Jovens produtores de café são destaque no Golden Cup Brasil
8ª edição do prêmio reconhece o trabalho da
nova geração dos cafeicultores e produtores do Espírito Santo
Minas Gerais, novembro de 2022 – Na tarde de ontem (16), dois jovens
produtores mineiros, Fabiano Henrique Diniz, 26 anos e Renata Toledo Barbosa,
35, reforçaram a importância da atuação da nova geração de cafeicultores nacionais
na busca por qualidade. Eles foram premiados na 8ª edição do Golden Cup,
concurso que elege os melhores cafés Fairtrade do Brasil. O anúncio foi feito
durante a Semana Internacional do Café, evento que acontece no Expominas em
Belo Horizonte (MG), até sexta-feira (18).
Produtor da Cooperativa Regional
Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (CORPOOL), Fabiano
conquistou a primeira colocação na categoria Arábica “microlotes”, pelo café
com características como doçura de rapadura, melaço e mel, notas frutadas e
cremosidade, entre outras. “Foi uma surpresa receber esse prêmio e estou muito
ansioso para os próximos dias de SIC, porque sou finalista em outros concursos,
o ATeG café mais Forte, o Flowins e o Coffee of the Year (COY). O prêmio é
muito importante porque nos ajuda a agregar ainda mais valor ao produto, a
reconhecer o nosso potencial em um mercado que tem muitos cafés de qualidade”,
afirma o produtor Fabiano Henrique Diniz, 26 anos, da Região de Matas de Minas,
que também vice-campeão do Golden Cup em 2021.
Já Renata, da Cooperativa dos Produtores
de Café Especial de Boa Esperança (DOS COSTAS) conquistou as terceira e quinta
colocações na mesma categoria. A cooperativa também levou os prêmios de
primeiro e segundo lugares na categoria Arábica “Container Cheio”.
Quem também surpreendeu foi a
Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espirito Santo (CAFESUL), com
os produtores Luiz Claudio de Souza e Pedro Castro Neves reconhecidos,
respectivamente, com a primeira e a segunda posições, na categoria Canephora
“Microlotes”. A Cafesul também foi a melhor avaliada em “Canephora Container
Cheio” conquistando as três primeiras colocações.
Como forma de premiar os melhores grãos
produzidos pelos membros da Organização dos Pequenos Produtores de Cafés
Certificados Fairtrade do Brasil, o Golden Cup Brasil, avalia, por meio de
Q-Graders e R-Graders, cafés de origens arábica e canéfora, nas categorias
microlotes e container cheio, de produção familiar de diferentes regiões.
Sustentabilidade e qualidade
Antes da premiação, temas como a
importância do fairtrade, a nova geração de produtores, inclusão social e
projetos com foco na preservação do meio ambiente também ganharam espaço com o
painel Sustentabilidade e
qualidade: construindo um futuro justo. A apresentação destacou
como os produtos têm evoluído em termos de ESG e quanto isso tem impactado não
apenas no valor agregado do café, quanto também em toda a cultura envolvida.
“O Brasil tem 265 mil produtores, 72%
abaixo de 20 hectares, 78% acessa o Programa Nacional de Fortalecimento da
Agricultura familiar (Pronaf), essa questão de identificar produtos, processo
de rastreabilidade impõe desafios e é maior para o Brasil por conta da
diversidade de qualidade que nós temos. Existe um histórico de décadas de
inclusão social que mostra que onde o café está presente, o IDH é mais alto ou
muito alto nos parâmetros de renda, expectativa de vida e educação”, destacou
Marcos Matos CEO da Cecafé.
Com participações também de Katherine
Oglietti, consultora no International Trade Center (ITC); Vania Lucia Pereira
de Souza, produtora de café orgânico e diretora na Coopfam; Jenny Angel,
gerente de sustentabilidade Latam no Instituto Louis Dreyfus; e moderação de
João Matos, diretor Comercial da Clac, o painel destacou os desafios do setor e
também o trabalho dos produtores e produtoras.
A SIC acontece até amanhã (18).
Informações e o credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/
.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é
uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado
de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte,
capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento
do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o
consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado
econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100%
Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70
horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional
e internacional.
PATROCINADORES
A edição de 10 anos tem patrocínios
master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3
Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.
Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no Expominas
(MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
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