais, dentre outros parâmetros. É uma forma de avaliar se as estratégias de marketing de uma marca de vinhos importados chilenos são realmente eficientes.
Muitos empreendedores e gestores até entendem o conceito de engajamento, mas não conseguem compreender seu significado, e isso acaba por prejudicar as estratégias voltadas para esse propósito.
Significado de engajamento
profissionais de comunicação, administração e marketing entendem a importância do relacionamento entre as empresas e os clientes para que ela possa ter sucesso.
O engajamento ganhou força nos últimos anos e se tornou objeto de estudo acadêmico a partir do ano de 2005, entrando em disciplinas como marketing, sociologia, psicologia e ciências políticas.
Vários conceitos foram elaborados até então, mas o que foi empregado pelo Marketing Science Institute (MSI), em 2012, tem como foco o relacionamento com os clientes, e para eles o significado de engajamento é bem claro.
Trata-se da manifestação de comportamento dos consumidores em relação à organização que está além da compra e de onde os condutores motivacionais são provenientes.
O gestor de uma empresa especializada em primeiro emplacamento PCD pode consultar o artigo da Revista de Gestão da USP que traz um significado ainda mais amplo para engajamento.
De acordo com ela, o engajamento é o envolvimento de alguém interessado em alguma coisa. Também é o nível de presença física, emocional e cognitiva do consumidor e sua relação com a empresa.
É um processo psicológico que modela mecanismos por onde a fidelização ocorre e por onde é promovida a lealdade para com uma marca.
Por fim, a revista também afirma que engajamento é um estado de envolvimento total e absorvido, que gera uma atração especial ou força de repulsão. Indivíduos engajados se aproximam ou repelem um alvo, dependendo do valor adicionado ou subtraído.
Em linhas gerais, o engajamento nada mais é do que a relação entre marca e consumidores ou entre a empresa e os colaboradores.
As interações entre as partes devem acontecer de maneira voluntária e natural e é resultado de uma experiência positiva para os indivíduos.
Importância do engajamento
O engajamento dos clientes é importante para uma empresa de boroscopia industrial porque traz uma série de benefícios, como:
Mais economia no marketing;
Agrega valor à marca;
Reduz as taxas de churn;
Ajuda a reter clientes;
Ajuda a prospectar.
O nível de engajamento ajuda a economizar com estratégias de marketing, uma vez que quando os clientes estão engajados, se tornam fiéis e compram mais vezes os produtos e serviços.
Isso significa que a organização se torna capaz de fazer vendas, sem a necessidade de atrair compradores. Clientes engajados ajudam a divulgar a companhia, visto que deixam comentários positivos e indicam suas soluções para outras pessoas.
Como resultado, ela vai atrair clientes por meio de indicações, sem que para isso seja necessário criar campanhas específicas.
Investir em engajamento também é uma forma de gerar valor para a marca, já que ela passa a fazer parte do cotidiano das pessoas e se preocupa em ajudá-los, não apenas em vender.
Ao fazer isso, uma clínica veterinária especializada em endoscopia em cachorro vai entregar experiências positivas que geram impactos favoráveis na rotina das pessoas.
A imagem do negócio também melhora consideravelmente, e pelo fato de ser indicada pelas pessoas, consegue conquistar a confiança dos consumidores.
Isso acaba por gerar valor constantemente e demonstra que os clientes da marca têm experiências positivas com ela e que os outros podem confiar em suas soluções e em seu atendimento.
Todas as estratégias voltadas para melhorar o engajamento dos consumidores constroem um pós-venda eficiente e capaz de cativar os compradores.
É uma forma de minimizar a taxa de churn, visto que se os clientes estiverem sempre mais satisfeitos e valorizados, ao longo do tempo, vão preferir o negócio em detrimento de outros, toda vez que precisarem comprar.
Investir em engajamento também é uma forma de reter clientes e fazer com que enxerguem motivos bons o suficiente para não escolher a concorrência.
Se uma pessoa teve uma experiência positiva com uma clínica veterinária de oftalmologista cachorro, acaba encontrando a solução perfeita para o que procurava.
A preocupação em engajar os consumidores faz com que eles se sintam satisfeitos e percebam o valor gerado pela corporação.
Por fim, clientes engajados ajudam a divulgar a marca, e isso significa que investir na estratégia é a melhor forma de prospectar.
O nome da empresa, suas soluções, seus conteúdos e seu atendimento são divulgados de maneira natural e acaba chamando a atenção de outros compradores.
Dicas para engajar os clientes
Para gerar engajamento, é necessário investir em algumas estratégias, que embora simples, são fundamentais. Elas são:
Saber quem é o público
O primeiro passo para gerar engajamento é saber quem é o público-alvo da marca. É fundamental buscar o máximo de informações sobre essas pessoas e com base nesses dados, entender suas preferências e desejos.
Assim, as estratégias, produtos e serviços sempre estarão de acordo com as expectativas da audiência, trazendo mais satisfação para as pessoas.
Investir em e-mail marketing
Para uma empresa de porteiro 12x36 noturno, o e-mail marketing é o canal perfeito para gerar proximidade com os clientes.
A organização fala diretamente com as pessoas e pode enviar conteúdos, materiais e até outras formas de contato bem personalizadas, aumentando assim as chances de a abordagem obter sucesso.
Estar presente nas redes sociais
As redes sociais são canais de relacionamento muito populares e podem até mesmo favorecer o atendimento ao cliente.
De acordo com um estudo realizado pela Global Web Index, os brasileiros passam mais de três horas navegando nessas plataformas.
Tanto uma empresa especializada em fachada em alto relevo quanto qualquer outro tipo de negócio consegue encontrar seu público nesses canais, tendo em vista que o Brasil é um dos países que mais acessam as redes sociais.
É impossível ignorar essa realidade e quanto mais a companhia estiver presente nas redes sociais, mais próxima ela estará dos consumidores.
Criar conteúdos relevantes
Estamos vivendo na era da informação, e tanto os recursos tecnológicos quanto a internet aumentaram o nível de exigência do consumidor moderno.
Ele procura todas as informações possíveis sobre os produtos e serviços antes de comprar, por essa razão, reproduzir conteúdos relevantes é indispensável para atrair tráfego e gerar engajamento com os materiais.
Ao produzi-los, uma empresa especializada em supervisão laudo cautelar deve prezar pela qualidade e ajudar os consumidores a solucionarem problemas, além de se informarem mais sobre os assuntos.
Variar os canais
Ao conhecer um pouco mais sobre a audiência do negócio, fica mais fácil saber em quais canais digitais essas pessoas estão presentes.
O ideal é que a marca utilize as mesmas plataformas para marcar presença no cotidiano dos compradores, interagir com eles e mostrar que está disposta a ajudá-los sempre que precisarem.
Considerações finais
O nível de engajamento é algo muito importante para que a marca consiga entender o quanto está próxima de seus clientes e potenciais clientes.
Neste artigo, foi possível entender um pouco mais sobre o assunto e quais estratégias trabalhar para ter consumidores engajados e que se lembrem da marca toda vez que forem comprar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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